Páginas do fala baixo! Click e conheça mais:

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Gestão de Bandas & Conjuntos - GESTÃO COM MÚSICOS


 
Ter uma banda, significa trabalhar não só com instrumentistas diferentes, como também trabalhar com pessoas diferentes, com personalidades, atitudes e pensamentos diferentes.
Cada músico possui uma formação, tanto pessoal quanto musical, e são esses aspectos que fazem de nós seres únicos.
Conflitos dentro de uma banda sempre vão existir, assim como em qualquer oraganização, como familiar, empresarial, social, etc. A questão mais delicada, por incrível que pareça, não se trata de ter conflitos, mas sim de como GERENCIÁ-LOS.
Trazendo para uma fatia mais restrita, em uma banda, com músicos e pessoas diferentes, sendo integrantes ou apenas stuff, teremos que saber lidar com esses conflitos, afinal estamos lidando com PESSOAS.
Opiniões diferentes, discordâncias, incompatibilidade de idéias, deficiências intrapessoais, são alguns fatores que podem ameaçar a existência de uma banda. Vamos discutir esses assuntos de uma forma associativa:

1. PREOCUPAÇÃO COM O TODO

Como sou administrador, gosto de citar exemplos dessa minha outra atividade (sou fascinado por administração rs). Bom, sabemos que uma empresa é dividida em várias áreas funcionais, como Produção, Financeira, Marketing, Gestão de RH, Estratégico, entre outras. Imagine que você é responsável pela área de produção, e este semestre você literalmente arrebentou, sua área produziu bem, atingiu as metas, sem falhas, e você está tão feliz e pensa assim: "Como é bom ter a sensação de dever cumprido! Cumpri a minha parte!". Aí, solicitam uma reunião com todos os responsáveis pelas áreas funcionais. Você chega todo empolgado, cheio de entusiamo e começa a falar sobre suas façanhas, porém percebe que os outros membros estão meio desanimados... Aí você fala: "- que cara é essa pessoal?!". Nesse momento o reponsável pela área de vendas diz: "Tá brabo, esse semestre as vendas foram péssimas, vendemos muito mal )= ". O Gerente Financeiro diz enraivecido: "- Seu setor produziu muito, mas não vendemos! Cadê dinheiro, tutu, faz-me-rir, caraminguá meu chefe?!". Nesse momento o Gerente de Operações Logísticas diz: "Valha-me Deus, estamos com estoques imensos, parados, custos elevados!". Nesse momento o CEO se levanta e diz: "Mande celebrar uma missa em memória da minha alma!" e puff, tem um infarte!
Assim acontece numa banda! Não adianta apenas um ou parte do grupo está desempenhando bem suas funções! É necessário que TODOS estejam envolvidos e preocupados com o resultado do todo! Não adianta ter um baixista muito bom, se o baterista não se encaixa no beat, ou um guistarrista muito bom, mas ter um vocalista péssimo. Enfim, não basta desenvolver papéis isolados, deve-se ter integração das ações, de modos que todas as partes da banda tenham um desenvolvimento saudável, ou seja, um som legal, pois sem um som legal, fica complicado execer o trabalho de uma banda!

2. ESTRUTURAÇÃO

Sabe o porquê da figura que ilustra este artigo é um cartoon dos Beatles?! Bom, sem dúvidas eles foram a maior banda de todos os tempos que marcaram e marcam nossas vidas com suas canções inesquecíveis. Eles são ícones da música POP e suas gravações e trabalhos são verdadeiros patrimônios da história musical no cenário que abrange não só a cena POP como o rock também. Porém, a estrutura da banda era na verdade uma estrutura MECANIZADA, onde predominava pouca participação de alguns integrantes, e maior destaque para outros, como por exemplo, a maioria das músicas era compostas por John Lennon e Paul McCartney, além do que, a grande maioria dos vocais eram predominantes papéis deles. Após o término da banda, pudemos contemplar trabalhos maravilhosos dos outros integrantes, cantando e compondo belissimamente como os trabalhos de Georde Harrison, e também alguns de Ringo Star que não emplacaram muito, mas muito bons.
A banda é um conjunto ORGÂNICO, formado por pessoas, e deve manter uma atividade participativa, com flexibilidade de opiniões e atitudes, concedendo a todos um destaque merecido e valorizando a importância de cada um no grupo. Devemos ainda destacar que é importante desenvolvermos uma consciência solidária com aqueles que por algum motivo não estão dando o melhor de si. Nestas horas, desenvolver o papel de coach (do inglês, aconselhar, treinar) é interessante, isto é, auxiliar alguém a desenvolver suas habilidades, a superar seus limites para render tudo que pode.

Mais uma vez, usei conhecimentos da Administração para ajudar aos músicos de como levar sua banda em frente!

Fiquem com Deus!

Um abraço!

12 comentários:

  1. Olá Roberto, como sempre arrasando em seus conteudos. Sou fã Nº1 dos Beatles !!!

    E como dizia nosso querido John Lennon: "A vida é o que acontece quando você está ocupado, fazendo outros planos".

    Line :)

    ResponderExcluir
  2. Oie Line!
    Eu agradeço suas visitas e todo o seu suporte!
    É muito honroso saber que meus posts agradam a você!
    Fica com Deus!
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Que bacana, um blog sobre música!

    E muito obrigada pela visita,
    sempre que puder apareça por lá! =D

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Narell Lara!

    Seu blog tbm eh bem legal!

    Vc também sempre apareça por aqui!

    Bjooo

    ResponderExcluir
  5. Oi Roberto!

    Só agora estou tendo a oportunidade de retribuir o seu gentil comentário no meu blog. Adorei! adorei mais ainda conhecer vc.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Eu também agradeço seu retorno!
    Obrigado por sua colaboração!
    Podemos nos seguir?

    Abraço
    ♫ ♬♫ ♬♫ ♬♫ ♬♫ ♬♫ ♬♫ ♬♫ ♬♫ ♬♫ ♬♫ ♬♫ ♬♫ ♬♫ ♬♫ ♬♫ ♬♫

    ResponderExcluir
  7. ESSE CARA É FODA!!!!!!
    ESSE BLOGGER TA SHOW!!
    VOLTAREI MAIS VEZES COM CERTEZA.
    ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  8. Auahsuhasuhash
    Pow amigão, valeu pela força!
    Obrigado tbm pela amizade!
    Um grande abraço
    =D

    ResponderExcluir
  9. Melhor dia do ano!! \o/
    Apesar de tu nao ter me ligado, eu venho aqui todo dia.
    E não canso de dizer que adoro esse blog!
    Beijaoo

    ResponderExcluir
  10. Owwnnn Fala assin naum
    uahsuahsuhauahs
    *___________*

    Obrigado pelo seu carinho e pelo seu suporte!
    Eh isso aew o/ continua visitando!
    Bjoo senhorita!
    =D

    ResponderExcluir
  11. Adorei ter participado dessa primeira reunião.
    c certeza vamos trabalhar muito juntos, espero q dê muito certo nossa parceria daqui p frente.
    até brev bjs

    ResponderExcluir
  12. Obrigado por sua presença e colaboração!

    Seja bem vinda ao time Fala Baixo!

    Abraços

    ResponderExcluir