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sábado, 30 de julho de 2011

♫ BLOG FALA BAIXO!: MAIS DE 20 MIL ACESSOS ♫

Amigos, Visitantes, Colaboradores, Muito Obrigado!!!

Começo a postagem de hoje agradecendo os mais de 20.000 acessos do blog Fala Baixo!

O trabalho realizado por mim no blog tem sido muito gratificante e cada vez mais desafiador. Trazer novas percepções e discutir temas bastante relevantes a todo dia se torna um desafio.

O blog Fala Baixo! é o blog do baixista, do músico, mas acima de tudo é um blog para pessoas com visão empreendedora, que buscam interdisciplinaridade e novos mecanismos de “driblar” as adversidades do mundo global e competitivo que vivemos.

Vivemos em um país onde trabalhar com música e viver de música é desafiador por conta de vários aspectos, que vão desde o apoio governamental até mesmo as condições de trabalho e estudos para o músico.

Pensando nisso, inaugurei o blog, onde uno minhas duas profissões: ADMINISTRAÇÃO + MÚSICA.

Assim, venho realizando essa Consultoria Musical, discutindo temas antes pouco vistos ou trabalhando, levantando questionamentos que eram mistificados e além disso, buscando por meio de processos investigativos a criação de teorias e temáticas para os Músicos que desejam crescer.

MÚSICOS MESMO E COM “M” MAIÚSCULO! Por que ser músico no nosso país não é uma condição para os fracos, mas, sobretudo para heróis! Ser músico não é se drogar, beber excessivamente, fumar, envergonhar seus pais e familiares... Ser músico não é ser desorganizado, displicente, preguiçoso ou vagabundo...

Como costumo dizer, “Ser músico é trazer em um corpo humano uma alma divina”. Alma essa soprada com todo amor e carinho pelo próprio Deus, onde Ele diz: “Transforme as mais lindas preces e sentimentos em música, para que cheguem até mim”.

E que fique claro, ser músico é ser multidisciplinar, é saber discutir sobre várias temáticas, é conhecer novos idiomas, história, literatura e ter uma bagagem cultural sublime.

Eu agradeço a todos os meus colaboradores, nacionais e internacionais, meus visitantes que sempre acompanham meu trabalho e que fazem deste blog um meio reconhecido e respeitado.

THANKS CALIFORNIA!

Hi guys of California,

I would like thank you so much for your visits and support on my job! I send a special hug to you!

OBRIGADO PORTUGAL!

Agradeço a todos os visitantes português, que muito participam e acompanham meu trabalho. Um abraço especial para Lisboa, Oliveira de Azemeis, Carnaxide e Évora.

OBRIGADO BRASIL!!!

Obrigado a todos os brasileiros que participam e que se desenvolvem para ajudara construir um país melhor!

Deus abençoe a todos!

segunda-feira, 25 de julho de 2011

♫ Enxergando a Música Parte 1: Música e Comportamento ♫

Com os acontecimentos recentes que abalaram o mundo da música recentemente, decidi hoje trazer um artigo bastante pertinente e interessante. Você já percebeu que é possível identificar “tribos” pela maneira como as pessoas se vestem, falam, agem e se comportam?

Exemplo, não é difícil identificar uma pessoa que gosta de heavy metal, ou uma pessoa que curte jazz, pois de certa forma as pessoas acabam compartilhando e agregando elementos culturais desses segmentos, como acessórios, gírias, roupas, entre outras séries de coisas, devido aos ideais que passam a compartilhar em decorrência do comportamento expressado nas músicas.

Mas afinal, o que influencia o quê? A música influencia um comportamento, ou é na verdade um comportamento que influencia a música?

Para respondermos esse questionamento, vamos nos remontar a Grécia Antiga.

Na Grécia Antiga, a música esta diretamente ligada às manifestações de ordem cultural, social e religiosa, tão especial, que para os gregos a música a música era tão importante e global como o próprio idioma. Daí uma característica bastante peculiar da música grega, que a conexão da música com a palavra.

Os gregos acreditavam de que, como a música é uma forma de expressão, tinha o poder de modificar e influenciar a natureza moral do homem, estabelecendo assim a Doutrina do Ethos, defendida por dois grandes pensadores da Grécia Antiga.

