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sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Marketing Musical



Quando o meio de produção passou do Feudalismo para Capitalismo, o trabalhador passou a vender sua força de trabalho em troca de um salário. Ou seja, o profissional passou a vender sua mão-de-obra, como um produto, um artigo, passou a vender seu tempo, suas habilidades para um patrão.
Atualmente, escutamos muito falar em Marketing Pessoal, de como vender sua força de trabalho, como vender a sua imagem. Assim também é o Músico! No entanto, como músicos, além de saber vender nossa imagem, temos que saber vender nosso SOM! Mas, não confundam isso com fazer música vendável (assunto tratado no post entitulado de "Isso aí é Música?!"), estamos falando de aumentar suas oportunidades de trabalho. As dicas que explanarei no decorrer deste artigo não serve só para os baixistas, mas para todos os músicos.

1. LOOK: Cuidar do visual é muito importante, independente do estilo musical que você goste de tocar, nada de exageros, até porque nem sempre iremos tocar aquilo que gostamos, o que não quer dizer que estamos traindo nossas essências e influências musicais. Lembra daquele ditado que diz assim: a primeira impressão é a que fica? Pois é, uma boa imagem ajuda a você a se relacionar entre o meio musical e aumentar seus contatos.

2. EDUCAÇÃO: Alguns músicos tem o péssimo hábito de serem hóstis uns com os outros, de terem o ego "inflado" e acham que por terem habilidades ( e às vezes nem é lá essas coisas...) se acham superior aos outros músicos. É lamentável pessoas que agem assim, pois a Música não foi feita e não é feita para isso. Alguns músicos devem parar de pensar da seguinte maneira: "Fulano toca mais que fulano". Isso é ridículo, pois cada um possui suas qualidades, seus pontos fortes e o principal, todos nós somos diferentes e únicos! Portanto, gentileza e humildade é sempre bom "levar um pouco de casa".

3. GENEROSIDADE: Seja prestativo em ajudar aqueles que por alguma razão tem dificuldades em compreender a teoria musical, a tocar seu instrumento. Nada de ficar escondendo livros, métodos, exercícios uns dos outros. Egoísmo é doença! Isso vale também para quem é professor de música, pois sabemos que em pleno século XXI existem ainda professores que escodem informações dos seus alunos com medo de que eles os ultrapassem. Se você é professor (ou não) e age assim, você é medíocre... 

4. MATERIAIS: Leve sempre consigo bloco de anotações e caneta, para anotar informações sobre o trabalho que está realizando, como anotar os acordes de uma música, ou então passagens que você ainda não decorou (Lembre-se: ter percepção auditiva é muito bom, mas não é tudo...), entre outras coisas. Tenha também um marca-textos, para grifar na paritura trechos que você desvia a atenção, trechos que precisa se concentrar mais. Mantenha seu instrumento limpo, com cordas em bom estado (se possível, porque sabemos que um conjunto de cordas de boa qualidade é muito caro) e sempre regulado ao seu gosto, o que ajuda a melhorar sua performance.

5. SOM LIMPO: Ter um som limpo é muito importante e fundamental. Para isso, você deve se estudar, avaliar como está tocando e verificar como pode melhorar. É algo que só você pode consertar. Ouvir os outros pode ajudar muito a perceber aquilo que há de errado com seu som, no entanto, o melhor crítico é você mesmo. Experimente gravar-se enqaunto toca e depois, escute seu próprio som, além de ser um ótimo exercício, ajuda muito a corrigir esses problemas não só com o som sujo, como também entonação, pegada e expressão. Já ouviu faz na incessante procura da batida perfeita? Pois bem, procure o Timbre Perfeito, o som que poderá te identificar, sua pernonalidade sonora, o jeito de extrair sons peculiarmente seus. Se você usa instrumentos elétricos, tenha sempre consigo bons cabos, para garantir maior qualidade no som e não esqueça de sempre cuidar dos captadores e mantê-los regulados.

6. CURRÍCULO: Invista em você, em aumentar seus conhecimentos. Participe de workshops, cursos e masterclasses. Isso é muito importante, pois enriquece seu currículo.

7. NETWORK: Essa palavra de origem inglesa, pode ser traduzida e interpretada em português como "Rede de Contatos". Converse com outros músicos, faça novas amizades, pois isso aumenta suas possibilidades e oportunidades de trabalho.


Nunca tinha ouvido esse termo antes, Marketing Musical, não sei se fui o primeiro a usá-lo, mas como disse no post "Administração & Música: Como gerenciar seus estudos e sua carreira", essas áreas possuem muitos pontos em comum, e essas dicas são muito válidas para quem precisar trabalhar, principalmente aqueles que vivem somente de música.

Então, não espere por oportunidades, se aparecerem, ótimo, mas vá em busca delas também!

Pra encerrar, uma frase de Chorão, vocalista do Charlie Brown Jr.:

"'Tamo' aê na atividade!"


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