Páginas do fala baixo! Click e conheça mais:

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

♫ Feliz 2011 ♫




Meus Amigos, Parceiros e colaboradores,

O ano de 2010 está acabando, e está é última postagem desse ano que tanto trouxe muitas alegrias e superações, muitos desafios vencidos, muitas amizades construídas e muito crescimento em todas as áreas.

Eu gostaria de agradecer a todos aqueles que de alguma forma, seja direta ou indiretamente contribuíram para que este trabalho pudesse ser realizado. Muitas foram as pessoas que eu conheci por meio do blog e muitas foram as oportunidades que surgiram por meio dele.

Agradeço a Deus por conhecer pessoas como Aline Ribeiro, Gerlane Oliverira, Letiele Santos e tantas mais pessoas que estão no meu coração e presentes neste trabalho.

Agradeço ainda aos parceiros com quem construí parcerias como Luís Fernandes Luthier e Vit do yourband.com.br.

Agradeço a todos os meus amigos, em especial Diorgenes Torres,Carlos Rodrigo, Thays Gama, Daniele Gomes, Daniel Léda, Nathália Diniz,Victor Hugo, Eldina Maria, Hídel Matos, Emerson Freitas, Amanda Carvalho, Bruce Leonardo, Diego Reis, Emanuel Drums, Alexandre Corrêa, Tales do Vale e tantos outros que se fizeram presente neste ano e que espero estarem comigo em 2011 se Deus quiser.

Para 2011, tenho já para vocês uma promoção, pois em fevereiro o blog completa um ano de atividades, então anunciarei a promoção, as regras, as etapas e os prêmios já a partir de janeiro, então vasculhem tudo neste blog, a primeira dica é esta!!!

Bom, para finalizar, agradeço ao Deus Altíssimo, que sempre me fortaleceu e me ajudou quando eu não tinha mais forças, agradeço a Ele por ser meu apoio maior, o meu socorro e o sorriso em meus lábios, e queria dizer aqui que eu o amo demais e cada vez mais quero levar seu nome aqueles que precisam.

Agradeço ainda aos meus pais e avós, pelo muitos sacrifícios e investimentos em mim, tanto no lado profissional, quanto no pessoal, e também a minha daschund Teka pelas alegrias, lealdade e travesssuras. Mãe, Pai, Vó Paula, Vô Clodomir, Minha irmã e Teka, amo vocês! Muito Obrigado!!!

Que 2011 seja triplamente melhor que 2010 e inicie uma nova década de vitórias, de crescimento para nós e para o nosso Brasil, que o nosso povo possa ser mais feliz, que tenha comida na mesa, educação, acesso a música e as artes, que nossos governantes façam valer nossos votos e que Deus nos abençoe muito!!!

Um abraço enorme e até a próxima, se Deus quiser e Ele quer!!! 
FELIZ 2011 !!!!

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

♫ Fala Baixo! Vídeo Premium ♫




Amigos,

Já que fiz um TOP 10 das músicas que eu mais ouvi em 2010, trago agora o vídeo mais f*** desse ano! É um vídeo clipe muito criativo e bem bolado da banda Hollerado e a música se chama Americanarama.

Como eu sou baixista, a melhor parte é quando aparece a tablatura do baixo lá nas placas! Eu fico ainda na dúvida se realmente é verdade o que aparece na tablatura e assim que tirar de ouvido o baixo irei constatar se é verdade mesmo ou só jogo de exibição.

No mais vale a pena conferir este vídeo e ele é o vendedor do prêmio que acabo de inventar:

Fala Baixo! Vídeo Premium 
 
 

Agradeço a André Cunha, tecladista de plantão, que fisgou esse link e me enviou.

Próximos posts vem surpresa por aí....

Abraços a todos e até breve!

♫ TOP 10 – 2010 Songs ♫



Olá a todos os meus Amigos e que fazem parte da família Fala Baixo!

Em primeiro lugar Feliz Natal atrasado a todos (rs), pois infelizmente não pude postar nada no blog pelo Natal por que a correria tava intensa.

Bom, nesse nosso penúltimo post do ano, eu trouxe a minha lista de músicas que marcaram o ano de 2010 para mim.

Todo mundo durante o ano passou por momentos bons, momentos ruins, e eu tenho certeza que durante esses momentos sempre teve aquela música que fez parte do que acontecia.

O engraçado é que essas músicas podem ser tanto da atualidade, ou mesmo já antigas... Porém o sentimento delas e a mensagem que elas passam se encaixam perfeitamente naquilo que estamos vivendo... e esse é só mais um dos infinitos poderes que a música possui.

As músicas que irei apresentar agora formaram para mim a trilha sonora de 2010, e basta escuta qualquer uma delas e eu vou lembrar-me de um dia, um tempo, um mês, enfim, irei sentir o cheirinho que 2010 deixou na minha vida, e agradeço a Deus por esse ano que foi INTEIRAMENTE de bênçãos na minha vida!

Foi um ano de transformação total, principalmente no âmbito profissional onde muita coisa boa aconteceu, muitas conquistas, novos conhecimentos e mais dois baixos para meu set (rs).

O ano de 2010 encerra uma década que não foi fácil, conturbada e cheia de dificuldades, tristezas, mas também de muita superação, e esse ano encerrou com chave de ouro essa década, trazendo muitas coisas boas e felizes!

Abaixo a minha lista TOP 10 – 2010 Songs do Blog Fala Baixo!

10º - Close To Me (The Cure) 



09º - Tennage Dream (Katy Perry) 


08º - No Buses (Arctic Monkeys) 



07º - Hana Wa Sakura Kimi Wa Utsukushi (Ikimono Gakari) 



06º - Airplanes (BOB feat Hayley Williams) 



05º - Epic Holiday (Angels & Airwaves) 



04º - Reckless Abandon (Blink-182) 



03º - Call to Arms (Angels & Airwaves) 



02º - Playing God (Paramore) 



01º - TUDO ME FAZ LEMBRAR VOCÊ (Jota Quest) 

Abraços e Até a próxima ainda este ano, e não percam o próximo post, uma surpresa para vocês vem aí...

sábado, 11 de dezembro de 2010

♫ MÚSICO: SER OU NÃO SER??? ♫




Escolher uma profissão não é uma tarefa fácil, principalmente quando levamos em conta vários aspectos a respeito dessa escolha. Fatores como família, amizades, reconhecimento e remuneração pesam muito na hora de decidir qual caminho se deve trilhar, qual profissão se deve seguir.

No entanto, antes de tomar qualquer que seja a decisão a respeito de uma carreira profissional, devemos nos conhecer e saber quais são nossas reais aptidões. Devemos ainda entender que ser profissional não significa apenas agir de maneira virtuosa em seu oficio, mas acima de tudo, deve-se fazer com amor e boa vontade.

Ser músico é ser um profissional dinâmico e atualizado com o mundo, visto que hoje a música, por mais que ainda exista preconceito sobre essa atividade, é um ramo que exige de seus profissionais o domínio de vários conhecimentos.

Antes de adentrarmos no profissional da música em si, irei elencar alguns requisitos necessários para ser um bom profissional, e para escolher a carreira a ser seguida:

a) Conheça a si mesmo: O que você gosta de fazer? O que te deixa plenamente realizado? O que te motiva a fazer tal atividade? Em que realmente você é bom? Essas são perguntas pertinentes para tentar identificar aquilo que tem pontos de contato com suas verdadeiras aptidões e talentos. Existem muitos testes vocacionais, porém ele funciona como uma receita de bolo, e cada um, é um ser único. Então, cuidado com esses testes que mostram a direção que você deve tomar;

b) Remuneração: Um fator que chama muito a atenção na hora de decidir qual profissão se deve seguir é o fator financeiro. Profissões que fornecem status por sua posição social e financeira são alvos das pessoas. No entanto, muitas pessoas decidem seguir tais profissões não por aptidão ou gosto, e sim apenas pelo dinheiro. O resultado disso são péssimos profissionais, infelizes, e nos casos mais extremos, são imorais, antiéticos e corruptos. Saiba que um bom profissional, que trabalha com afinco e é ORGANIZADO, que sabe se planejar e busca melhoria continua e investe na sua formação, pode até não ficar rico ou milionário, mas com certeza não ficará á míngua;

c) Influência: O circulo social ao qual você está envolvido contribui para essa escolha. Sofremos influências positivas da família e amigos, quando temos e vemos neles referenciais para nossas vidas. Porém, sofremos também influências negativas, quando estas vêm em forma de pressão psicológica, e são acompanhadas de jargões como: “Você tem que ser médico, por que seu pai é!”, “Você será advogado por que é o sonho da minha vida ter um filho jurista *-*”, “Você vai ser padre moleque, por que eu fiz uma promessa pra você nascer vivo!” ou “Você vai ser pastor por que é um emprego seguro e faz render”. Meus amigos, são por causa dessas pressões que estamos vendo nos noticiários médicos açougueiros, advogados e juízes corruptos, padres pedófilos e pastores charlatões. Esqueça esses jargões medíocres! É VOCÊ que trabalhará, É a SUA VIDA! Então fuck ya everybody ;)

Depois destas lições, vamos falar do momento critico e mais fantástico da vida de um músico, ou seja, descobrir que queremos ser músicos.

