Páginas do fala baixo! Click e conheça mais:

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

♫ Como comprar seu instrumento - Parte I ♫




Olá meus bons, e o groove?

O post de hoje, traz um assunto que muitos músicos, tanto iniciantes quanto alguns com certa experiência passam quando precisam comprar um instrumento ou um equipamento, e as vezes por falta de um senso analítico em relação as necessidades, ao poder aquisitivo e as opções que o mercado oferece, acabam realizando maus negócios.

Em primeiro lugar, tenha em mente bem definido aquilo que você realmente necessita comprar. Qual é a sua necessidade no momento? Por que isso ou aquilo é necessário?

Se você é iniciante, procure informações em fóruns da internet, leia artigos de revistas especializadas e converse com músicos mais experientes, para que assim você possa ter uma visão mais ampla de tudo aquilo que está disponível no mercado.

Se você já é um músico veterano, também não custa nada se inteirar dos assuntos relativos ao equipamento que deseja adquirir ou mesmo buscar novas oportunidades de compra.

Outro ponto a destacar, é o fator financeiro. Sabemos que nossas necessidades são ilimitadas e á medida que satisfazemos uma necessidade, outras e mais outras vão surgindo. Sendo assim, deve-se levar em conta quanto você tem disponível para gastar no seu equipamento.

Às vezes os nossos olhos vão direto naquele bem, instrumento ou equipamento que é mais caro, e isso é fato. Porem, sabe-se hoje que preços é possível conseguir um bom equipamento, pagando um preço bem mais em conta. Hoje, a qualidade no processo de gestão das empresas acontece de forma dinâmica e em toda a organização, ou seja, é possível encontrar, por exemplo, um bom instrumento, com um bom visual, um bom som, mas com um preço bem em conta. Lógico, que equipamentos consagrados custam mais caros, no entanto é possível conseguir um bom equipamento que faça bem sua função sem “dever nada” para um equipamento consagrado.

Agora o mais importante, nunca caia no papo de vendedor! Acredite, a função dele é vender, pois ele ganha para isso e ganha em cima disso! Um vendedor experiente faz com que você enxergue, ouça e acredite piamente que um baixo simples seja parecidíssimo com um Fender Jazz Bass (rs). Nem todos os vendedores são honestos, e quando percebem que o cliente é novo no ramo, a primeira coisa que ele vai querer te empurrar é aquele instrumento que está no estoque á séculos e por um preço de instrumento novo. Outro artifício dos vendedores é SIMULAR um desconto de 30% que todos nós temos direito, tanto em pagamento a vista, como no cartão de crédito e acreditem, na maioria das vezes, esse desconto NÃO EXISTE. Os vendedores pegam uma calculadora dessas “Xing ling” e uma tabela MEDÍOCRE e somas, multiplicam, elevam ao quadrado, ao cubo, mas jamais diminuem um centavo desta conta. Então, seja esperto! Leve sua calculadora, e faça com ele os cálculos, questione e procure obter realmente o seu desconto, exija tudo o que puder, desde brindes até condições favoráveis de pagamento.

Lembro que uma vez, fui comprar um baixo de ultima hora, pois meus baixos estavam totalmente desregulados por causa de uma mudança súbita na temperatura e até que eu solicitasse ao luthier uma retifica de braço e regulagem do tensor, demoraria um pouco. Chegando à loja, achei um instrumento perfeito pra ocasião que iria tocar. O preço na época era de R$ 1.399,00. Havia ainda um desconto de 30% e pedi ao vendedor um orçamento. Meus amigos, quando esse orçamento chegou, o baixo veio com um valor embutido de 40% a mais no preço, e os 30%? Foi nessa hora que eu saquei a maravilha dos negócios *--* Minha calculadora financeira (rs) E perguntei pro tal vendedor se ele estava vendendo o baixo pra mim ou pra mãe dele, com o perdão da expressão. Resultado: levei o baixo 40% mais barato, por que descobri ainda umas avarias na pintura e na estética, ganhei um cabo de 5m que não estava incluso no kit, 3 palhetinhas, além das chaves de regulagem que acompanham o baixo e de uma boa condição de pagamento. Foi bom ver a cara do vendedor de decepção, naquele dia ele foi a caça (rs).

No nosso próximo post, iremos aprender a avaliar um instrumento musical antes de comprá-lo.

Fiquem com Deus e até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t