Páginas do fala baixo! Click e conheça mais:

terça-feira, 18 de maio de 2010

♫ PRODUTIVIDADE MUSICAL ♫



Olá meus colaboradores!

Vamos dar continuidade à nossa série de artigos, e nosso assunto de hoje aborda a produtividade do músico em muitos aspectos e como ela interfere e influencia sua posição no mercado. Lembrando mais uma vez de que os artigos publicados aqui servem tanto para os baixistas, como para qualquer outros instrumentistas ou profissionais que tenham interesse em aplicar os conceitos aqui discutidos em sua vida profissional.

Bom, como discutido anteriormente em outros posts, matérias e artigos, sabemos que o produto/serviço principal e essencial do músico é o SOM. Extrair um som límpido, definido e coeso está ligado à fatores essecialmente técnicos, no entanto, fazer soar sua música como algo "mecânico", "engessado" ou "programado" não faz parte do objetivo do músico, afinal somos MÚSICOS e não macacos treinados. Nesse ponto, entra outro fator chamado de MUSICALIDADE.

Executar uma música ou peça obviamente requer treino, estudo e desenvolvimento da técnica, o que complementa e supri as dificuldades que o músico encontra sempre que estuda algo novo ou um repertório diferente.

Mas, as questões são:

"Como anda o progresso da nossa técnica?"

"Como se classifica a nossa produtividade musical?"

"Como estamos aplicando a técnica adquirida?"

"Quando estudamos produtividade, buscamos identificar, analisar e minimizar a influência de fatores que, de uma forma direta ou indireta, interferem para que algo indesejado distorça os resultados esperados." [1]
Todos nós, temos nossas barreiras, dificuldades e limitações, e o músico para vencer esses empecilhos, precisa estudar, se dedicar e praticar o suficiente para adiquirirmos acurácia, destreza, segurança, além de taotal e plena consciência daquilo que estamos fazendo. (Leia outro artigo sobre estudo: Mas, e aí? Quantas horas por dia devo estudar? )

No entanto, não basta apenas estudar, devemos ter uma avaliação crítica daquilo que estamos fazendo, isto é, identificar, analisar e diminuir os fatores que estão incidindo sobre o resultado do nosso estudo.

Podemos então, sintetizar o conceito de produtividade como o seguinte processo e suas relações internas:

1) PROCESSO DE PRODUTIVIDADE MUSICAL

EXERCÍCIOS/REPERTÓRIO>DESENVOLVIMENTO/ESTUDO >RESULTADO 

O processo de Produtividade Musical acontece e se desenvolve quando há o desenvolvimento de exercícios e repertórios culminando em resultados. Os resultados podem ser clássificados de acordo com o tempode estudo empregado, eficiência e qualidade do que foi produzido.
Cada músico deve estudar o suficiente para se desenvolver musicalmente e tecnicamente, até porquê essa quantificação está relacionada com a visão subjetiva que cada um tem em relação aquilo que deseja ser, e o músico que almeja se tornar, ou seja, aqueles que tem a música como um hobby estudam o suficiente para satisfazer o desejo de tocar as músicas prediletas, outros que desejam ser músicos apenas de bandas, estudam o necessário para desenvolver suas funções, aqueles que desejam ser concertistas, devem estudar o que é demandado para tal. No entanto isso não é regra geral e não é aplicável a todos os músicos. Existem músicos que demandam muito tempo para obter bons resultados, enquanto outros mostram resultados com pouco tempo, mas tudo isso são fatores endógenos subjetivos a cada um, e ainda cabe avaliação desses resultados.

2) SÍNTESE DO CONCEITO

Produtividade Musical, assim como a abordagem empresarial, pode ser entendida, de uma forma coesa, conseguir bons resutados, utilizando menos, sem deixar perder a qualidade daquilo que está sendo produzido.
É estudar de forma consciente, coesa, eficiente, buscando no MÍNIMO os MELHORES resultados.

