Páginas do fala baixo! Click e conheça mais:

terça-feira, 18 de maio de 2010

♫ PRODUTIVIDADE MUSICAL ♫



Olá meus colaboradores!

Vamos dar continuidade à nossa série de artigos, e nosso assunto de hoje aborda a produtividade do músico em muitos aspectos e como ela interfere e influencia sua posição no mercado. Lembrando mais uma vez de que os artigos publicados aqui servem tanto para os baixistas, como para qualquer outros instrumentistas ou profissionais que tenham interesse em aplicar os conceitos aqui discutidos em sua vida profissional.

Bom, como discutido anteriormente em outros posts, matérias e artigos, sabemos que o produto/serviço principal e essencial do músico é o SOM. Extrair um som límpido, definido e coeso está ligado à fatores essecialmente técnicos, no entanto, fazer soar sua música como algo "mecânico", "engessado" ou "programado" não faz parte do objetivo do músico, afinal somos MÚSICOS e não macacos treinados. Nesse ponto, entra outro fator chamado de MUSICALIDADE.

Executar uma música ou peça obviamente requer treino, estudo e desenvolvimento da técnica, o que complementa e supri as dificuldades que o músico encontra sempre que estuda algo novo ou um repertório diferente.

Mas, as questões são:

"Como anda o progresso da nossa técnica?"

"Como se classifica a nossa produtividade musical?"

"Como estamos aplicando a técnica adquirida?"

"Quando estudamos produtividade, buscamos identificar, analisar e minimizar a influência de fatores que, de uma forma direta ou indireta, interferem para que algo indesejado distorça os resultados esperados." [1]
Todos nós, temos nossas barreiras, dificuldades e limitações, e o músico para vencer esses empecilhos, precisa estudar, se dedicar e praticar o suficiente para adiquirirmos acurácia, destreza, segurança, além de taotal e plena consciência daquilo que estamos fazendo. (Leia outro artigo sobre estudo: Mas, e aí? Quantas horas por dia devo estudar? )

No entanto, não basta apenas estudar, devemos ter uma avaliação crítica daquilo que estamos fazendo, isto é, identificar, analisar e diminuir os fatores que estão incidindo sobre o resultado do nosso estudo.

Podemos então, sintetizar o conceito de produtividade como o seguinte processo e suas relações internas:

1) PROCESSO DE PRODUTIVIDADE MUSICAL

EXERCÍCIOS/REPERTÓRIO>DESENVOLVIMENTO/ESTUDO >RESULTADO 

O processo de Produtividade Musical acontece e se desenvolve quando há o desenvolvimento de exercícios e repertórios culminando em resultados. Os resultados podem ser clássificados de acordo com o tempode estudo empregado, eficiência e qualidade do que foi produzido.
Cada músico deve estudar o suficiente para se desenvolver musicalmente e tecnicamente, até porquê essa quantificação está relacionada com a visão subjetiva que cada um tem em relação aquilo que deseja ser, e o músico que almeja se tornar, ou seja, aqueles que tem a música como um hobby estudam o suficiente para satisfazer o desejo de tocar as músicas prediletas, outros que desejam ser músicos apenas de bandas, estudam o necessário para desenvolver suas funções, aqueles que desejam ser concertistas, devem estudar o que é demandado para tal. No entanto isso não é regra geral e não é aplicável a todos os músicos. Existem músicos que demandam muito tempo para obter bons resultados, enquanto outros mostram resultados com pouco tempo, mas tudo isso são fatores endógenos subjetivos a cada um, e ainda cabe avaliação desses resultados.

2) SÍNTESE DO CONCEITO

Produtividade Musical, assim como a abordagem empresarial, pode ser entendida, de uma forma coesa, conseguir bons resutados, utilizando menos, sem deixar perder a qualidade daquilo que está sendo produzido.
É estudar de forma consciente, coesa, eficiente, buscando no MÍNIMO os MELHORES resultados.

3) O RESULTADO

O que esperamos é extrair dos estudos o essencial para desenvolvermos a nossa música. Não devemos esquecer que música é em essência sentimentos, e a técnica é um fator facilitador da nossa expressão enquanto músicos. Nada mais inteligente do que fazer MÚSICA, de uma forma bem estruturada, dinâmica e expressiva, utilizando os recursos que dispomos para fazer música cada vez melhor.

Enfim, espero que esse artigo seja bastante útil para todos meus colaboradores. Gostaria de comunicar que as matérias aqui publicadas são apenas fragmentos de estudos científicos que estou desenvolvendo, com um objetivo de formar um livro, além dos outros dois livros que estou a desenvolver. O blog Toca Baixo! está em fase final de ajustes e em breve estará funcionado a todo vapor!

