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terça-feira, 10 de agosto de 2010

♫ Competências e Habilidades Musicais ♫ - Parte II


Olá a todos meus colaboradores e visitantes!

Devido às minhas muitas atividades, a postagem do Blog Fala Baixo! agora se tornou mensal, pelo menos por estes tempos, e o Blog Toca Baixo! que há tanto eu falo se Deus quiser ainda entrará em funcionamento este ano (rs). Parece Brincadeira, mas a cada dia mais coisas aparecem para fazer e o tempo não aumenta (rs)

Bom, deixando o blá-blá-blá de lado, vamos retormar nosso último artigo que encerra a série que estamos acompanhando.
O tema que iremos abordar hoje é Habilidades Musicais.
Vamos seguir o mesmo método de raciocínio, pensando inicialmente nos conceitos que orbitam em torno deste assunto.
1. O que é Habilidade?

Quando falamos em habilidades automaticamente pensamos em "ação". A palavra em si possibilita essa ligação com o âmbito do "fazer", do "prático" e do "dinâmico".
Em meio a grande quantidade de estudiosos dessa área, que envolve administração, psicologia, pedagogia, entre outras, o conceito de habilidades pode variar de autor para autor, porém a essência é a mesma.
Deve se tormar cuidado para não confundir Habilidade com Capacidade, pois todos somos capazes de desenvolver habilidades.

Sendo assim, ao destacarmos o conceito habilidade, estaremos nos referindo a algo a ser desenvolvido na interação do sujeito com o meio. Dependendo do contexto em que a pessoa esteja inserida, as habilidades a serem desenvolvidas serão umas ou outras, pois cada cultura exige a necessidade de desenvolver determinadas habilidades em função de fatores relativos ao meio ambiente. É o caso das diferentes disciplinas, com diferentes exigências que exigem diferentes habilidades. [1]
Ainda podemos destacar que desenvolver uma Habilidade é um processo de aprendizagem e que exige conhecimento (que dará a orientação de como fazer determinada ação), organização do raciocínio lógico e consciente (o que permitirá o desenvolvimento efetivo e com controle da habilidade que está sendo desenvolvida) e prática (o que realmente fará com que todo o processo seja assimilidado de tal forma que a habilidade chegue a se tornar inconsciente, pois se aprende com os erros e a cada "treino" se assimila e consolida a Habilidade).

Prieto Sánchez e Pérez Sánchez (1993) falam em habilidade como sendo toda a atividade mental que se pode aplicar a uma tarefa específica de aprendizagem. Por meio desta definição, podemos perceber que as habilidades, por serem construídas, algumas nunca chegarão a ser característica da pessoa.
Em Monereo Font (2000) encontramos uma definição de habilidade, que se refere às capacidades que podem expressar-se mediante comportamentos em qualquer momento, já que foram desenvolvidos na prática, quer dizer, por via procedimental. Isso significa que, por trás de todo o procedimento humano, existe uma habilidade que possibilita a realização de tal procedimento. Portanto, habilidade é poder realizar algo, mas, não supõe em nenhum caso, que uma habilidade pode ser reduzida a um único procedimento, nem que procedimento signifique o mesmo que habilidade.[1]
2. Tipos de Habilidades

Existem muitos tipos de habilidades, a citar:
  • Habilidades Pessoais;
  • Habilidades Interpessoais;
  • Habilidades Motoras;
  • Habilidades Cognitivas;
  • Habilidades Profissionais;
  • Habilidades Sociais;
  • Habilidades Gerenciais;
  • Entre outras...
Porém vamos entrar  agora em uma habilidade que interessa bastante a nós Músicos, sejamos baixistas, guitarristas, violinistas, etc. Desenvolver a Habilidade Musical não é tarefa fácil, principalmente quando fazemos nossos estudos com afinco e tentamos o máximo minimizar falhas.
No entanto sabemos que Música pe expressão, é sentimento, e pensar em desenvolver esta Habilidade, inclui também a olhar para o lado lírico e artístico que envolve a profissão do Músico, pois se não fosse assim seríamos que nem o robô Violinista  da Toyota, ou seja, estudaríamos para tocarmos como robôs programados, tocando a uma pulsação X, em um andamento Y e apenas reproduzindo as notas sem  a preocupação de colocar na Música a nossa visão, percepção e interpretação pessoal do que se toca.
Quando se fala em Habilidades Musicais nos remete ao pensamento a figura do músico virtuoso, no entanto não devemos esquecer de ser Musical.
As habilidades são inseparáveis da ação, mas exigem domínio de conhecimentos. As competências pressupõem operações mentais, capacidades para usar as habilidades, emprego de atitudes, adequadas à realização de tarefas e conhecimentos. Desta forma as habilidades estão relacionadas ao saber fazer. Assim, identificar variáveis, compreender fenômenos, relacionar informações, analisar situações-problema, sintetizar, julgar, correlacionar e manipular são exemplos de habilidades.[2]
Ser músico não é uma profissão fácil! Requer dedicação, horas de estudo, conhecimento de outras áreas e linguagens e principalmente aqui no Brasil, onde poucos conseguem seu "lugar ao sol" no mundo da Música, especialmente se você tem conceitos, pois o que se observa é que  a música que baixa qualidade tem mais "saída" do que aquela que está sendo bem trabalhada. Exemplos disso? Ligue o rádio ou a TV e verá...
O Brasil é terra de músicos sensacionais e o pior que 90% deles estão ainda escondidos no anonimato, o que é uma pena, mas ser músico é ser mais que músico, é ter um espírito em contante evolução.

Que o Deus Criador abençoe os estudos de todos nós!

Saúde e paz!

Referências
As citações encontradas neste artigo foram extraídas dos seguintes endereços da web:


[1] PORTILHO, E. COMO OS ALUNOS UNIVERSITÁRIOS GOSTAM DE APRENDER. Disponível em: http://www.serprofessoruniversitario.pro.br/ler.php?modulo=8&texto=1508

[2] BORDONI, T. Saber e fazer... Comeptências e habilidades ?!?!. Disponível em: http://www.pedagobrasil.com.br/pedagogia/saberefazer.htm

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