Páginas do fala baixo! Click e conheça mais:

terça-feira, 2 de março de 2010

Música: A Linguagem de todos os povos.


A humanidade possui vários códigos para sua comunicação, como por exemplo, signos, a linguagem verbal (língua oral e língua escrita) e não-verbal. É por meio desse sistema de comunicação, que se torna possível expressarmo-nos e estabelecer a troca de idéias e informações uns para com os outros.
Retomando as idéias dos post passados, como "O que é Música?!" e "Isso aí é Música?!", a Música também é uma linguagem, linguagem essa muito rica por sinal, pois reúne signos, códigos, linguagem verbal e não-verbal.
O mais encantador é que a Música é uma linguagem universal.
Você pode ser brasileiro, russo, chileno, japonês, italiano, americano, enfim, pode ser de qualquer nacionalidade, mas pode entender aquilo que está escrito na partitura, mesmo se ela for escrita por um cidadão de qualquer país. E o mais interessante, mesmo sem dominar a linguagem do outro, músicos de diferentes nacionalidades podem tocar juntos, se comunicar artísticamente pela música, até porque as notas escritas na pauta, cifras e as notas tocadas são as mesma, independentemente da nacionalidade de quem as toca.
Você já deve ter escutado uma música em outro idioma e já deve ter se identificado com sua estrutura musical, como a melodia, a harmonia, o ritmo, mesmo sem entender o que a letra fala. Então, quando resolve buscar o significado da letra, a tradução da música, fica surpreso porque era justamente aquilo que você imaginava (se bem que há letras que não condizem com a forma musical em que ela se manifesta, no sentido musical).
Na maioria das vezes, podemos percerber a mensagem que músicas cantadas em outros idiomas provavelmente podem está passando, pois é fácil perceber quando a música possui um clima mais melancólico, mais alegre, mais romântico, mais engraçado, enfim, no geral podemos fazer essa distinção, mesmo que a lírica não corresponda à essa estrutura.
Por falar em linguagem, queria deixar um conselho para o músico de hoje. Estudar música significa não só entender da linguagem musical propriamente dita, como teoria, pontos técnicos, mas também entender de história, de literatura, e também sobre outros idiomas.
Dominar uma língua estrangeira é muito importante para o músico, pois sabemos que existem muitos livros e métodos escritos em outras línguas, e por mais que obedeçamos o que a partitura traz, existem ainda informações que podem nos ajudar e a economizar esforços, de maneira a aumentar nossa produtividade e entendimento daquilo que o autor do método, livro ou composição quer passar.
Investir em cursos de língua estrangeira é uma opção que irá aumentar seu leque de informações, de conhecimentos e possibilidades de contato, até mesmo com músicos de outros países, além de ser algo que servirá para obter informações em infinitas áreas além da música.
Eu mesmo me dediquei a aprender uma língua estrangeira, e escolhi dominar o idioma inglês, que além de ser a língua universal (e não é a mais falada, a mais falada é o Chinês Mandarim), é que possui maior variedade de materiais de estudo.
No entanto, sabemos que no nosso país, acesso à esse tipo de instrução e conhecimento não possui um preço acessível, o que é lamentável.
Falar inglês me possibilitou oportunidades únicas na minha vida de músico. Em novembro de 2009, participei de um Festival Internacional de Contrabaixo, que além de trazer músicos nacionais como o grande Adriano Giffoni, Arthur Maia, Celso Pixinga, Ebinho Cardoso, trouxe também músicos e educadores consagrados como Todd Johnson, Jim Stinett (Professor da Berklee College of Music) e Grant Stinett.
Quando se fala uma língua estrangeira e principalmente, inglês, você já está em vantagem competitiva, pois entende na íntegra as informações passadas em um workshop por exemplo, como foi o caso do festival que participei, diferente que quem depende de tradução simultânea para entender e tirar suas dúvidas, o que ainda corre o risco de que aquilo que você realmente deseja saber possa ser passado para o visitante estrangeiro de forma um tanto que distorcida (e se torma mais agravante se o tradutor não souber os termos técnicos da música). Graças a esse conhecimento pude não só enternder as aulas, workshops e masterclasses desses baixistas e professores, como também fazer amizade com eles e conhecer histórias que quem não sabia falar inglês, com certeza absoluta não ficou sabendo.
Então, se você tem a oportunidade de estudar um outro idioma, pode apostar que é uma boa opção.
Concluindo, a Música é uma arte que une povos e não é mais um simples complemento cultural. É um campo de estudo que abre caminhos para estudar outras áreas. Ser músico (para quem é curioso) é ser um pouco de matemático, físico, escritor, poliglota, administrador, político, idealizador, fisioterapeuta, pedagogo, entre uma série de outras áreas que se relacionam com o mundo da música. E é por essas e outras, que a música é a linguagem de todos os povos!

Um aperto de mão!




Dedido este post para Bruna Guimarães, escritora, roteirista, atriz, musicista e violinista.

