Páginas do fala baixo! Click e conheça mais:

quinta-feira, 21 de julho de 2011

♫ Maslow e o Músico ♫

Olá meus amigos e colaboradores!

Estou retornando às postagens do blog Fala Baixo! depois de 3 meses de muito trabalho e compromissos, mas tempo esse que foi muito importante para eu trazer coisas novas e interessantes para o blog.

Hoje iremos falar da Pirâmide das Necessidades, mais conhecida no meio da Administração como Pirâmide de Maslow.

Abraham Maslow foi um psicólogo americano e se destacou por suas pesquisas acerca da motivação, e notadamente reconhecido por sua teoria das necessidades humanas, na qual hierarquiza tais necessidades por meio de uma pirâmide.

Agora você deve está se perguntando: “Sim, mas o que o músico tem haver com essa teoria?”

Pois bem, usaremos a metodologia de Maslow aplicada a profissão de músico, ou seja, irei adaptar suas premissas e classificações para aplicá-la na gestão de carreira do profissional da música.

Em sua teoria Maslow, elenca as principais necessidades humanas em uma escala hierárquica:


a) Necessidades Básicas: Estas necessidades estão na base da pirâmide. São Necessidades imprescindíveis a sobrevivência humana e que precisam ser satisfeitas com prioridade para que se possa atender demais necessidades. São elas: respirar, comer, beber, dormir, sexo, excretar, etc.

b) Necessidades de Segurança: Após satisfeitas as necessidades básicas, o ser humano precisa se sentir seguro. Por exemplo, resguardar sua vida, sua integridade física, precisa de uma casa, um lar, um emprego, renda, etc.

c) Necessidades Sociais: São necessidades que caracterizam a ser humano da melhor forma, pois o ser humano é um ser social, que precisa se comunicar. Isso diz respeito às amizades, aos relacionamentos afetivos e familiares. Ou seja, necessitamos interagir com outras pessoas, trocar afetos, nos comunicar.

d) Necessidades de Status e Estima: Necessitamos ser bem quistos, ser queridos. Precisamos receber a admiração das pessoas, ser referência na vida de alguém, entre outras demonstrações de estima.

e) Necessidades de Auto-realização: É a busca pela satisfação daquilo que nos realiza plenamente. É buscar realizar desejos, sonhos, caprichos, etc.

Bom, tomando esse conhecimento prévio dessa escala de necessidades, vamos agora começar a adaptá-la a nossa profissão de músicos.

Observem abaixo a figura que eu estruturei com alguns ícones ilustrativos, que irão representar as necessidades para a profissão do músico, ou seja, restringimos o objeto de estudo, pois estamos estudando as necessidades humanas enquanto profissionais. Vamos lá! 


A) Necessidades Básicas: Para sermos músicos, precisamos ter nosso próprio instrumento, exceto quem tem a voz como instrumento. Atuar profissionalmente requer que tenhamos além de instrumentos, equipamentos e acessórios. Isto é, não há possibilidades de êxito profissional caso não tenhamos nossa própria ferramenta de trabalho, adequada e eficiente para realizá-lo. Ter seus instrumentos, equipamentos complementares e acessórios é o primeiro passo para estabelecer um padrão e iniciar na profissão.

B) Necessidades de Segurança: Para termos segurança na profissão de músico, precisamos está respaldados sobre aquilo que permeia a profissão. Precisamos estudar, buscar aperfeiçoamento continuamente, investir em cursos, graduações e outras titulações, afim de que possamos além de ter respaldo, aumentar nossas possibilidades de trabalho. Lembrem-se: um currículo com boas titulações e um profissional que se atualiza, que investe no seu desenvolvimento, tem muito mais chances do que aqueles que encaram a profissão com malandragem e descaso. É lógico que existem as DISCREPÂNCIAS, como os novos “ícones” da cena musical atual no Brasil, os chamados “Sertanejos Universitários” liderados por Luan Santana e sua trupe, que sequer estudaram música em nível algum, e ganham mais que mestres e doutores em música. É mentira? Sabemos que não...

