Páginas do fala baixo! Click e conheça mais:

domingo, 17 de maio de 2015

Profissional da Música: Valorize-se!


Saudações à comunidade dos baixistas!

Hoje irei abordar um tema cada vez mais comentado entre os músicos brasileiros: A valorização da profissão de músico.

Ser valorizado, seja em qualquer âmbito (familiar, social e profissional) é sim uma necessidade do ser humano. Segundo Maslow (2014), grande teórico e autor da Teoria das Necessidades, precisamos satisfazer as necessidades de estima, aquelas que nos fazem sentir bem quistos e reconhecidos pelos outros.

Quando falamos em reconhecimento abrimos um leque de possibilidades, que vai desde um simples elogio até reconhecimentos maiores como fama, dinheiro, e prêmios. O cenário musical em todo o mundo vem acompanhado de um brilho intenso, um glamour desejado pela maioria, fato este que fascina as pessoas que sonham com aquele momento de glória, de estrelato.

No entanto, para que possamos receber esse reconhecimento como músicos profissionais precisamos antes de tudo fazer uma auto análise que nos leve a resposta do seguinte questionamento: "Como profissional da música, eu realmente tenho as aptidões necessárias para exercer a profissão?".

Muitos profissionais da música irão responder: "Sim! Claro que tenho! Tenho um bom ouvido, um bom repertório, toco de tudo!" e outros ainda mais otimistas irão responder: "Só não entendo por que ainda não fiz sucesso!".

A verdade é que são poucos os músicos que realmente estão aptos! Música não é só técnica, nem ouvido, não é só repertório e versatilidade, compreende muito mais que isso, como por exemplo, valores pessoais como pontualidade (chegar aos compromissos na hora marcada), Responsabilidade (comparecer aos ensaios e está com as músicas aprendidas), Apresentação pessoal (está bem vestido e com a higiene pessoal feita), saber conversar não apenas tópicos gerais de Música ( e não apenas assuntos referentes ao seu instrumento), ter conhecimentos de outras áreas (ninguém conversa somente de música), saber ler partitura.

Os aspectos supracitados são os aspectos que valorizam de maneira diretamente o trabalho do músico, pois quando o músico se prepara para estar apto para atuar profissionalmente, podemos perceber este preparo instantaneamente ao falar com ele. 

Isso é tão verdade que, músicos preparados, seja ele freelancer, professor, ou artista solo não cobra R$ 50,00 por um show de 2 horas, nem tão pouco aceita tocar em troca de cerveja e uma refeição. A maior reclamação dos músicos é que não recebem como profissionais, no entanto querido leitor, são poucos os músicos que buscam ser como tal!

O músico que se desvaloriza, não agride somente seu próprio trabalho, mas prejudica o trabalho de toda uma classe. Músico tem que estudar, tem que ter uma formação técnica e TAMBÉM de nível superior, tem que saber falar inglês (os melhores métodos e livros estão escritos nesse idioma). Ser profissional requer estudo e dedicação para aprender, fazer piruetas e malabares, qualquer macaco de imitação faz!

Fiquem com Deus e até a Próxima!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t