Páginas do fala baixo! Click e conheça mais:

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

♫ Manutenção: Como fazer uma blindagem eletrostática no Contrabaixo ♫



Salve macacada dos graves!!!

Esses dias eu tive muito trabalho realizando manutenções nos meus instrumentos. Então aproveitei o trabalho para registrar fotos e repassar para você dicas de como fazer alguns serviços em casa mesmo. Porém se você não leva jeito e for de São Luís do Maranhão, fala comigo que e faço para você ^^ só mandar um e-mail para adm.robertoreis@hotmail.com 

Bom, hoje vamos falar de um assunto que é muito comentado entre os baixistas: "Por que meu baixo tem esse huuuuuuuuuuuuum?". Temos várias respostas para essa pergunta. A) Se os seus captadores não são noiseless (captadores feitos de AlNiCo) provavelmente é uma das razões. B) Se o aterramento do circuito elétrico não estiver bem feito, temos outra provável razão. C) Se seus potenciômetros estiverem danificados, gastos ou rígidos, temos uma outra razão, e por último, D) Se o seu baixo não possuir uma blindagem.

Há quem diga que esse chiado, conhecido popularmente como Hamm, só acomete baixos passivos, o que não é bem verdade.

Então vamos tomar como exemplo o trabalho que fiz esses dias. Meu baixo estava com os potenciômetros novos, uma captação simples (Split single coil, pois é um precision bass), estava com o aterramento bem feito, estava usando cabos novos (o que é o recomendado para deixar seu som o mais límpido possível), porém não tinha blindagem. Então além de resolver fazer uma blindagem, optei por testar uma outra marca de captadores com o objetivo de extrair o melhor som possível do meu baixo. Lembrando que nesta matéria irei apenas explicar como fazer a blindagem, ok? Então anote aí os materiais que você irá precisar:


De posse de todos os materiais ilustrados na figura acima, vamos as etapas:

i) A primeira etapa consiste em retirar as cordas totalmente, sempre tomando cuidado para não se ferir, pois nunca se deve puxar as cordas de uma vez, e ter cuidado para que as pontas de metais nas cordas arranhem a pintura.

ii) Depois de retirar as cordas, começamos a etapa de desparafusar o escudo (caso seu baixo tenha um). No modelo precision bass tome muito cuidado para não danificar as soldas dos potenciômetros. Use o alicate para desrosquear as porcas e arruelas que prendem os potenciômetros e o jack. Feito isso o baixo estará assim:


iii) Agora vamos desparafusar os captadores e afastar toda a parte elétrica, que se manterá presa ao corpo do contrabaixo apenas pela ligação ground. Ficando assim:


iv) Feito isso, vamos da início a etapa de blindagem. Corte pequenos pedaços de papel alumínio, e os cole por toda a cavidade existente no braço, sempre alisando-os para ficar mais rente possível às paredes da cavidade, revestindo as laterais o fundo. Da seguinte maneira:


v) Por fim, fixe novamente o captador, neste caso, eu mudei ainda os captadores, e adicione novamente as outras peças e está pronto.


Se feito corretamente, esse procedimento reduz em até 80% o chiado. Tome muito cuidado ao manusear o circuito para não danificá-lo.

Espero ter ajudado.

Um abraço e fiquem com Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t