Páginas do fala baixo! Click e conheça mais:

segunda-feira, 11 de março de 2013

♫ ESPECIAL: ENTREVISTA COM MICHAEL MANRING!!!! ♫



Olá a todos!!!

É com muito orgulho e carinho que venho postar na íntegra a entrevista que realizei com  o talentosíssimo baixista americano Michael Manring!!!
Michael se mostrou muito solícito e gentil para com o meu trabalho, dedicando parte do seu tempo escasso para responder minhas perguntas e assim contribuir mais uma vez com o blog Fala Baixo!

01) Qual é o seu nome completo?

Michael Manring

02) Quando e em idade você começou a tocar baixo?

Eu comecei a tocar baixo quando eu tinha 10 anos de idade.

03) Por que você escolheu a carreira de baixo fretless?

Para mim, o fretless tem uma qualidade única. O fretless é quase vivo. Há muitas coisas óbvias que você pode fazer com ele, como slides e vibrato, mas o que mais me interessa são as suas qualidades mais sutis. Com o fretless cada nota tem a capacidade de ser moldada de uma certa maneira que é difícil de descrever, mas tem a ver com a forma como o volume e mudança de tom com os vários tipos de ataque e pressão que você usa. Se você se aproxima dele com sensibilidade é um instrumento extremamente expressivo.

04) Jaco Pastorius te influenciou? Quais são suas outras influências?

Eu cresci ouvindo tanta música diferente e eu aprendi muito com tudo isso. Meu primeiro interesse era no rock popular da época, como Jimi Hendrix, The Who e Sly and the Family Stone, mas rapidamente me interessei em todos os tipos de jazz, então a música clássica e contemporânea, música experimental, músicas étnicas e assim por diante.

Foi maravilhoso ver a evolução do baixo equanto eu estava crescendo e havia muitos grandes baixistas cuja música teve um grande impacto em mim. Há muitos para citar! Jaco era, claro, uma revolução de um homem em tocar baixo e me sinto afortunado por ter tido a oportunidade de estudar com ele e conhecê-lo pessoalmente.

05) Como você divide sua rotina de estudos? O que você tem estudado atualmente? Quantas horas do seu tempo você dedica ao estudo?

Com todas as outras responsabilidades que eu tenho como um músico profissional, eu só sou capaz de praticar cerca de 1-2 horas por dia. Infelizmente isso não é tempo suficiente para trabalhar em tudo o que eu quero, então eu tenho que tentar planejar o meu tempo com cuidado. Eu costumo escolher uma área de estudo para se concentrar em alguns dias até que eu sinta que eu tenho feito o que posso nesse tempo e depois eu pego outro.

Eu trabalho principalmente em conceitos que eu desenvolvi ao longo dos anos. Eu sempre faço exercícios muito simples que criei para tentar desenvolver uma melhor ligação física e mental com o instrumento e com a música em geral. O que eu trabalho depois que é difícil de explicar, mas eu tento melhorar nos aspectos harmônicos, rítmica e melódica da música.

06) Que gênero de música você gosta de ouvir?

Eu sou um tipo de ouvinte inquieto e que tende a ouvir diversos gêneros. Parece que eu quero ouvir algo diferente todo o tempo. Embora eu gosto de ouvir música pop, às vezes, mais do que eu escuto é fora do mainstream. Eu gosto de música clássica e contemporânea, jazz, Carnatic, hindustani e outras músicas étnicas.

07) Atualmente, o que você tem escutado?

Ultimamente tenho ouvido Bill Evans, Chakrabarty Kaushiki, Sankaran Trichy, Terry Riley, Chet Baker, Alban Berg, Ligeti Gyorgy, Pran Nath Pandit, Angelo D', Angeli Paolo e Rothenberg Ned.

08) Deixando um pouco de lado profissional, qual é a música que faz parte da sua vida? Qual é a música que quando toca você lembra de algo ou de alguém especial?

Há tantas! Quando eu tenho tempo, eu sento e ouço a sétima Sinfonia de Beethoven ou de Mozart último concerto para piano, K. 595, todo o caminho. O maravilhoso Chopin Etudes e valsas sempre foram importantes para mim. Minha esposa e eu escolhemos a peça "casal feliz" pelo meu amigo Michael Hedges para o nosso casamento. Eu sempre amei Morton Feldman "Rothko Chapel" e a música da Banda Oregon tem sido muito importante para mim. Há muitos mais ...



