Páginas do fala baixo! Click e conheça mais:

terça-feira, 30 de novembro de 2010

♫ Esse instrumento é novo? ♫




Olá meus amigos, tudo na paz?

Como é bom sentir o cheirinho de férias chegando... e como é bom poder voltar a postar no blog com mais freqüência! o/

Hoje iremos discutir os conceitos de “novo” e “velho”, aplicados aos instrumentos musicais.

Para isso, irei utilizar algumas situações que acontecem no cotidiano.

a) Você está passando em frente a uma loja de instrumentos musicais, e ver uma guitarra linda, perfeita, que ACABOU DE CHEGAR à loja. Você, fascinado, decide comprar esse instrumento. Porém, não dispõe da quantia necessária para adquiri-lo. Você começa a juntar a grana... Passam-se um mês, dois, três, quatro, cinco, e seis meses depois, você consegue comprar sua “guitarra nova”;

b) Em uma comunidade de músicos, todas comentam sussurradamente sobre o “novo” violino do fulano das colcheias. Violino este fabricado em 1899, de origem alemã, uma verdadeira preciosidade;

c) O Zé comprou um violão usado, mas nem parece! “Tá novinho em folha”, até parece que saiu da caixa hoje mesmo.

Percebam meus amigos, que em cada situação há um conceito para aquilo que concebemos como NOVO e VELHO.

Na situação a, quando a guitarra acabou de chegar á loja, realmente ela estava nova, pois geralmente, quando o empresário realiza o pedido, o fornecedor tende a entregar lotes ou peças com datas de fabricação recente. No entanto, seis meses depois, essa guitarra já não é mais NOVA. Ela pode ter nunca sido USADA, porém, não significa dizer que seja nova, pois, supomos que ela ficasse mais de seis meses na vitrine, como um ano. Ela já teria certo tempo de permanência no estabelecimento, embora nunca tenha sido usada.

Na situação b, o conceito de novo mudou. Sabemos que o instrumento em questão é antigo, de valor tanto musical, quanto pecuniário, tanto pela sua idade, quando pela sua raridade. Neste caso, o instrumento é uma NOVIDADE, visto que é difícil alguém possuir um instrumento deste naipe. (Ram Ham... Eu tenho um violino alemão de mais de 120 anos, cópia fiel do Guarnerius de Paganini uahsuas Boas lembranças do meu tempo de violinista).

Já na situação c, que é semelhante à situação a, a qualificação de NOVO se refere ao ESTADO DE CONSERVAÇÃO do instrumento. O antigo dono poderia ter usado poucas vezes, e o manteve guardado por um bom tempo, o que preservou o instrumento de marcas de uso e de possíveis avarias.

Enfim, com estas definições, fica claro que o conceito de NOVO e VELHO é altamente relativo, mas precisa ser discutido.

No próximo artigo, encerraremos a série de artigos que tratam de recursos musicais (equipamentos, instrumentos, materiais de apoio, etc.)

Um abraço a todos! Fiquem com Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t