22 comentários:

  1. x)
    Fico feliz que tenha dedicado isso a mim. É a primeira vez que me dedicam algo[segunda na verdade].
    Amei o artigo. Certamente a música é a língua de todos os povos!
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Eu também agradeço a você! Continue sendo esse ser humano incrível, dotado de muitos dons e talentos. Beijo grande pra vc Bruna!

    =)

    ResponderExcluir
  3. você receberá um oi torpedo informando uma surpresinha nesse dia tao especial!!^~
    aguarde a mensagem em seu oi.(eu acho q é oi..shaushuahua)
    bjo, ex amiguinha virtual.

    ResponderExcluir
  4. o/
    eu agradeço a vc pelo imenso carinho e consideração. é bom saber que vc não é mais minha amiguinha virtual uahsuahs Ganhei uma amiga bem real.
    Continua visitando aew.
    Um grande beijo pra vc senhorita!

    ResponderExcluir
  5. Olá Roberto, já sou seguidora do seu blog pois assim como você adoro música.

    Tenho mais dois blogs e conto com sua particpação:

    Viagens e Destinos:
    http://viagensedestinosbyline.blogspot.com

    Catinho da Line:
    http://cantinhodeumamulher.blogspot.com

    Um abraço! Line.

    ResponderExcluir
  6. Muito Obrigado Senhorita Aline!
    Pode ter certeza que visitarei constantemente seus blogs!
    Gostei muito dos posts que já li!
    Em breve, seguirei vc em todos!
    Um grande abraço!
    Roberto Reis =)

    ResponderExcluir
  7. "Sem música, a vida seria um erro".

    Aproveite esse dom divino pois a música é um alimento para o espirito. É uma forma de nos aproximar do criador!.

    Line :)

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pelas palavras. Seja bem vindo!

    Dani.

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito da sua frase!
    Ela é puramente verdadeira, e além de nos aproximar do criador, nos faz enxergar cada vez mais como Ele é maravilhoso!
    Beijo enorme!
    =)

    ResponderExcluir
  10. Sabe, nunca entendi muita coisa sobre música, mas adoooro escutar uma, quem não gosta, não é mesmo? E meu sonho é aprender tocar violão ou guitarra, mas tenho medo de não aprender, pois sou muitoo descordenada...
    Valeu por comentar no meu blog, se puder me seguir lá...
    Parabéns pelo blog!

    Abraços
    Samieh Saleh

    ResponderExcluir
  11. Obrigado pela visita!
    Vou te seguir lá, me segue tbm?
    E sobre aprender violão ou guitarra, vá em frente, medo só atrapalha a nossa vida!
    Posso te dar uma mãozinha? uahsuahsuhaus
    Beijooo!
    =)

    ResponderExcluir
  12. Ola Roberto!
    A musica e mesmo universal. Uma musica da Maddona diz: "Music makes the people come together" e eu nao poderia concordar mais. Dias atraz houve uma festa de confraternizacao da mina turma da pos graduacao aqui na Alemanha, somos 20 alunos de 20 paises diferentes. E quando a musica comecou a animar a festa, eramos todos 1 na pista de danca, a despeito da nossa nacionalidade, cultura ou religiao. O efeito gregario da musica e sensacional!
    Concordo contigo a respeito de aprender linguas estrangeiras, so abre portas e nos abre para o mundo!
    Best regards,
    Marcia

    ResponderExcluir
  13. Muito Obrigado pelo seu comentário!
    É muito gratificante tê-lo aqui!
    A música reaalmente tem essa magia de unir, de quebrar diferenças, de compartilhar emoções..
    Continue visitando, em breve irei postar videos,com assuntos e aulas referentes ao mundo da musica. No momento não tenho postado tanto, devido a problemas noa meu pc =(
    Mas, daqui há alguns dias tudo estará normalizado!
    Mais uma vez,
    Muito Obrigado!

    ResponderExcluir
  14. oi
    adorei sua visita ao meu blog
    e ainda mais te- lo seguindo agora
    amo música, e meu gosto é o mais eclético possível, rsrsrs
    tenho adoração por sax, assim como vc, bem , me dd no msn, letielesantos@hotmail.com, p/ trocarmos umas idéias, valeu pela dica da musica, vou conferir agor, bjoxx no coração

    ResponderExcluir
  15. Obrigado pela visita Leti!
    Ja ta add no msn!
    Abraçoss

    ResponderExcluir
  16. Vlw pelo apoio. Tri esse teu blog, curto muito música tbm, acho tudo muito interessante...

    Abraços

    ResponderExcluir
  17. Valeu serenissima!
    Brigado por visitra tbm!

    Abraços

    ResponderExcluir
  18. Gostei muito do seu blog tambem!
    É sempre bom saber que alguem gosta de blink *-*
    Muito interessantes seus posts.

    Parabens.

    ResponderExcluir
  19. oi Amei o artigo e gostei muito de ter participado dessa reuniao e voçê pode ter certeza de que eu vou continuar participando.
    bjs

    ResponderExcluir
  20. Obrigado por sua participação e colaboração!

    Seja Bem vinda ao Time Fala Baixo!

    Abraços

    ResponderExcluir