Páginas do fala baixo! Click e conheça mais:

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

♫ Escute seu professor ♫



Olá galera da gravidade, tudo bem? Hoje eu vim trazer ao blog uma matéria que foi vivenciada hoje, na sala de aula e cuja importância foi tremenda que resolvi compartilhar com meus leitores e colaboradores.

Hoje tive a primeira aula de contrabaixo do semestre no conservatório em que estudo, e além das dinâmicas típicas do primeiro dia de aula, o meu mestre, Professor Diórgenes Torres levou um bate papo como poucos professores levam com seus alunos. Foi uma hora de groove e uma hora só de conversa, cheia de conselhos e avisos que todo músico precisa saber.

Vamos lá?

1) Quem você quer ser na música?

Leia essa pergunta e responda rápido. Já tem a resposta? Se você respondeu assim: “Gostaria de ser como o Jaco Pastorius” ou “eu queria ser como Victor Wooten”, é melhor rever seus conceitos. Tenha sim suas referências, mas procure ser você mesmo. Como já dizia Pitty, “O importante é ser você, mesmo que seja bizarro”. Ninguém é igual à ninguém e nem pode ser igual à ninguém. Somos únicos e especiais. Nem mesmo os dedos da mão são iguais, mas cada um com a sua especialidade e importância. Seja você, busca seu desenvolvimento, cresça, evolua...

2) A música não é uma arte circense

A maioria dos músicos confunde a música com malabarismo. A música é para ser apreciada e está a serviço da sociedade, como forma de expressão e como identidade, está a serviço do ser humano como forma de auto expressão , de trabalho, de arte, e de prazer.

Virtuosismo técnico exacerbado é algo mais visual do que musical. Imagine um cego ouvindo alguns “malabares musicais”? Lógico, que tem horas que algumas firulas, alguns elementos técnicos que causem sonoridade e visual diferentes são bem vindos, mas são casos específicos, como por exemplo, uma Jam.

Seja musical, tanto nas coisas simples como nas levadas mais intrincadas.

3) Crie e Escreva

Todo mundo já fez um solo ou uma levada muito legal na vida Né? Pois é, um excelente exercício é escrever na partitura seus solos, grooves e levadas. É um exercício completo! Você treina criatividade, treina escrita musical, leitura de partitura e ainda estuda teoria musical (compassos, claves, armaduras, etc).

4) Treine seu ouvido

Ter um ouvido afinado é muito bom. Você não precisa ter um ouvido absoluto, mas é importante que identifique algumas notas, acordes e suas qualificações. Pense em um músico bom? Pensou? Pois é, ele com certeza só tirava nota dez nessa disciplina. Treine seu ouvido #ficadica

5) Baixo é baixo

Muito baixista se esquecem que a função essencial do baixo é a condução da música, é formar a base, a cama, é dar consistência a música. As vezes, poucas notas e grooves simples podem ser mais eficientes do que uma infinidade de notas descabidas. Lembre-se de Paul McCarthney, Sting, John Deacon, Roger Waters, Jack Bruce, entre outros, que sempre souberam colocar as notas certas nos lugares certos para o tipo de música que tocam.

Lógico que há situações em que a ordem é quebrar tudo, emendar solos “pancadas” e improvisos “insano”, mas, como dito, há situações para isso.

6) Escute seu professor

Sempre que possível, escute seu mestre. Ele já passou pelos caminhos que você está passando e certamente poderá te aconselhar da melhor maneira possível.

Fiquem com Deus, por que Ele é bom, Bom e Fiel! :)
Put your hands up! o/