Páginas do fala baixo! Click e conheça mais:

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Gestão de Bandas & Conjuntos - PROJETO MUSICAL



Formar uma banda ou um conjunto musical podem ter várias finalidades, vários objetivos diferentes. Às vezes, pode ser apenas para diversão, por experimentalismo, ou também, formar uma banda pode ser um PROJETO.
Nessas horas, conhecimentos administrativos são ferramentas essencias para montar uma banda e permitir a ela grande possibilidade de sucesso.
Nada melhor do que planejar todas as ações desse projeto, para que a banda possa ser reconhecida, lembrada, além de ser referência na qualidade de suas apresentações e trabalhos.
Para iniciarmos nosso projeto musical, devemos seguir um roteiro, um script.

1. NOME DA BANDA

Definir o nome da banda é o primeiro passo, pois será assim que ela ficará conhecida. A escolha do nome, pode ter ou não haver com o estilo que a banda adotar. É uma decisão importante, e necessita da participação e  do consenso dos integrantes. O nome diz muito sobre a banda e é bom lembrar que nomes muito espalhafatosos, com aquelas grafias americanizadas e de dificil pronúncia pode causar uma confusão. Portanto, nada melhor do que um nome criativo, de fácil assimiliação e pronúncia, que todos possam lembrar e chamar sem dificuldades.

2. BREVE HISTÓRICO DA BANDA

É sempre bom fazer um release, um histórico da banda. Resgistrar quando e porquê começaram a banda, quem teve a idéia de fundá-la, relatar acontecimentos que fizeram parte durante sua formação, influências musicais, são informações preciosas e necessárias. Assim, o público que se identificar com o som, tem a possibilidade maior de interagir mais ainda com o trabalho dos músicos, visto que conhecendo a história possa ainda mais admirar o seu trabalho.

3. FUNÇÃO MUSICAL

O terceiro passo é definir o estilo da banda. O que vamos tocar? Que estilos musicais vamos abranger? Que público queremos atingir? Esses são questionamentos que vão dar a razão de ser para a banda. Ter um foco no trabalho é fundamental para que esse seja bem desenvolvido. Precisamos ainda desenvolver para a banda uma MISSÃO, ou seja, definir nossas carcterísticas, modo de trabalho, tais como, fazer música de qualidade para as pessoas que se identifiquem com nosso estilo. Também precisamos ter uma VISÃO, isto é, determinar objetivos, como por exemplo, ser uma banda que vai atuar somente na área de eventos, tocando em bailes, ou mesmo, uma banda que deseja conquistar o cenário regional, nacional, fazendo gravações, determinando ainda tempo (prazo) e alocando os recursos necessários para isso.

4. ÁREAS INSTRUMENTAIS

Uma banda não se faz sem músicos. Sendo assim, precisamos organizar os músicos de acordo com os instrumentos que executam, para que cada instrumentista faça seu papel com afinco. Um aspecto importantíssimo numa banda é a participação de todos, em que todos os integrantes possam expor opniões sobre o conjunto, que todos possam compor e ter seu destaque merecido. A falta de uma atuação participativa dos músicos causam muitos desetendimentos, conflitos que podem levar a extinção de uma banda. Briga e duelos de egos são conflitos que podem existir facilmente, porque estamos lidando com pessoas. Porém, saber lidar com eles dentro de um conjunto musical é o que determina se sua banda continua, ou na linguagem popular, vai para o buraco. Agora um aviso para os baixistas: Quem disse que baixista não pode solar? O solo não é somente função dos pianistas e guitarristas! Você BAIXISTA tem o direito e deve solar.
A formação de uma banda pode incluir diversos instrumentistas, e diversão combinações. É comum vermos em trios a formação com baixo, guitarra e bateria, ou baixo, piano e bateria, onde os mesmos músicos que tocam podem cantar também. Em quartetos, é comum observarmos a formação com baixo, guitarra, bateria e vocal, ou então acrescentando a esse tipo de formação outros instrumentos.