Muito obrigado à todos os colaboradores, nacionais e internacionais, que nos últimos tempo têm participado de forma atuante no nosso trabalho. Agradeço também a todas as pessoas que enviam diariamente e-mails elogiando e dando sugestões para que possamos melhorar mais e mais!

Um grande abraço aos meus colabradores Brasileiros, Japoneses e Portugueses!

Deus abençoe a Música e a todos que a fazem de coração!

=D

Referências:

[1] SANTOS, Paulo. O que é produtividade?. Disponível em: http://www.produtividade.net/index.php?option=com_content&view=article&id=26:o-que--produtividade-&catid=1:latest&Itemid=2

SEBRAE. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/br/parasuaempresa/produtividade.asp

WIKIPÉDIA. Produtividade. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Produtividade

NUNES, Paulo. Conceito de Produtividade. Disponível em: http://www.knoow.net/cienceconempr/gestao/produtividade.htm

17 comentários:

  1. Gostei do seu blog! :D
    sabe muuito de música!
    isso é um dom sabia?!

    tchau :*

    ResponderExcluir
  2. Prazer enorme em receber sua visita!
    Obrigado pelos elogios e pela visita!
    Seja sempre bem vinda aki no Blog!
    Volte sempre!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Hello Robert! This is Lee. Thank you for your comment. Yes, I will follow you and please follow me! (But I could not translate your texts to Japanese...how do you do it?)
    This is my blog: http://ulyssesmagazine.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Hi Lee Elle!
    Thank you for you visit! I am already follow you!
    To translate my texts just click on the orange bar, located on down part of the page, click on "Traduzir" and choose the Japanese Option. Or, if you prefer,on left part of the page, there is a "Translator", and just click on Japanese flag.
    Thank you one more time!

    ResponderExcluir
  5. Hello Roberto! Thank you for your message, now I know how to do it!

    ResponderExcluir
  6. Hi Lee Elle, you are welcome!
    Continue to visi my blog!
    xoxo

    ResponderExcluir
  7. Oi Roberto! Como prometi, dei uma passadinha aqui, e consegui ver alguns posts anteriores, pelo que pouco que conseguir ler, realmente, tu sabe muito do que estuda =D Parabéns mesmo! Estou orgulhosa! hahaha ^^
    Acho que vou levar um tempinho para conseguir ler a maioria do blog, mas vou passar por aqui sempre que der. Realmente, seu blog já está "rodado" por aí.
    Até a próxima! Beijão!
    :*

    ResponderExcluir
  8. Brigado Vanessa querida! xD
    Seja sempre bem vinda por aki!
    Mais uma vez, Muito obrigado!
    Beijoo enorme!

    ResponderExcluir
  9. Esse blog ta o máximo, e esse blogueiro entao, é a coisa mais linda e fofa q eu ja vi na minha vida ;)
    te adooro.

    ResponderExcluir
  10. Giovana, sua capetinha, ops, sua gatinha!
    UHAUHSUAHSUHASUHAUSHAS
    Valeu pela força! ;)
    Continua visitando aew!
    Vê se faz um gmail e me segue pow auhsuhasuhasua
    Beijooo!

    ResponderExcluir
  11. cara, to com saudade de ti. Quando a gente vai se ver de novo?

    ResponderExcluir
  12. Ando fazendo muitas coisas atualmente Gi.
    Aparece mais vezes tbm!
    Beijooo grande!

    ResponderExcluir
  13. Ooi ^^
    Adoorei teu blog, muito criativo xD
    Ja to seguindo tbm
    beeijão.

    ResponderExcluir
  14. Obrigado Josi!
    o/
    Vlw por retornar a visita!
    Seja sempre bem vinda!

    ResponderExcluir
  15. Oi, Roberto!!!
    Que bom que gostou do meu blogger. Peço-lhe desculpas por não responder de imediato, mas foi um pouco de correria estes últimos dias. Então, vamos trocar figurinhas?!? Gostei muito do que escreves, também!
    Um grande Abraço!
    Ivna

    ResponderExcluir
  16. Olá Ivna!
    xD
    Muito obrigado pelo elogio!
    Espeo trocar muitas informações com você!
    Um grande abraço tbm!
    Vamos nos seguir?? Ja estou senguindo vc!
    Bjo!

    ResponderExcluir
  17. Massa esse blog pode otimizar muito a vida de muita gente
    que gosta de música , parabêns Roberto!

    ResponderExcluir