C) Necessidades Sociais:
Como havia falado previamente, o ser humano não é uma ilha, o ser humano é comunicação. Não pode viver isolado e precisa interagir. Na carreira não é diferente. Você precisar ter bons contatos, conhecer pessoas influentes, fazer novas amizades. Aumentar o networking é fundamental na nossa profissão, pois lidamos com pessoas, fazemos músicas para as pessoas e sem contar ainda fazemos música com outras pessoas, com todas suas diferenças e particularidades. Não adianta ser um exímio músico se você se fecha em uma concha e faz da sua música seu objeto de desejo. Fazer contatos significa aumentar seu leque de oportunidades. Músico metido a besta e anti-social está no caminho certo... caminho certo para a falência...

D) Necessidades de Status e estima: Essa é uma das necessidades que mais cegam os músicos... Existem músicos que querem apenas aparecer,está sempre em cima do palco como “atração principal” (já cansei de ver músicos denegrindo outros para se auto-promover, ou mesmo para não ofuscar seu trabalho) , e eu digo que cega porque músicos com esse perfil buscam sempre atitudes não éticas e levianas. É lógico que precisamos ser reconhecidos pelo nosso público, precisamos ser referências para nossos alunos, e ainda necessitamos de destaque. Quem não gosta de ser elogiado? Todos nós estudamos com o objetivo de ser um bom músico, um bom instrumentista e de certa forma buscamos deixar nossa contribuição aos que vem depois de nós, isso é perfeitamente saudável. Uns com mais vontade de chegar nesse estágio, outros com menos, mas todos precisamos satisfazer essa necessidade de ser reconhecidos.

E) Necessidades de Auto-realização: Observe o ícone desse estágio. Coloquei uma bandeira de corrida, pois representa “Aonde você quer chegar?” Quais são seus sonhos? O que mais você espera da profissão e da sua carreira? O que falta você fazer para se realizar? Escrever um método? Gravar uma vídeo-aula? Gravar CD/DVD?Ou você é do tipo que nunca está satisfeito, e está sempre buscando mais e mais desafios? Eu sou do tipo insatisfeito, o que não quer dizer que sou ingrato para com o meu Deus, mas apenas quero está crescendo e me desenvolvendo cada vez mais. Se você compartilha dessa idéia acredite que você pode dar sempre um passo a mais, e que sempre há um novo horizonte em cada manhã.

Finalizando nosso bate-papo, espero ter contribuído com mais esse artigo para vocês e deixo algumas célebres frases de Maslow para refletirmos:
"O homem criativo não é um homem comum ao qual se acrescentou algo. Criativo é o homem comum do qual nada se tirou."

"O que é necessário para mudar uma pessoa é mudar sua consciência de si mesma."
"Para quem só sabe usar martelo, todo problema é um prego.

"Podemos escolher recuar em direção à segurança ou avançar em direção ao crescimento. A opção pelo crescimento tem que ser feita repetidas vezes. E o medo tem que ser superado a cada momento."
Fiquem na Paz de Deus!

Abraços a todos e até a próxima, se Deus quiser! 
_____________________________________
Referências:
ABRAHAM MASLOW. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Abraham_Maslow.
FRASES DE ABRAHAM MASLOW. Disponível em: http://www.frasesfamosas.com.br/de/abraham-maslow.html.
KOTLER, Philip. Administração de marketing. Trad. Bázan Tecnologia e Lingüística. 2. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
MASLOW E AS NECESSIDADES HUMANAS. Disponível em: http://mundoeducacao.uol.com.br/psicologia/maslow-as-necessidades-humanas.htm.
TEORIA DE MASLOW. Disponível em: http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos/maslow.htm 

Um comentário:

  1. Maslow foi um psicólogo admirável. Um dos poucos a admitir a espiritualidade no ramo da psicologia. Ele deu a cara a tapa e sua obra influencia outros a fazer o mesmo. Ótimo post!

    ResponderExcluir