Páginas do fala baixo! Click e conheça mais:

terça-feira, 12 de abril de 2011

♫ ESPECIAL 3: Entrevista com Alexandre Panta ♫



Olá Amigos, Visitantes e Colaboradores,

Realmente, esse mês de abril está literalmente B-O-M-B-A-N-D-O !!!

Após duas excelentes entrevistas, com músicos conceituados, hoje trazemos uma entrevista com um grande músico e baixista nacional.

Estou falando de Alexandre Panta. Músico profissional, baixista de duas banda, a citar um dos melhores covers do Dream Theater, além de ser professor e colaborador da revista Cover Baixo, onde escreve matérias e transcreve músicas e linhas de baixo.

Músico altamente versátil, domina várias técnicas de forma sólida. É também exemplo de dedicação e compromisso com a profissão.

Acompanhe abaixo a seguir, na íntegra, a entrevista realizada hoje com Alexandre Panta!

RR: Qual seu nome completo?

AP:Alexandre Pantaleão

RR: Qual foi o primeiro instrumento que aprendeu? 

AP: Comecei em um violão durante uns 3 meses mais já visando tocar baixo mesmo.

RR: Por que decidiu ser baixista?

AP:Olha foi uma situação bem engraçada no ínico lembro me que na época não havia nenhuma baixista entre nosso grupo de amigos e eu já tinha certa curiosidade pelo mundo dos graves, ai uni o “útil ao agradável” e comecei a pegar gosto pela coisa. A fixação por ter uma banda era tão grande que eu fazia os baixos no violão elétrico até comprar o meu primeiro baixo. Quando fiz os primeiros ensaios e entendi a função real do contra baixo me apaixonei pelo instrumento.

RR: Qual foi o primeiro contrabaixo que teve?

AP: Um Jeniifer beeeem fuleiro hehehe, na época foi uma realização pra mim.
RR: Qual baixista mais influenciou sua maneira de tocar?

AP: No inico meu herói sempre foi Steve Harris do Iron Maiden, verdade minha primeira banda foi um Maiden cover, de lá pra ca muitos nomes me influenciaram posso citar, Luis Mariutti, Jonh Myung, Felipe Andreoli na área do heavy metal, depois de alguns anos comecei a apreciar a praia do fusion com Marcus Miller, Victor Wooten, nosso saudoso Jaco Pastorius, Stu Hamm e Richard Bona. O fato que hj não tenho uma referência só e sim tento absorver um pouco de cada um deles.

RR: Além dos baixos de 4, 5 e 6 cordas, quais outros tipos de contrabaixo você?

AP:Gosto muito do fretless, é viciante tocar lo você não consegue mais largar.

RR: Se não fosse baixista, que instrumento tocaria?

AP: Olha tenho facilidade com violão e guitarra porém tenho uma fixação por saxofone, na verdade quero arrumar tempo pra começar umas aulas.


RR: Se não fosse músico, qual seria sua profissão?

AP: É complicado, minha vida é música e respiro isso de 10 a 14 horas por dia (aulas, ensaios, shows, etc). Gosto muito da área de esportes creio que ficaria entre educação física ou iria lutar MMA (sou viciado nessa coisa).

RR: Qual equipamento você usa atualmente?

AP: Music Man Sting Ray 5, Music Man Bongo 6, Shelter SXJB (com caps fender noiseless, ponte badass bass 2 e trsates Dunlop medium jumbo) e um Ibanez GSR 205 para aulas, ensaios e estudos em casa. Em relação a amplificadores uso dois sets ampeg sendo um com cabeçote SVT 3 pró com a caixa SVT Classic 4x10 e um Ampeg BA 115 (cubo).
Já nos pedais utilizo um equalizer, bass limiter e chorus todos da boss.

RR: Fale um pouco do seu trabalho atualmente.

AP: Desde de 2007 toco na banda Scenes from a Dream (Dream Theater cover), banda Doze (pop rock na noite paulistana) e além de baixista faço também a direção musical da cantora Monica Guedes que em breve sairá na turnê do seu primeiro trabalho de estúdio.


RR:Como você divide sua rotina de estudos?

AP: Olha tento ser o mais equilibrado possível, o próprio DT cover já é uma verdadeira “academia” para os dedos onde a cada show mudamos 80% o repertório e como são musicas longas e com muitas convenções eu acabo sempre com a mão em dia. Em relação a técnica de slap procuro desenvolver sempre em cima de algum repertório e estudos com o metrônomo. Estudo sempre no período da tarde e dou aulas de noite, tem dias que estudo 1 ou 2 horas e tem dias que acabo estudando até 4 horas (quando sobra mais tempo claro), mais nunca passo disso para não cair o rendimento em virtude do cansaço sempre falo para os meus aluno que o desgaste mental atrapalha mais que o desgaste físico na música.

RR:Você é um baixista com notável nível técnico. Já pensou em escrever um método?

AP:Gosto de enfatizar todas as técnicas, não me considero especialista em nenhuma delas mais procuro desenvolver com seriedade e limpeza de execução em cada tipo de técnica. Sobre métodos já pensei sim, tenho muita coisa aqui que desenvolvi para a Cover Baixo nesses 4 anos e meio fora o que desenvolvo para os meus alunos, o que falta mesmo e sentar, planejar, juntar tudo e desenvolver um cronograma específico para um método bem didático.


RR: Quais são suas próximas empreitadas no mundo da música?

AP:Pretendo trabalhar na parte de produção musical, estou começando a gravar em casa onde estou quando finalizando meu home estúdio, gosto muito de gravações e a longo prazo seguir só nessa área juntamente com as aulas claro. Adoro subir nos palcos é algo que me faz bem mais pretendo trocar os palcos pelo estúdio futuramente.


RR:Qual a sua mensagem para os baixistas e leitores do Blog Fala Baixo!?

AP: Quero agradecer primeiramente ao Blog Fala Baixo pelo espaço, e para vocês todos que pretendem viver de música sempre estejam com a técnica em dia e o principal, escutem de tudo, mais de tudo mesmo o preconceito musical te limita e tira sua versatilidade, um musico eclético desenvolve aguça mais sua percepção do que um músico bitolado. Um forte abraço a todos baixistas que seguem o Blog Fala Baixo! 
Agradeço ao Marcio Benedetti (BH Luthieria) e ao Nelson Donizeti (Magna Luthieria) não só pela parceria mais sim pela real amizade e consideração que tenho por esses dois caras.

Bom pessoal, esta foi mais uma magnífica entrevista com um baixista formidávil e um ser humano de coração muito bom! Agradeço a atenção, educação e a disponibilidade de Alexandre Panta por contribuir para o meu trabalho neste blog!

Fiquem com Deus e até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t