Para Herman Abert apud Najat Nasser (1997), as relações existentes entre o conceito de ethos e seus efeitos corresponde ao seguinte trecho:

"A idéia do ethos se fundamenta no postulado de que entre os movimentos da música e os movimentos psíquicos da homem existam relações íntimas que possibilitam à música um influxo determinado sobre o caráter humano. Prova disso é que os gregos atribuíam uma importância especial às inflexões de nossas faculdades volitivas; importava apenas despertar estados de ânimos passivos".

Para os gregos a música não podia ser dissociada da palavra, consistia ainda na conexão da música com a poesia, onde o cantar e o recitar eram paralelos.

Para Platão, a música era fundamentada na matemática e tinha afinidade filosófica, além de está fundamentada no pensamento abstrato. O Ethos defendido por Platão se chamava Ethos Apolíneo, que era caracterizado como sério, comportado e cidadão. Na música de ethos apolíneo o instrumento predominante era a cítara, e ainda pregava que a música e a ginástica deveriam fazer parte do desenvolvimento intelectual e físico do cidadão grego.

Já Aristóteles, e diferentemente de Platão, a atividade musical estava ligada aos estudos biológicos que lhe davam um caráter indutivo, intuitivo e empírico (no sentido da experiência com a música), não refletia abstrações, era mais pragmática, e um ponto bastante interessante: Para Aristóteles a música imitava as ações humanas, ao prazer e às atividades práticas. Esse é o Ethos Dionisíaco, que era um ethos frenético, ligado às orgias e festivo, além de ser caracterizado pelo uso de instrumentos como aulos e a flauta).

Resumindo, Platão tinha uma visão mais conservadora da música e defendia o ethos Apolíneo como sendo uma boa influência ao desenvolvimento do homem, e ainda evitava o Ethos Dionisíaco defendido por Aristóteles, que por sua vez tinha uma perspectiva mais liberal da música.

Bom, voltando ao questionamento, o que a música imita, ou o quê imita a música?

Antes de chegarmos à essa resposta, vale a pena conferir a visão romana sobre esse tópico. Assim como a cultura grega tem suas bases na cultura egípcia, a cultura romana tem suas bases na cultura grega. Os romanos por sua vez acreditavam na positividade da música, onde a música de uma forma geral transforma o ser humano, e o ser humano transforma a realidade. Dessa forma, a Música é a própria realidade.

Pronto chegamos ao ponto X desses questionamentos.

1) Música como terapia:
Citação retirada de uma artigo de Adrian Ebens

A música tem sido usada como terapia por longo tempo. Lemos na Bíblia como Davi tocava música para acalmar o Rei Saul. A terapia musical foi usada para tratara melancolia de Felipe V da Espanha e George III da Inglaterra. A musicoterapia tornou-se hoje mais cientificamente orientada do que nunca antes. Dolan definiu a musicoterapia moderna como uma "aplicação científica da música por um terapeuta, o qual busca alterações específicas no comportamento dos indivíduos." A musicoterapia tem uma ampla gama de programas para os idosos, surdos, retardados mentais, paralíticos cerebrais, cegos, perturbados emocionalmente,culturalmente excluídos, com problemas de fala, deficientes físicos e pessoas com dificuldades de aprendizado. Um ramo de estudos da Musicoterapia chamado de Cinesiologia Comportamental revela o fato de que a música pode afetar os níveis de energia no corpo. John Diamond, em seus estudos, descobriu que certas formas de música rock e música de arte moderna causam notável enfraquecimento na energia corporal. Uma característica comum desta música é o ritmo anapéstico. Este ritmo seria aparentemente contrário ao ritmo fisiológico normal do corpo. Além do enfraquecimento causado por este tipo de música rock, Diamond descobriu um fenômeno que ele chamou de alteração, onde a simetria entre os dois hemisférios cerebrais era perdida. Parece que para manter um senso de bem-estar e integração, é essencial que as pessoas não sejam sujeitas em demasia a quaisquer ritmos que não estejam de acordo com seus próprios ritmos corporais naturais.



2) Música é emoções: Citação retirada de uma artigo de Adrian Ebens

Manfred Clynes explorou o relacionamento entre a música e a comunicação das emoções humanas. Clynes descobriu que cada expressão dinâmica de emoção humana (alegria, ira, ódio, tristeza) é governada por um programa ou algoritmo cerebral específico para cada estado, chamados de formas essênticas. A música tem a capacidade de imitar estes algoritmos e, portanto, transmitir a emoção e falar sobre a emoção de maneiras precisas. Desta forma, um bom músico pode comunicar emoções a seus ouvintes. Seria, portanto, possível comunicar uma filosofia ou uma cosmovisão? Sim. Wolterstorff afirma claramente que sempre existe um mundo por detrás da obra. Rookmaaker concorda afirmando que "Às vezes até o nosso estilo de vida é formado ou influenciado pelos artistas."