3) O RESULTADO

O que esperamos é extrair dos estudos o essencial para desenvolvermos a nossa música. Não devemos esquecer que música é em essência sentimentos, e a técnica é um fator facilitador da nossa expressão enquanto músicos. Nada mais inteligente do que fazer MÚSICA, de uma forma bem estruturada, dinâmica e expressiva, utilizando os recursos que dispomos para fazer música cada vez melhor.

Enfim, espero que esse artigo seja bastante útil para todos meus colaboradores. Gostaria de comunicar que as matérias aqui publicadas são apenas fragmentos de estudos científicos que estou desenvolvendo, com um objetivo de formar um livro, além dos outros dois livros que estou a desenvolver. O blog Toca Baixo! está em fase final de ajustes e em breve estará funcionado a todo vapor!

Muito obrigado à todos os colaboradores, nacionais e internacionais, que nos últimos tempo têm participado de forma atuante no nosso trabalho. Agradeço também a todas as pessoas que enviam diariamente e-mails elogiando e dando sugestões para que possamos melhorar mais e mais!

Um grande abraço aos meus colabradores Brasileiros, Japoneses e Portugueses!

Deus abençoe a Música e a todos que a fazem de coração!

=D

Referências:

[1] SANTOS, Paulo. O que é produtividade?. Disponível em: http://www.produtividade.net/index.php?option=com_content&view=article&id=26:o-que--produtividade-&catid=1:latest&Itemid=2

SEBRAE. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/br/parasuaempresa/produtividade.asp

WIKIPÉDIA. Produtividade. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Produtividade

NUNES, Paulo. Conceito de Produtividade. Disponível em: http://www.knoow.net/cienceconempr/gestao/produtividade.htm

sexta-feira, 7 de maio de 2010

I LOVE JAPAN


Hi Japanese people!
This is a special article only to thank the visits of you guys!
Acording our Trend Counter, we are recieving visits about 12 people from Japan!
And me and my team would like to return your attetion and care, so we would like to say ARIGATO JAPAN!
During my childhood, my tennage time and my actual adult fase, the japanese things are always around me!
When I was child, I grew watching Japanese cartoons like Saint Seya, Pokemon, Dragon Ball, Bucky, El Hazard, Tenchi Muyo, Shurato, Inuyasha and famous Tv series like Kamen Rider, Jaspion, Solbrain, Ultraman etc.
I played so much with the Nintendo Games! I love Mario Bros and Donkey Kong!
In my music life, I was influenced by many japanese musicians like Tetsuo Sakurai (bass), Akira Jimbo (drums),
bands like Asian Kung Fu Generation, Aya Hirano, Nightmare, and Ikomono Gakari (I love them).
My main bass is a Ibanez BTB Japanese, 5 strings, with bass sounds powerful.
Big masters of bussiness are my heroes too. Examples of Kaoru Ishikawa, Soichiro Honda, Kiichiro Toyota, Iwasaki Yataro, Nihon Kagaku Sangyo, are references to me!
In general, the culture, life style and theJapaneses filosophies are so interesting to me and I admire you so much!
I hope more and more visits of you, Japanese brothers!
To translate for Japanese, just click on Japan flag or click on our wibiya toolbar and choose the Japanese option.
Thank you one more time!

Hugs!

Obs: Este é um artigo que dediquei aos visitantes japoneses e está escrito em inglês para facilitar a tradução que é feita pelos mecanismos de tradução online.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

♫ MOTIVAÇÃO MUSICAL ♫


Olá! Dando continuidade aos nossos artigos, abordaremos hoje um tema muito importante para se obter sucesso em qualquer profissão, e principalmente se você for músico, baixista, violinista, ou seja qual for sua área de atuação.
Para iniciarmos, coloco em destaque as seguintes perguntas:

"Como você se sente fazendo aquilo que não gosta?"

"Como você reage quando não é reconhecido?"

"Qual é a sua atitude diante de um resultado negativo?"

"Como você lida com os empecilhos?"

"Você é uma pessoa persistente?"

Bom, agora acenda um palito de fósforo e responda essas perguntas antes que o fogo consuma o palito e queime seus dedos! Ok? Let's do it!
E aí? Conseguiu? Se você conseguiu responder à essas perguntas nesse espaço de tempo, já é um bom começo! Porém, se você não atingiu esta meta, você precisa melhorar...
Essa atividade permite a você repetí-la, tentar novamente, no entanto, a vida, as chances e oportunidades nem sempre poderam te oferecer tempo de sobra para fazer a coisa certa, e você não deve se enfraquecer por isso.
Embora, as perguntas acima sejam diferentes entre si, e possam está inseridas em contextos diferentes, elas orbitam em uma mesma temática, pela qual se torna possível responder a todas elas.
Mas o que será que responde todas as essas perguntas? Observe o conceito abaixo:

Segundo Idalberto Chiavenato (1999): "a motivação é o desejo de exercer altos níveis de esforço em direção a determinados objetivos organizacionais, condicionados pela capacidade de satisfazer objetivos individuais. A motivação depende da direção (objetivos), força e intensidade do comportamento (esforço) e duração e persistência.
Durante nossa vida, pessoal e profissional, e durante nossas carreiras e trajetórias nem tudo será fácil e nem sempre faremos aquilo que gostaríamos de fazer. O incrível é que, mesmo dentro da nossa área, das nossas especialidades, dentro de tudo aquilo que gostamos de fazer, você SEMPRE encontrará algo que você detestará fazer. Para os músicos, podemos dizer que são aqueles exercícios mirabolantes, cheios de detalhes e de tempos "quebrados", para os baixistas isso se figura em exercícios maçantes, exaustivamente explorados, para os violinistas isso tem sinônimo de "etudes" longos, cheios de bémois na "ida" e sustenidos "na volta", para os administradores (ou para alguns deles) seria discutir filosofia, sociologia e outras disciplinas que aparentemente não tem nada haver com o curso ou mesmo com a profissão.

A verdade é que, mesmo parecendo chato ou sem sentido, precisamos realizar essas atividades para obtermos uma boa formação, tanto no sentido técnico, como no sentido conceitual, sem mencionar ainda as habilidades humanas. E, de acordo com a definição acima, de Idalberto Chiavenato, se temos um objetivo de vida, seja ele profissional ou pessoal, temos que nos esforçar para o atingirmos.

Segundo Balaguer e Atienza (1994), “motivação é o desejo de iniciar e persistir numa atividade. É o “motor” de todos os comportamentos. Sem motivação não há ação.”

Fazer aquilo que gostamos, é fácil, pois nos sentimos dispostos, sentimos prazer em realizar tal atividade. Agora "meu patrão", fazer aquiilo que não gostamos só é possível se tivermos um objetivo grande, vontade de vencer e chegar ao topo e muita, muita garra e força de vontade, e, todas essas vertentes vêm de uma única nascente, que é aquilo que chamamos de motivação.

Também, há situações onde nós fazemos tudo certo, tudo bem, e procuramos fazer cade vez melhor, mas por mais que seja feito, não obtemos o reconhecimento merecido, e isso faz com que "murchamos" e nos tornemos os famosos "bolas murchas". Mais uma vez entra o fator chamado de motivação! Mas aí, você se pergunta: "Como se manter motivado em meio à falta de reconhecimento?". Bom, caro colaborador, a motivação se manisfeta de duas maneiras: A motivação externa (exógena/extrínseca) e a motivação interna (endógena/intrínseca).

A motivação externa, como o próprio nome sugere, é a motivação que obtemos a partir de incetivos de terceiros, do ambiente em que estamos inserido. Bons exemplos são: elogios, títulos, prêmios, benefícios, dinheiro, entre tantas outras coisas. Porém, a motivação externa é controlável, pois seu foco incide sobre o "ter" e o "possuir", e são coisas que não dependem de você e sim daquilo que o cerca.