Cada um descobre de uma maneira e em uma etapa diferente, porém de acordo com o circulo social ao qual está inserido passa por processos as vezes positivos ou negativos.

Quando você é de uma classe social menos favorecida, ser músico é coisa de desocupados, principalmente para as pessoas mais antigas e as novas também impregnadas com um preconceito capitalista do TER e não do SER (se bem que hoje você não precisa TER nem SER, basta apenas APARENTAR as duas coisas, pura mediocridade). Quando você é pobre e diz que quer ser artista, as pessoas pensam logo que você ta usando drogas (pura ignorância). Além de tudo isso, ser músico quando não se tem uma condição financeira estável é um grande desafio, principalmente no Brasil. Faltam boas escolas, os preços de materiais bons estão altos, e acessórios, aparelhagem de som e instrumentos bons, são artigos de difícil acesso para a maioria dos músicos, que para conseguir um bom equipamento precisam suar e trabalhar muito.

Agora você que está lendo esta matéria e que deseja ser músico vai pensar: “Nossa, eu até queria ser músico, mas depois dessas... eu hein?”

Calma, nem tudo está perdido, para isso que eu virei seu Consultor Musical o/

Abaixo seguem as outras dicas para ser um bom profissional da música:

d) Seja M-Ú-S-I-C-O: Entenda de música como num todo. Estude teoria, domine seu instrumento, conheça a historia da música de “uma ponta a outra”. Converse Música, leia música, escreva musica, COMA música, sonhe com música e faça amor ouvindo música (rs);

e) Leitura Musical: Aprenda a ler partituras. O mercado está cada vez mais exigente e para obter boas e raras informações, você precisará deste recurso tão importante e que está se perdendo;

f) Faça tudo com afinco: Dedique-se de corpo e alma a música! Costumo dizer que a música é como uma mulher... Se você a deixa de lado, sem atenção... Ela se vingará da pior maneira possível. Portanto, estude, dê o melhor de si, e faça tudo com bom senso, bom gosto e com muito amor. Lembre-se que enquanto você boceja de preguiça, seus concorrentes estão suando e estudando loucamente para atingir o ápice;

g) Seja ético e humilde: Nada que querer bancar o “fodão” o “maioral”. Nem os maiores mestres da música eram assim, tudo por que sabiam que se chegaram ao topo foi por que se aliaram e PRECISARAM da ajuda dos colaboradores e tiverem que ser humildes para aprender com seus erros. Falar mal de outros músicos ou detonar o trabalho dos outros não é ético. Seja fino, elegante, educado e sutil... Não há nada melhor do que isso para irritar e calar a boca daqueles que te perseguem, e, se possível, ore por eles, eles também são filhos de Deus;

h) Busque outros conhecimentos: Invista em você! Aprenda a falar outro idioma, de preferência inglês e espanhol. Participe de palestras, seminários, cursos e workshops. Procure formação superior e formação superior continuada. Aprenda o quanto mais puder,  e isso envolve conhecimentos alheios à música. Explore outras areas se possível. Não se limite!;

i) Networking: Faça amizades e seja sociável. Quem tem amigos tem tudo! Então, seja cortês, gentil ,simpático e atencioso com as pessoas. Nunca se sabe com quem se está falando, pode ser desde um assaltante até o dono do baú (rs) Você não perde nada em ser legal com as pessoas, pode apostar!

j) Organize suas finanças: Tenha consigo um pequeno livro caixa e contabilize seus ganhos e gastos. Tenha uma poupança e poupe o que puder. Não gaste dinheiro com supérfluos. Compre o que é necessário e compre coisas de qualidade, pois duram mais. Se possível, pague a vista e evite longos parcelamentos, a não ser que valha a pena;

k) Organize seu tempo: Tenha consigo uma agenda e um bom despertador. A agenda já foi inventada há séculos e se não tiver um despertador tenha um galo (rs). Brincadeiras a parte, é altamente anti profissional para um músico esquecer de seus compromissos e chegar sempre atrasados neles. Como falei, o mercado está agitado e “onde tem o bom, tem também o MELHOR!” então olhos abertos, por que caso contrário você está fora;

l) Seja compromissado: Seja responsável e leve as coisas a serio! Nada de “enrolação” e “desculpas esfarrapadas”, seja profissional! Tenha foco e compromisso com sua profissão!

