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segunda-feira, 5 de abril de 2010

Gestão de Bandas & Conjuntos - MARKETING MUSICAL


Dando continuidade à nossa conversa sobre gerenciamento de Bandas & Conjuntos, iremos abordar agora alguns importantes aspectos do MARKETING MUSICAL da banda.
No estudo do marketing, contemplamos 4 pontos chaves (os 4 P's), essenciais para o marketing da Organização. Como de costume, gosto de aplicar teorias e estudos da administração na vida musical. Vamos conhecê-los a seguir:

1. PRODUTO

Numa banda, o seu principal produto/serviço é o SOM. Ter um conjunto coeso, sincronizado, com um bom introsamento, refletem na QUALIDADE do som.
Além disso, uma banda, por maior que seja seu repertório próprio, autoral, deve ainda ter um repertório cover, ou seja, deve tocar músicas de outros artistas. Ser versátil é um ponto positivo ³ para aumentar as oportunidades de trabalho para sua banda, conjunto ou para você mesmo (caso você trabalhe em uma carreira solo).
E mais, som é algo INSTANTANEAMENTE reconhecido por ser bom ou ruim. Por isso, nada melhor ter um bom conjunto, harmonioso, como também equipamentos que forneçam e permitam aspectos essenciais para a execução do seu conjunto.
Assim como todo produto tem uma embalagem, a banda, conjunto, dupla, trio ou músico solo, deve ter um bom visual, um look característico, mas também nada exagerado.

2. PREÇO

Infelizmente, a maioria dos músicos, bandas e conjuntos têm um defeito mortal chamado ORGULHO BESTA! Imagine, só porquê sua banda executa músicas de difícil tocabilidade e de alta complexidade técnica, não quer dizer que sejam A melhor banda! Existem (e eu mesmo já vi absurdos assim) bandas que literalmente se acham, sem o menor "quê" nem "porquê", e isso reflete muito na hora de cobrar o cachê.
Na hora de definir o valor de cada apresentação, avalie não só o seu lado, mas a oportunidade que surgiu.
Exemplo, não adianta muito tocar pelo que você pede em espécie se sua banda ou você é pouco visto. Melhor seria tocar por uma quantia menor, mas atingir um maior número de espectadores, pois assim, com mais pessoas observando, o número de novas oportunidades projetadas podem se  aumentar e concretizar.
Isso não significa que você vai tocar de graça, por uma refeição ou muito menos por uma garrafa de bebida (isso causa a desvalorização do músico e da profissão).
Se o preço oferecido não for o esperado, negocie, chegue a um acordo. É a melhor maneira de dar continuidade às suas relações profissionais.

3. PROMOÇÃO

A banda deve investir em um material de divulgação, como cartões de visita contendo as informações para contatos, de preferência com mais de uma referência, deve ter também banners, que podem ornamentar as apresentações, camisas personalizadas, e se possível ter alguns brindes simples, como canetas, chaveiros, etc (caso o orçamento permita tal investimento).
É muito interessante ter ainda um canal de comunicação como myspace, blog, contas no youtube com vídeos e entrevistas das bandas, entre outros que são possíveis e o melhor, que são gratuitos.

4. PRAÇA

Vender um serviço musical, não necessita de um ponto fixo, logo o serviço de uma banda é algo intangível. Por isso, eis a importância de possuir meios de comunicação como os citados acima, pois esses serão os "pontos de venda".
Se a sua banda já alcançou ou está alcançando um destaque na cena regional, ou mesmo estadual, ter uma sede, como um fã clube é uma ótima idéia. Não precisa ser necessariamente um espaço destinado somente para isso, pode ser a casa de um dos participantes, ou um lugar cedido por alguém, mas que possua outros fins também, como espaços comunitários. Enfim, o importante é ter uma referência física para seus contatos e para seus contratantes.

Com a evolução dos estudos e da teoria, surgiu no Marketing mais um ponto chave, o que chamamos de 5º P.

5. PÓS-VENDA

Como sua banda se comporta depois do show? Você mantêm contatos com seus contratantes? Você busca saber se seus serviços foram bem aceitos e atenderam as espectativas do seu público?
São atitudes assim que permitem que novas oportunidades venham a aparecer novamente, e ganha sua banda, ganha seu cliente e ganha seu público!

Se você tem acompanhado meus artigos, tem gostado do que leu, e precisa de desenvolver esses pensamentos em idéias em sua banda ou em sua carreia, entre em contato comigo, por meio de comentários ou por e-mail.

Um abraço a todos vocês, meus colaboradores!

22 comentários:

  1. Pow Betão!!! Ficou show o tópico irmão! Tudo haver administração com a música. Você conseguiu unir o útil ao agradável! São boas idéias para quem quer seguir no ramo musical, principalmente para quem quer crescer!

    Abraçoo irmão!

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  2. Pow parceiro, valeu pelo apoio!
    Desenvolvi um plano com produtos e serviços para músicos e bandas. Um sistema de gerenciamento que implementa planos de marketing, desenvolvimento de blogs e planos de qualidade aplicados ao serviços musicais!
    Abraço irmão!
    o/
    ♫ ♬♫ ♬♫ ♬♫ ♬♫ ♬♫ ♬♫ ♬♫ ♬♫ ♬♫ ♬♫ ♬♫ ♬♫ ♬♫ ♬♫ ♬♫ ♬

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  3. Fala Baixo Roberto !!!

