Páginas do fala baixo! Click e conheça mais:

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

♫ Manutenção: Como fazer uma blindagem eletrostática no Contrabaixo ♫



Salve macacada dos graves!!!

Esses dias eu tive muito trabalho realizando manutenções nos meus instrumentos. Então aproveitei o trabalho para registrar fotos e repassar para você dicas de como fazer alguns serviços em casa mesmo. Porém se você não leva jeito e for de São Luís do Maranhão, fala comigo que e faço para você ^^ só mandar um e-mail para adm.robertoreis@hotmail.com 

Bom, hoje vamos falar de um assunto que é muito comentado entre os baixistas: "Por que meu baixo tem esse huuuuuuuuuuuuum?". Temos várias respostas para essa pergunta. A) Se os seus captadores não são noiseless (captadores feitos de AlNiCo) provavelmente é uma das razões. B) Se o aterramento do circuito elétrico não estiver bem feito, temos outra provável razão. C) Se seus potenciômetros estiverem danificados, gastos ou rígidos, temos uma outra razão, e por último, D) Se o seu baixo não possuir uma blindagem.

Há quem diga que esse chiado, conhecido popularmente como Hamm, só acomete baixos passivos, o que não é bem verdade.

Então vamos tomar como exemplo o trabalho que fiz esses dias. Meu baixo estava com os potenciômetros novos, uma captação simples (Split single coil, pois é um precision bass), estava com o aterramento bem feito, estava usando cabos novos (o que é o recomendado para deixar seu som o mais límpido possível), porém não tinha blindagem. Então além de resolver fazer uma blindagem, optei por testar uma outra marca de captadores com o objetivo de extrair o melhor som possível do meu baixo. Lembrando que nesta matéria irei apenas explicar como fazer a blindagem, ok? Então anote aí os materiais que você irá precisar:


De posse de todos os materiais ilustrados na figura acima, vamos as etapas:

i) A primeira etapa consiste em retirar as cordas totalmente, sempre tomando cuidado para não se ferir, pois nunca se deve puxar as cordas de uma vez, e ter cuidado para que as pontas de metais nas cordas arranhem a pintura.

ii) Depois de retirar as cordas, começamos a etapa de desparafusar o escudo (caso seu baixo tenha um). No modelo precision bass tome muito cuidado para não danificar as soldas dos potenciômetros. Use o alicate para desrosquear as porcas e arruelas que prendem os potenciômetros e o jack. Feito isso o baixo estará assim:


iii) Agora vamos desparafusar os captadores e afastar toda a parte elétrica, que se manterá presa ao corpo do contrabaixo apenas pela ligação ground. Ficando assim:


iv) Feito isso, vamos da início a etapa de blindagem. Corte pequenos pedaços de papel alumínio, e os cole por toda a cavidade existente no braço, sempre alisando-os para ficar mais rente possível às paredes da cavidade, revestindo as laterais o fundo. Da seguinte maneira:


v) Por fim, fixe novamente o captador, neste caso, eu mudei ainda os captadores, e adicione novamente as outras peças e está pronto.


Se feito corretamente, esse procedimento reduz em até 80% o chiado. Tome muito cuidado ao manusear o circuito para não danificá-lo.

Espero ter ajudado.

Um abraço e fiquem com Deus!

domingo, 8 de novembro de 2015

♫ Manutenção: Como higienizar a escala e polir os trastes do Contrabaixo ♫



Saudações a comunidade do Contrabaixo!!!

Hoje venho postar algumas dicas que podem ajudar a manter seu contrabaixo com um aspecto bem cuidado e conservado (isso para os baixistas que assim como eu curtem um relic, mas não abrem mão de cuidados com a limpeza e conservação do seu instrumento).

Existem alguns cuidados que podem fazer você economizar um bom dinheiro no luthier e ainda deixar seu instrumento com uma boa capacidade de liquidez (Para quem não sabe, é um termo da Administração Financeira que permite ao proprietário de um bem "ter dinheiro em caixa" possuindo determinado objeto, onde, a venda desse objeto é assegurada pelas condições e características que assegurem seu valor de revenda como estado de conservação, ano de fabricação e legitimidade do bem).

Então hoje darei algumas dicas de como limpar a escala do seu contrabaixo, principalmente se ela for de maple, e também darei dicas de como polir os trastes.

Sabemos que com o tempo, tocando e estudando, o suor e a oleosidade de nossas mãos reagem com os materiais do contrabaixo, ou seja, com a madeira da escala, com os traste e cordas, tendo como resultado uma oxidação que aglutina sobre a escala e trastes uma substância verde e as vezes cinza que alguns conhecem como zinabre, chamado quimicamente de hidrocarboneto de cobre, que é formado quando a mistura de suor, oxigênio e os metais que compõe os trastes reagem, deixando as casas da escala manchadas.

Essa reação química acomete qualquer instrumento de cordas, com trastes ou sem trastes e é natural, pois sabemos que a tendência de todo material é decompor-se. No entanto se você possui um baixo com a escala em maple a estética poderá ficar comprometida, pois devido o tom de cor da escala ser bastante claro, chama logo atenção pela "sujeira". Mas então como limpá-lo corrretamente? Anote agora os materiais que você irá precisar:

Fita crepe
Esponja de Aço
Esponja de Lavar louças (aquela amarelinha)
Desengripante
Óleo de cedro ou de peroba

Em posse desses materiais vamos ao passo a passo:

i) Retire as totalemente as cordas do instrumento. Sim, parece óbvio, mas existem pessoas que com preguiça de enrolar e desenrolar as cordas apenas afrouxam as cordas ou ainda tiram as cordas das tarraxas mas as deixam presas a ponte, o que pode de algum modo lesionar a pintura do bojo de seu baixo. Então nada de preguiça, tire as cordas e as enrole e guarde dentro de uma sacola de preferência.

ii) Com as cordas retiradas, isole as casas com a fita crepe, de modo a ficarem expostos apenas nos trastes. Como iremos polir, isso evita de arranhar a escala. Vide fotografia abaixo:


iii) Depois de isolada a escala, com as casas cobertas de fita crepe, vamos de fato ao processo. Com um pequeno pedaço de esponja de aço, faça movimentos repetidos, de 10 a 15 segundos em cada traste, de cima para baixo, até começar a perceber que o traste está reestabelecendo o brilho, como visto na figura abaixo:


iv) Por fim, apenas repetir o processos nos trates (existem baixos de 20, 22 ou 24 trastes), remova as fitas adesivas que vamos para o passo da higienização da escala.

v) Com os trates polidos, aplique sobre a escala uma borrifada de desengripante (você encontra este produto nos supermercados na sessão de produtos automotivos, e custa em média R$10,00). Esse produto é fantástico, pois ele previne novas oxidações e repele umidade. Depois de aplicá-lo use a esponja de lavar louças (mas não a da sua mãe, viu? kkkk pois depois disso a esponja fica inutilizada para lavar louças, tanto pela degradação da mesma, quanto pelo produto nela aplicado) para esfregar com vigor em cada casa. Feito isso, você notará a diferenças, mas o braço ficará com um aspecto engordurado, e é aí que entre o óleo de cedro ou de peroba.

vi) Depois de aplicar o desengripante, vamos para a fase final. Para tirar o aspecto engordurado deixado pelo desengripante, aplique com a outra face da esponja de lavar louças o oléo vegetal, que irá deixar a escala do instrumento brilhando, seca e limpa. Depois coloque as cordas e está pronto. Repita esse procedimento a cada seis meses.

Espero ter ajudado, até a próxima!!

Fiquem com Deus.