Páginas do fala baixo! Click e conheça mais:

sábado, 4 de dezembro de 2010

♫ Que instrumento devo tocar? ♫




Esse post vai para pessoas que desejam iniciar seus estudos de música, mas não sabem ao certo qual instrumento querem estudar.

São muitas as situações que nos levam a escolher estudar e aprender um instrumento, e muitas dessas situações estão atreladas ao meio em que convivemos, à música que escutamos e a inúmeros fatos que fogem do nosso controle ou planejamento.

A seguir, irei descrever as situações que influenciam nessa escolha.

a) Feeling: Você está escutando uma canção, e de repente um solo, ou uma frase, uma levada, enfim, algo te chama atenção, te desperta curiosidade e faz com que você sinta aqueles “arrepios” e fique átono. Feeling vem do inglês e significa sentimento. Assim, muitas pessoas escolhem um instrumento baseado naquilo que sentiram e naquilo que poderão fazer tocando tal instrumento. Além disso, pessoas mudam de instrumento desta mesma forma;

b) Influência: O convívio com músicos ou com pessoas que pratiquem essa arte influencia muito na escolha, principalmente se na sua família houver músicos;

c) Necessidade: Alguns músicos mudam de instrumento devido às oportunidades que surgem no meio musical. Exemplo disso foi o baixista de Jimmy Hendrix, Noel Redding, que era de fato guitarrista, e devido a necessidade financeira e de trabalho, entrou na banda como baixista, mesmo sem ser, e daí passou a desenvolver seu trabalho com o instrumento, pelo menos durante o Jimmy Hendrix Experience;

d) Adaptabilidade: Muitas pessoas iniciam estudos em um instrumento, porém não conseguem se adaptar a ele e a sua técnica, questão essa que pode levar uma pessoa a desistir da música ou então buscar um novo instrumento.

Comigo, aconteceu uma situação que até tem haver com adaptabilidade, mas como prefiro dizer, não fui EU que escolhi o BAIXO, mas sim foi o BAIXO que me escolheu (rs).

Comecei a estudar música com 10 anos de idade e o instrumento que escolhi foi violão, pois minha intenção era ser guitarrista (pode? rs). No entanto, o professor que me mãe contratou mais complicava minha cabeça, do que me ensinava. Resultado: Fiquei decepcionado e empacotei o violão e joguei em cima do guarda-roupa (rs). Porém, não desisti da música, comecei a estudar a historia da musica, a escutar os clássicos, a conhecer as bandas e músicos influentes e isso me ajudou muito.

Então com 15 anos, passeado por ruas do centro, me deparei com um instrumento muito chamativo, grande, de formato similar a uma guitarra, de apenas quatro cordas espessas e pronto! Perguntei ao vendedor como se chamava o instrumento e ele me ofereceu um teste. Ao segurar o baixo (este por sinal que seria o meu primeiro baixo, pois uma semana após isso comprei esse baixo), e ao tocar em suas cordas, senti algo tão forte e tal agradável que não restou dúvidas que aquele era O INSTRUMENTO.

Então, na primeira semana, comecei a pesquisar sozinho assuntos do contrabaixo, sobre os baixistas mais influentes, comecei a escutar musicas que davam ênfase ao baixo e comecei a estudar na raça. Em semanas, já tocava, fazia conduções e levadas. Aí depois com o tempo, passei para o curso de música na Escola de Música Estadual e na Escola de Música do Município.

Estudei ainda Baixo Acústico e Violino, porém nunca deixei o contrabaixo.

Foi assim que me tornei baixista e não me imagino atuando com outro instrumento, embora toque ainda violino e violão, mas estudar mesmo e me dedicar ao crescimento musical, uso o baixo, pois ele é a minha definição de músico.

Um abraço a todos!

2 comentários: