Páginas do fala baixo! Click e conheça mais:

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Baixo Fretless?! Baixo Vertical?! - DES-enrolando nomenclaturas Parte - 2



Continuando nosso bate-papo sobre as nomenclaturas que o contrabaixo pode receber, vamos hoje falar do Baixo Fretless e sobre o Baixo Vertical.
Bom, o contrabaixo Fretless é o contrabaixo que não possui trastes (aquelas faixas de metal que determinam os espaços na escala que chamamos de "casa"). Em inglês Fret significa traste, e o sufixo Less significa menos, sem. Este tipo de configuração pode ser encontrada em baixos elétricos e baixolões de 4, 5 e 6 cordas. Existem também modelos experimentais que podem exibir essa configuração.
Já o Baixo Vertical se configura como sendo um instrumento híbrido, pois conserva os moldes do braço e da escala do baixo acústico, sendo que naum possui na maioria das vezes corpo. Assim, a amplificação do som das cordas se dar por meio de captadores (acessório que caracteriza o baixo elétrico), os mais comuns são os de contato, chamado piezzos.
Baixos como o fretless e o vertical, adotam essa configuração para ter sua sonoridade assemelhada com a do baixo acústico, ou seja, para ser possível extrair um som com menos brilho, mais "aveludado", mais discreto e emotivo. Tanto o baixo fretless, quanto o baixo vertical, podem ainda utilizar marcações na escala chamadas Fretlines, ou em bom português, linhas dos trastes, que nada mais é do que uma marcação em forma de traste que indica a instrumentista onde se encontram as notas. Essas linhas podem ser na mesma cor da escala ou geralmente brancas. è importante salientar que para conseguirmos notas afinadas, precisamos colocar os dedos em cima dessas faixas, so assim as notas sairão afinadas.
Voltando a falar de baixo acústico, não é comum usarmos a seguinte expressão "Contrabaixo acústico fretless", pois já está subentendido que esse tipo de contrabaixo não possui trastes, pois como é da família do violino já deixa claro que é um instrumento de afinação temperada. Outra coisa a ser mencionada, os contrabaixos acústicos não utilizam fretlines, pois são instrumentos que utlizam técnicas apuradas e tradicionais, e portanto, o uso deste recurso desvalorizaria a técnica, sendo que este instrumento é muito usado na música clássica e no Jazz.
Vamos revisar o que foi explanado acima:
  • Baixo Fretless: Baixo elétrico ou baixolão, que utiliza escala sem trastes, ficando assim com afinação não temperada (quando não se usa fretlines) e temperada (quando é usado fretlines)
  • Baixo Vertical: Baixo híbrido, sendo a junção de parte da estrutura do baixo acústico com a amplificação elétrica dos sinais sonoros, usada no baixo elétrico. Este tipo de baixo pode usar ou não fretlines.
Enfim, já dá pra perceber que o contrabaixo é um instrumento riquíssimo em muitos aspectos, desde sua história até seu uso e aplicação na música.
Espero que tenham gostado!!!

Abraço a todos e quebrem tudo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t