Como você já deve ter percebido, gosto de fazer artigos relacionados entre si, formando uma série, que trata de diversos aspectos externos e que possuem relação com a Música e com o Músico, em especial os Baixistas.
Como já disse, ser músico não significa apenas entender de música, de dominar um instrumento. Ser músico é ser pesquisador! É ter em si, um pouco de Administrador, jornalista, cientista, humanista, escritor, poeta, empreendedor, enfim, ser músico significa quebrar limites, pois na música nada é impossível para quem tem boa vontade, dedicação e amor pelo que faz.
O artigo de hoje inicia uma série de matéria que têm como palavras chaves Exemplos de Vencedores, Motivação, Produtividade,Competências e Habilidades.
Pois bem, dando início a série, conheceremos hoje o EXEMPLO de Michael Dell, que embora não seja músico, possui uma trajetória de vida e vitórias que iremos trazer para nossa profissão de músicos.
Michael Dell é um bem sucedido empresário norte americano, CEO e fundador da Dell, uma das maiores fabricantes de computadores e hardware do mundo.
Além disso Michael Dell, é o 25º homem mais rico do planeta. Porém, chegar onde ele chegou não foi mágica, e sim resultado de dedicação, trabalho árduo, visão, estudos e muita, muita vontade de vencer!
Vamos conhecer algumas características desse executivo de sucesso e aplicá-los à nossa carreira musical.
1. CURIOSIDADE
Michael Dell sempre foi uma pessoa curiosa e isso vem desde sua infância. Quando criança ele já demonstrava interesse por áreas científicas como matemática, ciências e computação.
Assim como Michael Dell, nós músicos podemos e devemos ser sempre curiosos. Buscar novas informações, pesquisar, entender e CONVERSAR música. Lembre-se que idenpendentemente do seu instrumento, Baixista ou não, você deve conhecer outras linguagens, outros instrumentos, outros vocabulários. São aspectos como esses que te ajudam a aumentar seu conhecimento técnico e teórico, além de incrementar sua visão geral de música. Buscar novas técnicas, incorporá-las ao vocabulário de seu instrumento é uma atividade mais que recomendada. Como disse Michael Dell em entrevista á revista Highlights, de Março de 2004, "Let your curiosity lead you" (Deixe sua curiosidade guiar você).
2. AUTODITATISMO
Com quinze anos, Michaell Dell comprou seu primeiro computador com seu próprio dinheiro, em vez de usá-lo como todos fazem, Michael Dell desmontou parte a parte seu computador, experiência essa que ensinou muito ao jovem Michael de como montar e entender o funcionamento dos computadores.
Da mesma forma, nós músicos devemos ser assim. Buscar aprender coisas novas, experimentando, aprendendo com a prática. Lógico que nada substitui o trabalho de um professor responsável, mas lembre-se que ele é uma das partes do seu processo de aprendizado, a maior parte corresponde a você. Portanto, não fique de braços atados, esperando apenas pelos conhecimentos que seu professor possa ter repassar, mas procure buscar também mais fontes de informações e conhecimentos. Para você que estuda sem professor, busque ementas de cursos de música e monte seu programa de estudos, só tome cuidado para não parender de forma errada, porquê assim você terá um trabalho adicional de corrigir seus vícios. No geral o importante é não se acomodar. Busque o novo!
3. FAZER DIFERENTE
Com dezesseis anos, Michael Dell arranjou seu primeiro emprego, onde ele vendia assinaturas do jornal Houston Post. Michael observou que seus colegas de trabalho vendiam as assinaturas de uma forma nada atraente, apenas ligavam e perguntavam para os cliente: "Olá, você gostaria de assinar o Houston Post?". À essa altura, Michael percebeu que a maioria das pessoas que queriam assinar o jornal estavam se mudando ou casando, então questionou-se: "Como eu posso conseguir nomes e endereços dessas pessoas que estão se mudando ou se casando?". Foi nesse momento que ele resolveu fazer uma pesquisa e aprendeu legalmente como conseguir nomes e endereços dessas pessoas, e em vez de simplesmente ligar, enviava propostas direcionadas para a casa dos clientes. Assim, no seu primeiro mês de trabalho, ele se tornou the "Top Salesperson", que conhecemos aqui como o "melhor vendedor".
E você, Músico e Baixista??? Espera as oportunidades caírem do céu ou vai em busca delas??? Pense nisso! Como disse Michael em entrevista, "Trying a new way of doing something" (Tente fazer algo diferente).
4. ACREDITAR
Michael Dell se tornou um grande profissional, não só pelos fatores acima descritos e entre outros como espírito empreendedor, trabalho com seriedade, mas sobretudo, porquê ele perseguiu seus sonhos e acreditou neles.
Assim como muitos de nós, ele também escutou críticas e foi desencorajado muitas vezes, mas observe o que ele diz à respeito: "Quando você persegue seus interesses e segue seus sonhos, muitas coisas podem acontecer. Você pode fazer grandes coisas, e você não deve ser desenconrajado por pessoas que dizem o contrário para você."
Qual é o seu sonho? Quais são seus interesses? É algo que sempre deve está em constante reflexão.
Enfim, deixo esse testemunho à todos vocês, colaboradores e visitantes, que acompanham meu trabalho. Apliquem esse exemplo na sua carreira musical, nos seus projetos e acreditem no seu potencial.
Fiquem com Deus!
Abraços!