Bom, analisando essas perspectivas, onde a música é usada com terapia e ajuda em debilidades humanas, acalmando e sendo instrumento de desenvolvimento, causando alterações específicas no comportamento, isto é melhorando pontos estabelecidos e não o comportamento por inteiro. A música é ainda instrumento de expressão e emoções, podendo-se concluir dizendo que a música ela não estimula, não provoca e nem leva o homem a assumir um comportamento. A música expressa esse comportamento, expressa valores, pensamentos, opiniões e emoções. A música é então instrumento de expressão plena daquilo que o homem é. A música que eu faço, faço para expressar aquilo que quero passar ao meu público, daquilo que sou, podendo nela conter elementos que me influenciaram, decorrentes da música de outros, onde essa música também era expressão de outros artistas, influenciados por outros artistas e cada um com seu comportamento, perspectivas e visão de mundo.

A música, seja ela qual for, não força ou impõe um comportamento, mas sim expressa um comportamento já estabelecido por alguém ou por um grupo de pessoas que compartilham dos mesmos ideais. Assim, quebramos muitos preconceitos que sabemos que existem, julgando até as pessoas pelos gostos que tem. A música expressa um comportamento, mas ser influenciado por tais valores expressados vai da afinidade que cada um atribui a isso, por exemplo, você pode plenamente escutar Rock Metal, pagode, jazz, rock e não aderir ao estilo de vida, de se vestir e de se comportar predominante das pessoas que realizam esses tipos de música. Outro exemplo, se você viu seu vizinho que vive escutanto Restart vestir agora calças coloridas, falar  gírias próprias das pessoas que curtem esse som e se comportar como a maioria desses apreciadores se comportam, não significa que a música que ele escuta está influenciando-o, mas sim que ele está sendo influenciado pelo comportamento de quem faz esse tipo de música. E pra finalizar, mais um exemplo que se aplica nesta discussão: Avril Lavigne.No início de sua carreira, ela era a skate girl, se comportava de uma forma, e lógico, sua música apresentava outras formas e nuances, mais punk, mais rock.  Nos dias atuais, após um casamento falido, seu comportamento mudou, e logo sua música também mudou. O mesmo acontecem com músicos quando mudam de religião por exemplo. Quem não viu músicos da cena do rock, so pagode, do  axé, do forró, aderirem a outra religião e verificamos uma mudança na música que fazem?  Mudam-se os valores e comportamentos e consequentemente se muda a música que é feita, comprovando mais uma vez que a música é a expressão de um comportamento. 
É preciso enxergar a realidade do outro como a nossa, ser empático e saber reconhecer os valores de cada estilo de música. É preciso está com a mente sempre aberta.

Espero que tenham gostado, e que acompanhem o próximo artigo,pois será a continuidade deste.

Fiquem com Deus e até a próxima

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Referências

EBENS, Adrian. A música na adoração. Disponível em http://www.musicaeadoracao.com.br/livros/musica_adoracao/04_razao.htm.
GROUT, Donald e PALISCA, Claude. História da Música Ocidental, Gradiva Pub. Ltda. Portugal, 2007.
NASSER, Najat. O Ethos na Música Grega. Disponível em: http://venus.ifch.unicamp.br/cpa/boletim/boletim04/22nasser.pdf.

♫ LUTO: Vai com Deus Senhorita Winehouse ♫


Hoje eu volto ao blog para postar uma homenagem à cantora britânica Amy Winehouse...

Todos aqueles que estudam e respiram música sabem como é doloroso ver um ícone ir embora. Falo isso por que estudo jazz, toco jazz e respiro jazz... escuto jazz da hora que acordo à hora que vou dormir e Amy Winehouse muitas vezes me fez companhia, Ela representava para mim um ícone da minha geração, pois ela assim como eu é nascida nos anos 80, e além de ser uma diva, influenciou muito a minha maneira de tocar e apreciar jazz.