    Parabéns pelo conteudo das suas postagens e visão empreendedora do negócio.
    Você vai longe ... falando baixo !!!

    Abraços! Line.

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  4. Eu que agradeço sua colaboração!
    Cada comentario seu é um estímulo a mais para continuar estudando e desenvolvendo este blog!

    Abraços!

    ♬♬♬♬♬♬♬♬♬♬♬♬♬♬♬♬♬♬♬♬♬♬♬♬♬♬♬♬♬♬♬♬♬♬♬♬♬♬♬♬

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  5. Adooooro esse blogueiro!!=DD

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  6. eeeii, com todas essas instruções, eu vou fazer uma banda, e vc vai me gerenciar!!sausuahsausauusus
    topa??
    bjoo senhorito.

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  7. Auhsauhsuahsuhasuhas
    Opa, tamo aew!!!
    è só dizer quando começamos e já era!

    Bjo senhorita!

    =D

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  8. E ai Roberto blz? parabéns pelos seus artigos, estão me ajudando muito, pois estou começando a entra nesse mundo de gerenciamento e produção de bandas e seu blog esta me ajudando bastante. queria deixar com vc meu e-mail pra eu poder tirar mais algumas duvidas, guilhermemirasso@hotmail.com! abraços e sucesso Att.

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  9. Obrigado colaborador!
    Ja esta add, qualquer duvida pode netrar em contato.
    Abraços!
    Seja sempre bem vindo e continue visitando.

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  10. caracas... você manda muuuuuuito bem.!
    se você pudesse dar algumas dicas para o mundo GOSPEL eu ficaria MUITO GRATO.!*!*!*

    ABRAÇO
    RENATO SANTOS

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  11. Obrigado Renato, sua dica foi anotada, embora vc possa aplicar muita coisa daqui no seu segmento.
    Abraços

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  12. Poxa adoreeei o artigo, primeira vez que leio, estou pesquizando muito sobre o assunto pois faço Tecnologia em Marketing e meu pai tem uma banda, ele é o cantor e meu marido o baterista, a banda e pequena cantam há muito tempo, antes era o eletro ritmo, e dia 04 do mês que vem vão laçar a banda completa (banda de forró), e eu carinhosamente recebi o convite para ser a produtora da banda, como a banda é pequena vou ser mas ou menos tudo hehe.. gostei muito do que Li queria manter contato.. tem como vc me add no msn? anny_bbzinha2@hotmail.com desde já Agradecida!

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  13. Obrigado pela participação @Anny ^^
    Desculpe pela demora, mas você ja está adicionada no mue msn! Abraços e fique com Deus!

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  14. Olá Roberto, primeiramente meus sinceros parabéns pelo blog! É realmente útil para músicos que não tem experiência em gestão. Eu estou me formando (se Deus quiser) em Administração no final deste semestre e gostaria que minha monografia tivesse a ver com minha outra paixão, a música (também sou baixista), porém não achei muito material que me guiasse de forma segura a conclusão do meu trabalho, portanto escolhi outro tema. Apenas gostaria de dizer que agora que achei o seu blog, pode contar que eu estarei lendo ele frequentemente, portanto continue assim! Mais uma coisa, se você tiver algum material que se aprofunde mais no tema 'gestão musical' gostaria de pedir para que me envie por e-mail (layonlb@hotmail.com) para mantermos contato também.

    Um forte abraço!
    Layon Lacerda Bonjour

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  15. Obrigado Layon Lacerda!
    Fico contente que me trabalho esteja ajudando as pessoas.
    Seja bem vindo e continue visitando e lendo minhas postagens!
    Abraços!

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  16. Meu filho é integrante de um grupo de pagode ( 8 músicos )e gostaria de saber se tem um programa de gestão econômico/financeiro para que eu possa ajudá-los. Meu e-mail é jaiva@globo.com ou jaivaila@gmail.com

    Muito grato
    Jair

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  17. Meu filho é integrante de um grupo de pagode ( 8 músicos )e gostaria de saber se tem um programa de gestão econômico/financeiro para que eu possa ajudá-los. Meu e-mail é jaiva@globo.com ou jaivaila@gmail.com

    Muito grato
    Jair

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  18. Sensacional esse material! Deixo aqui registrado, como sugestão, que disponibilize esse conteúdo para download em .PDF ou WORD. Gostaria muito de ter esse material salvo em meus arquivos para consulta futura!

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  19. Sensacional o esclarecimento prestado aqui neste tópico. Deixo como sugestão, a possibilidade de fazermos download desse material em PDF ou WORD, pois gostaria de ter salvo em meus arquivos para futuras consultas. Desde já parabéns pela compilação!

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  20. Olá Roberto!
    Adorei seus Post me ajudaram muito!
    Mas ainda não consegui montar um projeto musical poderia me ajudar com isto?
    Aguardo.

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    1. Fala Bruno Cardoso, tudo bem? Para este tipo de trabalho eu cobro honorários. Se estiveres interessado mande-me um e-mail para adm.robertoreis@hotmail.com Abraço!

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