Páginas do fala baixo! Click e conheça mais:

sábado, 12 de julho de 2014

♫ Clássicos dos Graves: Precision Bass - 1951 - 1957 ♫


Salve baixistas!

Voltando às atividades no blog, hoje inicio uma série de postagens seguenciadas que irão abordar a história, características e o uso dos principais modelos clássicos de contrabaixo, e para iniciar essa jornada é claro que só poderia começar por ele: Precision Bass (1951-1954).

Por mais que ao redor de todo o mundo houvessem pessoas buscando eletrificar o contrabaixo entre as décadas de 1930 e 1950, esse foi sem dúvida o modelo que deu início a era do contrabaixo elétrico. Leonidas Fender, ou popularmente conhecido apenas como Leo Fender, idealizou um contrabaixo que fosse mais leve, mais fácil de transportar, que possibilitasse uma maior precisão na execução e na afinação e que pudesse ser tocado horizontalmente, assim como a guitarra, e então nasceu de fato o primeiro contrabaixo eletronicamente amplificado da história da humidade, o Fender Precision Bass.

No entanto, o modelo de que estamos falando não é o precision bass que conhecemos hoje, e sim é o precursor dele e de vários outros modelos. Em 1951, a linha de contrabaixos Precision Bass entrou no mercado, e como era ainda a primeira linha, traia itens bem característicos da época como carrinhos de madeira na ponte, descando para polegar em madeira, apenas um único captador (que emitia vários ruídos) e ainda proteções metálicas sobre a ponte e o captador, característica dos contrabaixos Vintage da Fender, conhecidos como covers.

A partir do ano de 1955, a Fender lança no mercado um novo modelo de Precision Bass, o que por muito tempo deixou o clássico modelo de 1951 na "geladeira", até que com os novos rumos estratégicos da empresa, o modelo foi recolocado novamente na linha de produção da empresa.

Hoje, vários baixistas famosos utilizam o modelo Precision Bass em suas apresentaçõe e gravações como o cantor e baixista Sting, e o baixista Mark Dirnt da banda Green Day.



O contrabaixo utilizado por Sting segue os padrões de cor da época, bem como a captação no mesmo formato, no entando, a ponte é moderna e ele não utiliza os covers na ponte e nos captadores.

Já o contrabaixo utilizado por Mike Dirnt, possui uma nova roupagem, com captadores single coil duplos iguais ao do precision bass atual, sem covers e com pintura ao estilo rock n' roll.


Na próxima postagem, continuaremos falando de Precision Bass, até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t