Me mostrou como podemos mudar algumas coisas, conservar outras e também como misturar tudo e fazer uma boa música. Até por que boa música não é aquela feita para agradar a todos, mas é uma música feita com o coração, com feeling, com aquela pegada que quando você escuta, você se arrepia...

Bom, essa é a música feita por Amy Winehouse, uma jovem talentosa, simples, bonita (sim, ela era uma gata) e que procurava apenas ser feliz... Infelizmente, o caminho que ela percorreu não foi o mais fértil para a felicidade e não falo do caminho da música, este era o caminho certo, mas falo do caminho das escolhas... Amy não soube escolher bem os rumos da sua vida...


Pessoas erradas, atitudes impensadas, drogas e ausência de limites acabaram com a vida de uma das estrelas mais brilhantes do Jazz/Soul da atualidade...

Eu acredito na imortalidade do espírito e sei que Amy agora está em mundo livre de drogas, de bebedeiras... Espero que Deus com toda a sua benevolência possa resgatar sua alma e que a voz de Amy possa agora entoar cânticos de louvor e glória ao criador...

Que essas palavras se tornem luz, e ilumine teu caminho, Querida Senhorita Winehouse...

Vai com Deus..

quinta-feira, 21 de julho de 2011

♫ Maslow e o Músico ♫

Olá meus amigos e colaboradores!

Estou retornando às postagens do blog Fala Baixo! depois de 3 meses de muito trabalho e compromissos, mas tempo esse que foi muito importante para eu trazer coisas novas e interessantes para o blog.

Hoje iremos falar da Pirâmide das Necessidades, mais conhecida no meio da Administração como Pirâmide de Maslow.

Abraham Maslow foi um psicólogo americano e se destacou por suas pesquisas acerca da motivação, e notadamente reconhecido por sua teoria das necessidades humanas, na qual hierarquiza tais necessidades por meio de uma pirâmide.

Agora você deve está se perguntando: “Sim, mas o que o músico tem haver com essa teoria?”

Pois bem, usaremos a metodologia de Maslow aplicada a profissão de músico, ou seja, irei adaptar suas premissas e classificações para aplicá-la na gestão de carreira do profissional da música.

Em sua teoria Maslow, elenca as principais necessidades humanas em uma escala hierárquica:


a) Necessidades Básicas: Estas necessidades estão na base da pirâmide. São Necessidades imprescindíveis a sobrevivência humana e que precisam ser satisfeitas com prioridade para que se possa atender demais necessidades. São elas: respirar, comer, beber, dormir, sexo, excretar, etc.

b) Necessidades de Segurança: Após satisfeitas as necessidades básicas, o ser humano precisa se sentir seguro. Por exemplo, resguardar sua vida, sua integridade física, precisa de uma casa, um lar, um emprego, renda, etc.

c) Necessidades Sociais: São necessidades que caracterizam a ser humano da melhor forma, pois o ser humano é um ser social, que precisa se comunicar. Isso diz respeito às amizades, aos relacionamentos afetivos e familiares. Ou seja, necessitamos interagir com outras pessoas, trocar afetos, nos comunicar.

d) Necessidades de Status e Estima: Necessitamos ser bem quistos, ser queridos. Precisamos receber a admiração das pessoas, ser referência na vida de alguém, entre outras demonstrações de estima.

e) Necessidades de Auto-realização: É a busca pela satisfação daquilo que nos realiza plenamente. É buscar realizar desejos, sonhos, caprichos, etc.

Bom, tomando esse conhecimento prévio dessa escala de necessidades, vamos agora começar a adaptá-la a nossa profissão de músicos.

Observem abaixo a figura que eu estruturei com alguns ícones ilustrativos, que irão representar as necessidades para a profissão do músico, ou seja, restringimos o objeto de estudo, pois estamos estudando as necessidades humanas enquanto profissionais. Vamos lá! 


A) Necessidades Básicas: Para sermos músicos, precisamos ter nosso próprio instrumento, exceto quem tem a voz como instrumento. Atuar profissionalmente requer que tenhamos além de instrumentos, equipamentos e acessórios. Isto é, não há possibilidades de êxito profissional caso não tenhamos nossa própria ferramenta de trabalho, adequada e eficiente para realizá-lo. Ter seus instrumentos, equipamentos complementares e acessórios é o primeiro passo para estabelecer um padrão e iniciar na profissão.

B) Necessidades de Segurança: Para termos segurança na profissão de músico, precisamos está respaldados sobre aquilo que permeia a profissão. Precisamos estudar, buscar aperfeiçoamento continuamente, investir em cursos, graduações e outras titulações, afim de que possamos além de ter respaldo, aumentar nossas possibilidades de trabalho. Lembrem-se: um currículo com boas titulações e um profissional que se atualiza, que investe no seu desenvolvimento, tem muito mais chances do que aqueles que encaram a profissão com malandragem e descaso. É lógico que existem as DISCREPÂNCIAS, como os novos “ícones” da cena musical atual no Brasil, os chamados “Sertanejos Universitários” liderados por Luan Santana e sua trupe, que sequer estudaram música em nível algum, e ganham mais que mestres e doutores em música. É mentira? Sabemos que não...

C) Necessidades Sociais:
Como havia falado previamente, o ser humano não é uma ilha, o ser humano é comunicação. Não pode viver isolado e precisa interagir. Na carreira não é diferente. Você precisar ter bons contatos, conhecer pessoas influentes, fazer novas amizades. Aumentar o networking é fundamental na nossa profissão, pois lidamos com pessoas, fazemos músicas para as pessoas e sem contar ainda fazemos música com outras pessoas, com todas suas diferenças e particularidades. Não adianta ser um exímio músico se você se fecha em uma concha e faz da sua música seu objeto de desejo. Fazer contatos significa aumentar seu leque de oportunidades. Músico metido a besta e anti-social está no caminho certo... caminho certo para a falência...

D) Necessidades de Status e estima: Essa é uma das necessidades que mais cegam os músicos... Existem músicos que querem apenas aparecer,está sempre em cima do palco como “atração principal” (já cansei de ver músicos denegrindo outros para se auto-promover, ou mesmo para não ofuscar seu trabalho) , e eu digo que cega porque músicos com esse perfil buscam sempre atitudes não éticas e levianas. É lógico que precisamos ser reconhecidos pelo nosso público, precisamos ser referências para nossos alunos, e ainda necessitamos de destaque. Quem não gosta de ser elogiado? Todos nós estudamos com o objetivo de ser um bom músico, um bom instrumentista e de certa forma buscamos deixar nossa contribuição aos que vem depois de nós, isso é perfeitamente saudável. Uns com mais vontade de chegar nesse estágio, outros com menos, mas todos precisamos satisfazer essa necessidade de ser reconhecidos.

E) Necessidades de Auto-realização: Observe o ícone desse estágio. Coloquei uma bandeira de corrida, pois representa “Aonde você quer chegar?” Quais são seus sonhos? O que mais você espera da profissão e da sua carreira? O que falta você fazer para se realizar? Escrever um método? Gravar uma vídeo-aula? Gravar CD/DVD?Ou você é do tipo que nunca está satisfeito, e está sempre buscando mais e mais desafios? Eu sou do tipo insatisfeito, o que não quer dizer que sou ingrato para com o meu Deus, mas apenas quero está crescendo e me desenvolvendo cada vez mais. Se você compartilha dessa idéia acredite que você pode dar sempre um passo a mais, e que sempre há um novo horizonte em cada manhã.

Finalizando nosso bate-papo, espero ter contribuído com mais esse artigo para vocês e deixo algumas célebres frases de Maslow para refletirmos:
"O homem criativo não é um homem comum ao qual se acrescentou algo. Criativo é o homem comum do qual nada se tirou."

"O que é necessário para mudar uma pessoa é mudar sua consciência de si mesma."
"Para quem só sabe usar martelo, todo problema é um prego.

"Podemos escolher recuar em direção à segurança ou avançar em direção ao crescimento. A opção pelo crescimento tem que ser feita repetidas vezes. E o medo tem que ser superado a cada momento."
Fiquem na Paz de Deus!

Abraços a todos e até a próxima, se Deus quiser! 
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Referências:
ABRAHAM MASLOW. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Abraham_Maslow.
FRASES DE ABRAHAM MASLOW. Disponível em: http://www.frasesfamosas.com.br/de/abraham-maslow.html.
KOTLER, Philip. Administração de marketing. Trad. Bázan Tecnologia e Lingüística. 2. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
MASLOW E AS NECESSIDADES HUMANAS. Disponível em: http://mundoeducacao.uol.com.br/psicologia/maslow-as-necessidades-humanas.htm.
TEORIA DE MASLOW. Disponível em: http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos/maslow.htm