Páginas do fala baixo! Click e conheça mais:

domingo, 13 de julho de 2014

♫ Clássico dos Graves: Precision Bass II - 1957 - Dias atuais ♫


Salve Baixistas!

Dando continuidade a série de postagens sobre modelos clássicos de contrabaixo, vamos abordar hoje um dos modelos mais populares entre os baixistas, o Precision Bass II.

Poucas pessoas sabem que essa é a nomenclatura oficial para esse modelo, que de fato, deu início a era de ouro da Fender. Seguindo as curvas do seu precursor, as novidades desse modelo foram um escudo (pickguard) que acompanha as formas do corpo (shape body), captadores single divididos, cada um captando o som de duas cordas, um novo headstock nos padrões utilizados até hoje e covers sobre a ponte e os captadores reestilizados.

Com certeza é um dos modelos mais conhecidos de contrabaixo, e sem dúvidas muitos já tocaram ou mesmo possuem um desses modelos em casa (eu mesmo possuo 3 rsrs esse da foto é um deles).

Roberto Reis

O Precision Bass II que por suas características, possui um timbre bem encorpado e suave, e isso se deve a posição em que os captadores estão localizados, praticamente no centro do corpo do instrumento. Por isso, foi ampla e ainda é, a sua aplicabilidade a gêneros musicais como o rock n' roll, R&B e Raggae.

James Jamerson


Baixistas famosos possuem como características de sua sonoridade o uso do Precision Bass II a citar: James Jamerson, Francis Rocco Prestia, Steve Harris, Roger Waters, John Deacon, entre outros mundo a fora.

Francis Rocco Prestia

É sem dúvidas um dos contrabaixos mais copiados do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t