5. RECURSOS

Definir os equipamentos para uma banda que está começando, pode ser algo que sai com um preço elevado, sem viabilidade para a banda. O ideal é que cada instrumentista, possua seu equipamento pessoal, como instrumento, amplificadores, cabos, estantes, etc. Manter os instrumentos e equipamentos bem regulados e com a manutenção em dias evita e previne eventos desagradáveis, como falha de equipamentos ou uma má qualidade de saída do som, o que é bem constrangedor. Entender um como se deve organizar os equipamentos é importante, pois diminui a possibilidade de ruídos, ressonâncias e as horríveis microfonias.
Outro aspecto importante para a banda é ter um local para ensaiar. Se a banda tiver um local onde possa ensaiar sem pagar, é melhor ainda, caso não, existem estúdios que oferecem equipamentos de qualidade, espaço bem organizado e que permite a você traçar uma agenda durante o mês.

6. CENÁRIO MUSICAL

O nosso sexto passo é conhecer quais são as bandas que estão atuando na cena musical onde pretendemos desenvolver nossas atividades, principalmente identicar quais bandas são do nosso segmento, ou fazem um som com estilos parecidos com o nosso. Devemos ainda não só observamos o cenário atual, como também o projetado, pesquisando possíveis novas bandas entrantes nesse segmento.

Concluindo, desenvolver essa elaboração de projeto administrativo aplicado à uma banda funciona muito bem, e como em todo empreendimento, diminui os riscos que se tem ao começar algo novo.
Espero que todas esses conhecimentos possam ser muito bem empregados para quem quer montar uma banda, ou até mesmo para quem já possui sua própria banda.

Um abraço!

15 comentários:

  1. Passando pra deixar um OI!!
    Gostei da matéria, porém ainda to no passo 1.shaushashuuas, ou nem esse, primeiro eu tenho qua aprender a tocar alguma coisa.hsuahsaas
    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Olá senhorita!
    Obriagdo pelo comentário, e pela colaboração!
    aushuahsuahsuhasuas
    E quanto a forma uma banda, vc já está dando um passo grande. Decidir tocar um instrumento é muito importante!
    Ker aulas?
    Bjoo

    ResponderExcluir
  3. ushasuahua, aceito ter aulas,mas antes eu tenho q comprar um violão xDD
    bjoo

    ResponderExcluir
  4. Que dia começamos???
    Eu tenhu um monte de viola aki em ksa aushuahsuhas
    TE cuida senhorita e fica com Deus!

    xD

    ResponderExcluir
  5. legal eu já tenho uma banda, estou dando uma reformada pra acompanhar o mercado musical com coisas novas, ideias novas e outras coisinhas.abraço urbano produtor do robertoney e forró chique d+.

    ResponderExcluir
  6. ai jente uma nova versão de louvor ao senhor jesus cristo
    é o seguinte galéra meu nome é alexsandro sou op baterista da banda meu quer te a gente pertinho de vc é só ligar
    11 95098209 ligue e é só marca que nos estaremos ai pra por o diabo por terra...
    fiquem na paz..

    DEUS SEJA LOUVADO...

    ResponderExcluir
  7. oi! muito obrigado pela dica,gostei muito pois eu toco teclado componho e canto forro e sertanejo gravei um cd demo mais sem planejamento nenhum com essas dicas posso fazer um trabalho melhor no proximo cd valeu

    ResponderExcluir
  8. Tenho uma banda mas está faltando um baterista,qual quer coisa entre no myspace da banda.

    ResponderExcluir
  9. Tenho uma banda mas estamos precisando de um baterista.
    entre myspace da banda scrap 08.valeu.

    ResponderExcluir
  10. Muito interessante a matéria gostei!!!

    ResponderExcluir
  11. Roberto, teria como enviar uma relação de equipamentos necessários para se fazer um som em barzinho, lanchonetes ou pequenos eventos? Caso tenha, gentileza enviar para: jotabdias@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João Dias, tudo bem? Para este tipo de trabalho eu cobro honorários. Se estiveres interessado mande-me um e-mail para adm.robertoreis@hotmail.com Abraço!

      Excluir
  12. PRIMEIRO, parabens pela materia, sou guitarrista, me chamo Davi, já tive e faço alguns projetos musicais, você não tem interesse em entrar em banda e fazer musicas propias e gravar?

    ResponderExcluir