09) Aqui na minha cidade há muito preconceito religioso. Protestantes e católicos estão em uma disputa sobre são e se pensam melhor do que outros, sobretudo na música. Como você vê essa situação?

Estou triste de ouvir sobre esse conflito. Eu tive a oportunidade de viajar ao redor do mundo e é triste ver que esse tipo de problema existe em praticamente qualquer lugar. Eu gostaria de saber como esses tipos de conflitos podem ser resolvidos com a sensação de todos satisfeitos, mas eu não tenho nenhuma resposta. Eu acredito que a música tem o poder de ser uma força positiva na vida das pessoas, por isso, espero que possa brilhar através disso.

10) Todos nós passamos por momentos difíceis. Conte-nos uma situação onde só o amor pela música que você pode seguir em frente.

Eu não quero fazer ninguém sentir pena de mim porque muitas pessoas levam uma vida muito mais difícil do que a minha, mas ser um músico profissional é um desafio para mim. Eu tenho que fazer um monte de viagens e eu não posso dar ao luxo de ir em conforto para que não possa ser cansativa. Eu sempre tenho que ir muitos dias sem dormir ou sem ter uma refeição decente. Eu quase sempre tenho de viajar sozinho e é difícil estar longe da minha família. Se eu ficar doente eu não posso ter um descanso e eu sei que tocar o tipo de música que eu faço, é muito improvável que eu nunca vou ganhar dinheiro suficiente para tornar minhas condições melhores. Mas como eu mencionei acima, eu acredito que a música tem a possibilidade de ser uma força poderosa na vida das pessoas, já que tem na minha. Lamento dizer que me tornei cínico sobre muitas coisas, mas eu ainda acredito na música e isso sempre me deixa passar por tempos difíceis.

11) Uma vez eu li uma entrevista com você e você disse que é muito gratificante saber que as pessoas saem de suas casas para vê-lo tocar. O que te excita mais em suas apresentações?

Ser músico é uma das experiências mais gratificante na minha vida. Eu acho que toca todos os aspectos do meu ser - físico, intelectual, emocional, espiritual, etc No entanto, tenho sempre dito que a maioria das pessoas não estão muito interessadas no baixo, então eu tenho muito baixas expectativas para o sucesso, especialmente como solista no baixo. Devido a isso eu estou sempre agradavelmente surpreso quando as pessoas vêm aos meus shows e parecem ser capazes de compartilhar o mesmo tipo de sentimento que recebo ao fazer música. É realmente um tipo de mágica!

12) Você é um dos melhores baixistas mais respeitados hoje. Sua técnica refinada, é qualidade de referência e bom gosto em todos os trabalhos que você faz. Hoje em dia, você se considera um baixista realizado? Ainda tem muito a aprender com a música? Você atingiu o seu limite?

Muito obrigado. Eu me vejo como um estudante de música e eu considero um grande privilégio ser capaz de dedicar a minha vida a algo tão profundo e poderoso. Há sempre muito. muito mais a aprender e eu não me sinto diferente de quando eu era jovem. O horizonte se estende ainda mais longe do que eu posso ver e eu só gosto de ser capaz de participar desse processo maravilhoso.

13) Observo em você humildade e serenidade. Que valores você acredita que são essenciais para um músico?

Obrigado. Acho que para ser um músico eficaz é preciso ter algo a dizer musicalmente - talvez você poderia dizer "uma história para contar", mas eu realmente não gosto da analogia. Para ser um músico profissional é preciso perseverança (uma "pele grossa", como dizemos) ou muita sorte!



14) Na Bíblia, o dom da música é considerada uma bênção. Alguma vez você já dedicou uma música para Deus?

É difícil escrever sobre isso porque eu não sou muito bom com as palavras, mas a música é para mim, um exercício espiritual. Me desculpe, eu não tenho a capacidade de descrever como isso funciona, mas para mim toda a música é uma espécie de oração.

15) Qual a mensagem que você deixa para os leitores deste blog?

Eu só quero dizer muito obrigado por seu interesse em minha música e o baixo em geral. Aprecio muito a sua atenção e trabalho!



Espero que todas tenham gostado e pessoal continuem curtindo o blog, já são mais de 3.600.000 curtis!!!!
Obrigado a todos e até a próxima!!!!