Páginas do fala baixo! Click e conheça mais:

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

♫ Seja Bem Vindo: Na Mosca! ♫





NA MOSCA! CRIAÇÃO DE FRASES CROMÁTICAS PARA IMPROVISAÇÃO JAZZÍSTICA

Autor: Diórgenes Torres

O foco principal deste livro é oferecer ao estudante de música as ferramentas necessárias para construção e utilização de suas próprias frases para improvisação jazzística.  Apresenta uma metodologia inovadora de um dos processos de criação de frases melódicas para improvisação jazzística com uso do cromatismo, tendo o sistema de “nota alvo” como base. Faz uma breve abordagem histórica sobre a incorporação de “notas estranhas” à música tonal europeia e estabelece fundamentos à utilização da aproximação cromática nos improvisos no jazz.
É direcionado a estudantes de instrumentos harmônicos e melódicos usados na improvisação jazzística e, por extensão, em outros estilos musicais que incorporaram esta linguagem. Mostra o passo a passo da elaboração desse processo criativo de frases em diversos contextos harmônicos, indo da construção de frases com um só acorde – a tétrade, passando por vários tipos de clichês harmônicos, até chegar aos encadeamentos de frases, compostos de vários acordes em métricas diferentes, comuns em standards de jazz.
Com linguagem fácil e proposta didática, o autor parte do desenvolvimento do padrão melódico como célula embrionária e geradora da frase, explicando-o como um mecanismo rítmico e melódico elaborado para “circular”, com notas estranhas, a nota alvo e atingi-la ritmicamente na parte forte do tempo, evidenciando-a. Ensina também como usar modos, escalas e arpejos em adição aos padrões melódicos no processo de construção de frases.
Apresenta 72 exemplos de frases e 3 exemplos de encadeamentos - analisados (de forma descritiva e em quadros de análise) e gravados em CD encarte por instrumentos reais em diversos andamentos (lento e rápido), com o uso de violão, trompete, sax, flauta, baixo e piano, revelando a grande aplicabilidade dos exercícios e uso prático em diferentes instrumentos.
Partituras, tablaturas, tabelas, quadros de análises, exercícios propostos, diagramas (para guitarra e baixo elétrico de todas as escalas, arpejos e modos utilizados no livro), guia de estudo, ilustrações cômicas do cartunista Terciano... Enfim, recursos diversos reunidos em um único volume, utilizados para você entender a frase melódica no jazz e, principalmente, construir as suas, ampliando seus horizontes na improvisação.    



Recomendo a todos os músicos, baixistas ou não, é um livro que traz informações riquíssimas para quem deseja aprender e aprimorar seus conhecimentos sobre a criação de frases cromáticas para improvisar. Tenho muito orgulho e satisfação de ter colaborado com o trabalho. Você pode adquirir o livro nas seguintes livrarias virtuais: