Páginas do fala baixo! Click e conheça mais:

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

♫ ESPECIAL: Entrevista com Zuzo Moussawer ♫


Saudações à comunidade dos Baixistas!!
Em primeiro lugar, Feliz 2015 à todos!!! E para começar bem as atividades neste ano, trago para vocês, na íntegra, uma das mais importantes entrevistas que fiz ultimamente!! É com grande orgulho e respeito que trago para você a entrevista que realizei com Zuzo Moussawer!!! Vamos conferir?!
01.Zuzo, atualmente, seus trabalhos representam para nós da comunidade dos baixistas, um expoente elevadíssimo de técnica e musicalidade. Fale um pouco de como e por quê decidiu estudar contrabaixo elétrico. 
Resp. Obrigado, comecei tocando bateria mas na verdade nao tinha uma, era um monte de baldes, tirava algumas musicas no violão e logo depois arrumei um baixo bem “ruim”, pois na “banda” precisava-se de baixista, na época de meus 12 anos não sabia nem como se afinava um baixo ou violão, tirava as musicas de ouvido no baixo na afinação que o baixo tinha na epoca que era totalmente fora do padrão convencional, e simplesmente eu tocava com a banda e dava certo. Fui autodidata no baixo então entrei sério nos estudos sozinho mesmo, só foi a 5 anos atras que me formei na Berklee, até 2005 eu era autodidata mesmo. Adoro estudar musica. Apesar de tambem ter me formado no passado em administração, musica sempre foi e será o que está no meu coração, não estudo só baixo, estudo muito arranjos, harmonia e orquestração, tanto que na Berklee me formei em trilha Sonora, o baixo é o principal veiculo no qual expresso minha musica, mas não o único.

02.Além de Contrabaixo, você toca outro(s) instrumento(s)? 

Resp. Guitarra, piano e bateria, mas na real mesmo só o baixo, a guitarra e o piano só uso para compor

03.Os países norte americanos como Canadá e Estados Unidos investem na música de maneira compromissada, assim como os países europeus. Na sua concepção, o que mais dificulta a vida de um músico profissional no Brasil? 

Resp. Acho que o Brasil está evoluindo na capacitação de seus musicos, sua musica é uma das mais ricas do mundo e isso é fruto da qualidade de seus musicos, cada vez há mais escolas de musica sérias no pais e musicos com preparo musical mais amplo percebem que tem uma gama de possibilidades profissionais na musica maior do que tivessem se apenas "tocam bem" uma musica em seu instrumento. Vejo com otimismo o futuro da profissionalização musical no Brasil. Festivais com musica de qualidade aparecem cada vez mais, mesmo na musica popular eu vejo musicos que quererm tocar melhor e estudam mais. A internet e TV a cabo se mostram boas alternativas para a divulgação de musicos profissionais e seus trabalhos e isso vai qualificando o publico, que para musica de qualidade é pequeno, mas existe.

03. O caminho da música é um caminho sem volta. À medida que se avança e descobre-se novas possibilidades, mas longa se torna a busca pelo conhecimento musical. Atualmente, como você divide seus estudos? O que tem estudado mais? 

Resp. Estou em fase de composição do meu novo cd que sera de baixo e quarteto de cordas , entao gasto um bom tempo nos estudos disso, tambem estudo muita orquestração, quanto ao baixo gosto de pegar musicas do meu repertorio e improvisar usando os fundamentos que uso nos meus shows como slap, tapping e solos, cada vez mais venho sempre estudando em cima de musicas porque no final é o que importa, aplicar tudo num contexto musical.



04. A identidade musical é formada por vários fatores como meio social, influências e formação. Quais foram as suas influencias? Quais foram as composições/obras que te direcionaram para a música? Onde se deu sua formação (autoditada ou conservatório)? 

Resp. sou autodidata no baixo, mas tive uma formação de musica na faculdade Souza lima e na Berklee. Sobre influências não tenho um baixista predileto, gosto de um pouco de cada um dos preferidos como Alain Caron, Victor Wooten, Michael Manring, Jaco Pastorius, entre outros, sobre composições houve épocas que curtia Heavy metal progressivo, depois fusion, depois funk e soul, depois MPB, depois mais jazz, hoje ouço muito orquestras, enfim, um pouco de tudo

05. Como admirador do seu trabalho e baixista, gostaríamos de saber qual baixo, cordas e amplificadores você utiliza atualmente? 

Resp. Uso um baixo D'alegria de 4 cordas, um Tiguez de 2 braços , um picolo Cheruti e um baixolão Warwick, recentemente a Amazon de Belem está fazendo meu novo baixo de 4 cordas, uso cordas extra leve 0.35 as vezes D'addario, as vezes Rotosound, sobre ampli atualmente estou com um Ampeg SVT-3 Pro

06. Hoje a bibliografia voltada para o contrabaixo é extensa. Vai desde clássicos como “The Modern Electric Bass” do mestre Jaco Pastorius à livros complexos como “Intenção Menor” de Pat Martino que não é baixista mas suas ideias contribuem para o estudo da harmonia. Qual livro/método não pode faltar na estante de um baixista? 

Resp. Eu citaria o "Modern electric bass" do Jaco



07. Além dos quatro CDs que compões sua discografia, vídeo aulas, o que vem de novidade para seus fãs e alunos? Algum trabalho novo em execução? 

Resp. O album "Groove de camara" com baixo e quarteto de cordas, onde mostrarei o universo do groove misturando o baixo com violinos, viola e cello, apos terminar esse album tenho planos de iniciar os trabalhos num album do Zuzo Moussawer trio

08. Hoje, o nível técnico está cada vez mais elevado, a musicalidade tem tomando nuances cada vez mais sutis. Ser um músico de qualidade hoje é estar aberto aos novos horizontes, sem deixar de lado a base fundamental. Na sua opinião, o que é indispensável para a formação de um baixista? O que faz de alguém um bom baixista? 

Resp. Acho que o conhecimento de teoria musical como partirtura e harmonia fazem o baixista "enxergar" além de seu instrumento, conhecimento de arranjos nos outros instrumentos também fazem o baixista interagir mais com os outros musicos da banda, e sempre que o baixista for aprender alguma técnica, que ele a coloque dentro de um contexto musical, em cima de musicas, também tocar vários estilos musicais é importante, mesmo que no final de contas o baixista só vai tocar apenas um estilo com sua banda, ele vai aplicar os fundamentos de outros estilos nessa.



09. O blog Fala Baixo! agradece a sua disponibilidade e gentileza em responder à entrevista, e gostaria de pedir a você que nos deixe uma mensagem. Um grande abraço Zuzo! 

Resp. Obrigado pelo convite. O melhor investimento que podemos fazer em nós mesmos enquanto musicos é na nossa educação musical, procurar sempre se aperfeiçoar tomando aulas, estudando em geral é uma conquista que ninguem tira de voce. Estude sempre!


E para quem deseja ficar por dentro das atividades do Zuzo, entrou no ar o novo projeto do  DVD do Zuzo pelo catarse, entra lá e colabora, as recompensas são bem legais, o endereço é www.catarse.me/zuzo

Um abraço a Todos e que Jesus nos abençoe! 

Até mais!!