Bom, para finalizar este artigo, que fique claro na sua mente que o MÚSICO é:
  • Um profissional trabalhador e que busca aperfeiçoamento continuo; 
  • Um profissional que desconhece barreiras;
  • Um profissional que pode com certeza levar uma vida bem confortável materialmente falando.
  • Uma pessoa que se mantém sempre jovem;

Termino este artigo com uma frase que me disseram em um sonho que tive entre as harmonias dos outros mundos, e é sério mesmo:



“Quando a Música é presente, o Espírito se mantém jovem!”



Qualquer dúvida sobre qual ccaminho se deve seguir, fale com Jesus... Ele é o caminho, a  verdade e a Vida!
Fiquem com Jesus Cristo!

Até mais!

sábado, 4 de dezembro de 2010

♫ Que instrumento devo tocar? ♫




Esse post vai para pessoas que desejam iniciar seus estudos de música, mas não sabem ao certo qual instrumento querem estudar.

São muitas as situações que nos levam a escolher estudar e aprender um instrumento, e muitas dessas situações estão atreladas ao meio em que convivemos, à música que escutamos e a inúmeros fatos que fogem do nosso controle ou planejamento.

A seguir, irei descrever as situações que influenciam nessa escolha.

a) Feeling: Você está escutando uma canção, e de repente um solo, ou uma frase, uma levada, enfim, algo te chama atenção, te desperta curiosidade e faz com que você sinta aqueles “arrepios” e fique átono. Feeling vem do inglês e significa sentimento. Assim, muitas pessoas escolhem um instrumento baseado naquilo que sentiram e naquilo que poderão fazer tocando tal instrumento. Além disso, pessoas mudam de instrumento desta mesma forma;

b) Influência: O convívio com músicos ou com pessoas que pratiquem essa arte influencia muito na escolha, principalmente se na sua família houver músicos;

c) Necessidade: Alguns músicos mudam de instrumento devido às oportunidades que surgem no meio musical. Exemplo disso foi o baixista de Jimmy Hendrix, Noel Redding, que era de fato guitarrista, e devido a necessidade financeira e de trabalho, entrou na banda como baixista, mesmo sem ser, e daí passou a desenvolver seu trabalho com o instrumento, pelo menos durante o Jimmy Hendrix Experience;

d) Adaptabilidade: Muitas pessoas iniciam estudos em um instrumento, porém não conseguem se adaptar a ele e a sua técnica, questão essa que pode levar uma pessoa a desistir da música ou então buscar um novo instrumento.

Comigo, aconteceu uma situação que até tem haver com adaptabilidade, mas como prefiro dizer, não fui EU que escolhi o BAIXO, mas sim foi o BAIXO que me escolheu (rs).

Comecei a estudar música com 10 anos de idade e o instrumento que escolhi foi violão, pois minha intenção era ser guitarrista (pode? rs). No entanto, o professor que me mãe contratou mais complicava minha cabeça, do que me ensinava. Resultado: Fiquei decepcionado e empacotei o violão e joguei em cima do guarda-roupa (rs). Porém, não desisti da música, comecei a estudar a historia da musica, a escutar os clássicos, a conhecer as bandas e músicos influentes e isso me ajudou muito.

Então com 15 anos, passeado por ruas do centro, me deparei com um instrumento muito chamativo, grande, de formato similar a uma guitarra, de apenas quatro cordas espessas e pronto! Perguntei ao vendedor como se chamava o instrumento e ele me ofereceu um teste. Ao segurar o baixo (este por sinal que seria o meu primeiro baixo, pois uma semana após isso comprei esse baixo), e ao tocar em suas cordas, senti algo tão forte e tal agradável que não restou dúvidas que aquele era O INSTRUMENTO.

Então, na primeira semana, comecei a pesquisar sozinho assuntos do contrabaixo, sobre os baixistas mais influentes, comecei a escutar musicas que davam ênfase ao baixo e comecei a estudar na raça. Em semanas, já tocava, fazia conduções e levadas. Aí depois com o tempo, passei para o curso de música na Escola de Música Estadual e na Escola de Música do Município.

Estudei ainda Baixo Acústico e Violino, porém nunca deixei o contrabaixo.

Foi assim que me tornei baixista e não me imagino atuando com outro instrumento, embora toque ainda violino e violão, mas estudar mesmo e me dedicar ao crescimento musical, uso o baixo, pois ele é a minha definição de músico.

Um abraço a todos!