Páginas do fala baixo! Click e conheça mais:

sábado, 10 de abril de 2010

Gestão de Bandas & Conjuntos - GESTÃO FINANCEIRA


Depois de abordarmos assuntos relativos à formação de uma banda, à Gestão com os músicos e ao Marketing Musical da banda, discutiremos agora sobre como gerir os recursos financeiros de uma banda.
Ter a preocupação de como administrar o dinheiro que a banda ganha, é uma ação que garante a implementação de novos recursos e consequentemente, aumenta a qualidade dos serviços prestados pelo grupo.
Porém, precisamos conhecer alguns conceitos essenciais para melhor administrar os recursos financeiros de uma banda. São Eles:

1. ECONOMIA

Economia é a ciência social que estuda a produção, distribuição, e consumo de bens e serviços. O termo economia vem do grego para oikos (casa) e nomos (costume ou lei), daí “regras da casa (lar).”
Ela estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação entre as necessidades dos homens e os recursos disponíveis para satisfazê-las.
(Definição encontrada em http://www.oeconomista.com.br/conceito-de-economia/)

Ter uma banda significa não só contar com os músicos em si, como também contar com um equipamento adequado, que permita à banda executar sua função principal, que é tocar.
Sabemos que ter um bom equipamento, principalmente os equipamentos de marcas consagradas possuem alto custo. Principalmente aqui no nosso país, onde os impostos, taxas, e outros tributos embutidos encarecem ainda mais os equipamentos.
Agora, vamos conhecer outro conceito para podermos prosseguir:


2. NECESSIDADES

Uma necessidade é, por definição, um estado de carência que é preciso ultrapassar ou satisfazer. Dado que as necessidades humanas apresentam uma grande multiplicidade e são virtualmente infinitas e que, por outro lado, existe escassez de recursos necessários para as satisfazer, coloca-se um problema, o qual constitui o chamado "problema econômico"
(Definição encontrada em http://www.knoow.net/cienceconempr/economia/necessidade.htm)

Como visto na definição acima, nossas necessidades são ilimitadas. No entanto, nossos recursos financeiros são escassos. É justamente nesse ponto, que temos a Necessidade de Escolha.
Nesta hora, usamos uma função administrativa chamada Organizar, que é alocar os recursos necessários e determiná-los em uma estrutura que facilite seu uso.
Sendo assim, temos que pensar nos seguinte questionamento:

"Quais os tipos de equipamentos que melhor se adequam à minha banda?" 

Precisamos, antes de decidir que equipamentos comprar, determinar os tipos de apresentações da banda, de acordo com o número de eventos que ela realiza, com a frequência que eles acontecem e levando em consideração o desgaste dos mesmo.

"Será que devo investir em equipamentos de alto custo?"

Para responder essa pergunta, além de sabermos a resposta da pergunta anterior, necessitamos conhecer o que há de disponível no mercado, em oferta.
O público consumidor, geralmente, relaciona preço elevado com qualidade. No entanto, devido a grande competitividade no cenário agitado do mercado, percebemos a entrada de produtos de alto padrão de qualidade, com excelente acabamento e com um preço bastante em conta, e que podem perfeitamente atender às necessidades da sua banda!
Mas, se você tem recursos, e deseja obter materiais de marcas consagradas, as vezes até por uma questão de status, a escolha é sua. Porém sabemos que existem hoje equipamentos de marcas não tão consagradas, mas que competem muito bem com os produtos de grandes marcas. Pense nisso antes de investir seu dinheiro e o da banda na aquisição de equipamentos.

Pronto, já discutimos os conceitos necessários quando o assunto é investir na banda. Dessa forma,para investirmos, precisamos de capital, e se mal gerido for esses recursos, as possibilidades de satisfazer as necessidades da banda ficam cada vez menores.
O primeiro passo é entrar em consenso com todos os integrantes da banda, acordando que todo o dinheiro arrecado deverá primeiro contemplar a sanar as necessidades da banda e em segundo plano a divisão igualitária desses recursos entre seus integrantes.
Após isso, nosso segundo passo é a abertura de uma conta, e também nomear algum integrante para ser o responsável de prestar contas sobre o dinheiro que entrar e sair da banda.
Como vimos nos artigos passados, não adianta você ter seus equipamentos e instrumentos bons e legais, a banda possuir estrutura de som, como caixas, mesa de som, amplificadores, e equipamentos de apoio como estantes, pedestais, cabos, se seu companheiro não possui um instrumento legal. Nesse ponto, o dinheiro da banda entra para sanar essa deficiência. Mas, alguns integrantes confudem isso com "dar" o equipamento a um integrante, sendo que não é bem assim, pois o equipamento é PARA a banda, para o todo e melhor atuação e realização dos serviços.

Bom, encerrando nossa conversa, espero que todo esses conteúdos, relacionado à bandas, sejam bastantes úteis para você que quer montar ou tem sua própria banda.
Desejo a todos os meus colaboradores paz!

Um grande abraço!


 

7 comentários:

  1. Gostei do aplicativo do Guitar Hero.A gente ainda não teve nosso torneio..Ta treinando muito?shaushus
    Bjo.

    ResponderExcluir
  2. aushuahsuahsuahus
    Eu treino todo dia, eskeceu que eu sou BAIXISTA????
    Guitar hero é para babies auhsuahsuahuahsuhaushas
    Ta me desafiando eh???
    Vai levar um côooooooro!!!
    auhsuahsuhaushaus
    BjoooOO

    ^^,

    ResponderExcluir
  3. Fala Baixo Roberto, estou passando por aqui para dar um oi ... Abraços!
    Line:)

    ResponderExcluir
  4. Fala Baixo minha amiga mineirinha de Belzonte! ^^
    É sempre bom ver seu rostinho por aki!!!
    Thank you, minha colcaboradora arretada!
    BjooOO

    ♫♫♫♫♫♫♫♫♫♫♫♫♫♫♫♫♫♫♫♫♫♫♫♫♫♫♫♫♫♫♫♫♫♫♫♫♫♫♫♫♫♫♫♫♫♫♫♫♫♫♫♫♫♫♫♫

    ResponderExcluir
  5. Ola, toh t devendo um coments neh? rsrs
    Bem legal tudo por aqui o/

    =* otimo final d semana

    ResponderExcluir
  6. Obrigado por sua visita!
    Muito gentil da sua parte!
    Bjo

    ResponderExcluir
  7. Ola!
    Estou a visitar o blog pela primeira vez e estou impressionado com a qualidade do conteúdo, a sério...

    Eu estou a desenvolver no âmbito de um projecto escolar que pretendo aplicar na prática, um site para a gestao de bandas, ou seja um site em que cada banda se regista, adiciona os seus membro (tendo igualmente cada um a sua conta) e lá dentre gere ensaios (data, hora, local, objectivos, etc), concertos (data, hora, local, etc), outras marcações. Estas são as funções que, embora ainda não estejam concluídas, tenho pensadas.

    Sendo que quero dar o meu contributo a cada banda fazendo desta uma ferramenta util gostaria de contar com o teu apoio e de outros leitores em ideias para torna-la realmente util.

    Fico á espera,
    Obrigado

    Para quem quizer: www.gestband.com

    ResponderExcluir