Já a motivação interna é algo incontrolável e que só depende de você, não importa a situação, seja ela positiva ou negativa. Ela está diretamente ligada ao seu "eu" interior! Podem se constituir vários fatores motivadores para esse tipo de motivação, que vão desde as necessidades básicas de um ser humano, como fome, sede, segurança, afetividade até a auto-realização. A motivação interna é duradoura, e é independente dos fatores externos, dos resultados obtidos, dos incentivos. A pessoa auto-motivada desconhece limites, quebra barreiras e matem dentro de si a "chama acesa" da "boa vontade", do "querer fazer" e principalmente do "ser".

A maioria das pessoas, vêem os problemas e dificuldades como barreiras, como razão de dar um "stop" na trajetória. Não podemos deixar jamais que o medo, a falta de crença das pessoas e os problemas atrapalhem a realização dos nossos objetivos! E você, Músico, Baixista, Violinista, Administrador, seja lá qual for sua profissão, como você enxerga as dificuldades do dia-a-dia, os problemas do caminho e os empecilhos da sua trajetória? Bem, eu aprendi a enxergá-los não como coisas negativas, mas como uma OPORTUNIDADE de melhorar, de corrigir o que não foi bem feito e prevenir proativamente para que tais erros não se repitam no futuro. Seja sempre otimista, acredite, mesmo que a situação não seja as das mais favoráveis. Lógico, que devemos estudar aquilo que nos propomos a fazer, devemos analisar a viabilidade, e não medir esforços para que possamos realizar aquilo que nos propomos a fazer.

Mas, nessa hora os pessimistas levantam a mão (¬¬') e dizem: "Vivo tentando, buscando, mas sempre dá algo errado!". Para você que pensa assim deixo alguns conselhos:

1 - Revise seu planejamento;

2 - Faça uma análise crítica de seus métodos;

3 - Certifique-se de que está empenhado realmente;

4 - Verifique se está trabalhando ou se associando às pessoas certas (o que não é motivo para colocar a culpa nos outros...);

5 - Reveja seus conceitos;

6 - Faça uma auto-avaliação e comprove que já tentou todas as possibilidades possíveis e imagináveis.

Lembre-se que um dos maiores inventores que a humanidade concebeu, Thomas Edison, que em seu nome registrou mais de 1.000 patentes, era um ser humano persistente, insistente e que não desistia fácil de seus objetivos.

A contribuição mais importante do próprio Edison para o problema da luz elétrica foi no projeto do filamento. Ele tentou mais de 6.000 materiais de filamentos alternativos durante dois anos e gastou US$40,000 conduzindo mais de 1.200 testes.


Deixo para reflexão frases ilustres desse ser humano fantástico, que era um pouco (ou muito mesmo! rs) de tudo, que nos deixou além de suas invenções, grandes lições de vida!

"Mostre-me um homem 100% satisfeito e eu lhe mostrarei um fracassado."

"Talento é 1% inspiração e 99% transpiração."


"Muitas das falhas da vida acontecem quando as pessoas não percebem o quão perto estão quando desistem."

"Nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais certo de vencer é tentar mais uma vez"


"5% das pessoas pensam. 10% das pessoas pensam que pensam. Os outros 85% preferem morrer a pensar."

Uma música excelente para ouvir lendo estas frases é "Equanto houver sol", dos Titãs.

E você músico, baixista, como encara tudo isso? Sabemos de muitas dificuldades em nossa carreira, tais como dificuldade ao acesso de boa instrução e formação musical, livros, instrumentos e acessórios ainda com um custo relativamente elevados, sem contar com as dificuldades cotidianas, como tempo escasso, dificuldades técnicas, entre uma série de outros fatores. No mais, não pense no que falta, olhe para tudo o que você já conquistou!

