Páginas do fala baixo! Click e conheça mais:

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Psicomotricidade & Aprendizado



Continuando a linha de raciocínio do último artigo, falaremos agora sobre a educação, o desenvolvimento, organização e integralização dos movimentos.
Quando iniciamos o aprendizado em algum instrumento, com certeza não entendemos o "por quê" de alguns exercícos iniciais. Exercícios esses que muitas vezes achamos maçante e entediante. Porém, esses exercícos são fundamentais para desenvolvermos nossa técnica.
Os exercícios que aprendemos (exercícios de técnica), são chamados também de Exercícios Psicomotores.
São exercícios que ajudam a desenvolver a habilidade, fornece flexíbilidade às mãos e dedos, além de desenvolver a agilidade.
Existe uma ciência que estuda a o corpo em movimento, e a relação entre pensamento, ação, incluindo ainda a emoção. Esta ciência é chamada de Psicomotricidade.

"É a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. É sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto. Psicomotricidade, portanto, é um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização."
(Definição encontrada em: http://www.psicomotricidade.com.br/apsicomotricidade.htm)

No último artigo, falei de um tipo de memória peculiar, que talvez você nunca ouviu antes (e confesso que eu mesmo atribuí essa qualificação). A Memória muscular que citei, tem relações diretas com a Psicomotricidade.
Aprender um instrumento musical envolve movimentos, pensamentos e emoção. E os exercícos psicomotores (exercícios de digitação, de técnica, etc), são os meios pelos quais nos permitem organizar e integrar os movimentos.
É fundamental estimular o desenvolvimento da parte psicomotora, para que de forma consciente possamos integrar os movimentos com a emoção e à expressão dos mesmos.
Isso tem tudo haver com Música! A música envolve movimentos, pois para tocarmos nossos instrumentos, precisamos dominá-los, e sua execucção se dá por meio desses movimentos, que são ligados a pensamentos e informções. É o que acontece quando tocamos o que está escrito numa partitura. Lemos as notas e transformamos essas informações em impulsos nervosos que são encaminhados para nossas mãos. Além disso acrescentamos à isso, nossa emoção e expressão. Também acontece quando estudamos exercícios de técnica, escalas, padrões sobre escalas. Estudamos para dominar esses movimentos que fazemos para extrair os sons.
Devemos lembrar que os movimentos são comandados pelo pensamento e não ao contrário. Não adianta estudar muito um exercício achando que iremos aprender por osmose. Estudar sem atenção, sem concentração e desmotivado não renderá bons resultados. Mas, se você aprende a condicionar seus pensamentos para comandar seus movimentos, estudando devagar, com atenção, motivado e concentrado, os resultados com certeza serão talvez mais que esperados!
No livro sobre contrabaixo que estou escrevendo trago muitos exercícios que ajudam a desenvolver os comandos psicomotores.
No próximo artigo, iremos tratar de exercícios de aquecimento e alongamento corporal.
São assuntos que tem tudo haver com a parte técnica, de tocar, executar, e que ajudam a melhorar seu desempenho, afinal corpo e mente devem está sempre em equilíbrio.

Até a próxima e bons estudos!

4 comentários:

  1. nossaa, achei mtoo bom esse post.
    gostei mtoo pq aqui nao se fala apenas de música. a gente aprende uma visao geral de várias coisas.muito bom mesmo!!bjooo senhorito :DD

    ResponderExcluir
  2. Nossa moça, brigadão pelo comentário!
    Gostei da sua opinião sobre o blog e espero que continue sendo minha leitora!
    Um beijo, senhorita! : )

    ResponderExcluir
  3. Excelente tema !!! Parabéns.
    Line :)

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Line!
    Te ter como amiga e colaboradora é um suporte imenso!

    Obrigado!

    Bjooo

    =D

    ResponderExcluir