Um abraços aos músicos, baixistas, violinistas, instrumentistas em geral, administradores, entre outros profissionais que acompanham nosso trabalho!

Fiquem na Paz!

Dedico este artigo aos meus professores: Diórgenes Torres (Baixo Elétrico), Giovanni N. P. (Violino), Kennard Andrade, Roberto Baluz, Ricardo Carreira e desejo melhoras ao prof. Tácito Grieco.

REFERÊNCIAS:

LARA, Leandro. Liderança e Motivação no Ambiente Organizacional. Disponível em: http://www.maurolaruccia.adm.br/trabalhos/lider1.htm

Autor Desconhecido. Thomas Alva Edison. Disponível em: http://www.ilumilar.com.br/dicas_historia.asp

FELNER, Pedro. MOTIVAÇÃO INTRINSECA E EXTRINSECA. Disponível em: http://coachingapproach.blogspot.com/2006/11/motivao-intrinseca-e-extrinseca.html

VALDERMIR. Sinergia e Motivação x Liderança. Disponível em: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/sinergia-e-motivacao-x-lideranca/24975/


EDISON, Thomas A. Frases diversas de Thomas Edison. Disponível em: http://www.pensador.info/thomas_edson/

Colaboradores da Wikipédia. Thomas Edison. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Thomas_Edison



sábado, 1 de maio de 2010

♫ ESPECIAL ♫ : Palestra "Qual é a sua Música?"


Na última quinta feira, dia 29.04.2010, realizei juntamente com a minha equipe uma de minhas palestras.
A palestra apresentada foi a palestra entitulada de "Qual é a sua Música?", que tem como abordagem central os temas de Motivação e Trabalho em Equipe.
A atividade foi direcionada para os funcionários de uma das melhores escolas de pós-graduação do Brasil, a Escola de Negócios Excellence, situada em São Luís do Maranhão.
A palestra trouxe novas abordagens para explicar a importância da Motivação e do Trabalho em Equipe dentro de uma oganização empresarial, pois utilizou e aliou Música e Administração para exemplificar e classificar alguns "tipos" de funcionários, representados na figura de dois colaboradores, didaticamente apelidados de Joe barata e Jacob Danger, explanando a trajetória de ambos dentro de uma empresa.
A palestra trouxe ainda vídeos sobre as abordagens centrais, textos para reflexão, sorteio de brindes e apresentações musicais da dupla de música instrumental "Os Carburadores" formada por mim, Roberto Reis (Administrador dos blogs e Baixista) e Emanuel Drums (Bateria).
Com duração de 90 minutos, a atividade foi executada num clima de descontração, animação, participação e colaboração de todos.
No entanto, todo o trabalho realizado não seria possível sem a oportunidade dada pelo Professor Ricardo Carreira, diretor de Negócios da Excellence, que acreditou no novo e principalmente em uma iniciativa cientificamente orientada e organizada em padrões de qualidade.
Ainda gostaria de agradecer a colaboração das pessoas que somaram para que a palestra fosse um sucesso, como Dannielle Moreira (recepção e organização), Natália Diniz (recepção e organização), Carla Silva (recepção e organização), Carlos Rodrigo (Fotografia e Vídeos), Emanuel Drums (Bateria), aos meus pais e avós por todo o suporte necessário e principalmente, ao Deus Todo Poderoso que colocou todas essas pessoas de bom coração no meu caminho e que defez todos os empecilhos surgidos.
Se você se interessa por levar palestras, workshops e masterclasses para sua empresa, escola ou comunidade entre na nossa página de ♫ Palestras/Worshops ♫ 
Já se encontra disponível na nossa Galeria um álbum de fotos dedicado à palestra e no nosso canal do youtube voce pode assitir um vídeo da dupla Os Carburadores tocando na apresentação.

Obrigado a todos!!!