Páginas do fala baixo! Click e conheça mais:

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

"Isso aí é Música?!"


Olá! No nosso último bate-papo conversamos sobre as definições e conceitos de Música. Observamos célebres definições e falamos a respeito dessa arte tão enriquecedora.
Hoje, vamos falar sobre algo que tenho certeza que você já ouviu por aí. Para começar vamos imaginar a seguinte situação:

"Fulano é um típico "pagodeiro", e como tal gosta muito de pagode, se identifica com as letras e esse estilo musical o impulsina a reagir da maneira mais óbvia de quem gosta pagode, ou seja, dançando. Enquanto isso, seu amigo, o Beltrano, é vidrado em rock n' roll, gosta das bandas mais conhecidas e não dispensa um bom show, onde diante de toda a atmosfera que este estilo lhe prorporciona, reage como típico roqueiro, grita muito, balança a cabeça, pula pra todo lado. Enfim, como todo tipo de amigos, Fulano e Beltrano divergem em um ponto de opiniões: Um julga que o estilo musical que o outro gosta NÃO é música."

Essa é uma típica discussão que você já teve, ou mesmo se não teve já observou alguém tendo, pois tenho certeza que ao menos você já deve ter escutado: "Isso aí não é música!!! Isso é um lixo, uma %as4$a,>§".
Pois bem, falamos no artigo anterior que música é arte de nos expressarmos por meio da combinação dos sons e ritmos. Sendo assim, quem ouve aquilo que tocamos ou cantamos, pode se identificar ou não, gostar ou não, sentir a mesma emoção ou não. À isso eu chamo de um ponto de contato entre aquilo que apreciamos e sentimos com a expressão do compositor ou mesmo intérprete. Chamo isso, de Identidade Musical, que é aquilo que nos permite definir o nosso gosto musical, nossas preferências e afinidades musicais.
Quando escutamos uma música que nos agrada, que mexe com nosso emocional, que nos recorda algo, que nos arrepia, estamos reagindo a esse esímulo, e de certa forma entendemos a emoção passada por ela, ou seja, nos identifcamos com a música, com o compositor, com o intérprete.
Portanto, devemos ter cuidado ao falar expressões como aquelas citadas anteriormente do tipo : "Isso não é música!". Para você certas certos estilos musicais podem não te despertar sensações, emoções, mas talvez para outros possa ser completamente diferente, e não podemos confundir isso com QUALIDADE MUSICAL, visto de um ponto onde a música se torna banal, xula, onde utiliza pobreza em letras, distorce a mensagem de seu compositor, ou mesmo o tipo de música feita para vender, que usam de apelativos para obter destaque, como é o caso do que hoje conhecemos como "forró", e que há muito tempo deixou de ser FORRÓ, pois deturpou suas raízes, suas células rítmicas, e vem encorporando letras e palavriados absurdos (e que agradam muito à massa), além de apresentar variações em seu estilo como "forró elétrico". E a "nova onda do momento", o tal de "rebolation"?! Não estamos tratando de estilos musicais, até porquê sabemos que existem compositores e intérpretes dentro de seus estilos que desempenham muito bem suas funções, compondo e interpretando de maneira divinal, estamos falando de qualidade...
Agora pergunto, deixou de ser música?! A resposta é não, porém a qualidade de sua estrutura, tanto lírica quanto harmônica muita das vezes ficam totalmente comprometidas (mas pra quem gosta, tanto faz).
Concluindo, é importante que os estudiosos da música e apreciadores discutam sobre isso, esclarecem e levem a música ao conhecimento de todos. O homem não vive sem música, não vive sem comunicação, não vive sem expressar-se. A música é um "bem" valioso que a humanidade possui e esta é que nem o Sol, está para todos.

Como já dizia Rogério Flausino, ilustre vocalista do Jota Quest: 


"Vamo que vamo, que o som não pode parar!!!"

Paz interior à todos!!!

6 comentários:

  1. Concordo com você quando diz que existem varias musicas sem um pingo de qualidade! Algumas pessoas acham que podem pegar qualquer letra, colocar qualquer melodia e sair pelas ruas dizendo que estão, por exemplo, cantando Forró. É certo que hoje o universo musical nos proporciona uma variedade enorme de estilos e ritmos, mas é certo também que muitos desses são confundidos com ramificações de outro tipo de arte, a dança. Na atualidade existe um grupo de swingueira (que eh uma ramificação do pagode)que diz que canta "rebolation". Porém, eu acho que a pessoa que compõs a letra não conhece esse estilo de dança. O rebolation é uma ramificação do Psy Trance, sendo que ambos foram criados nas discotecas norte americanas. Achei muito interessante você colocar que muitas pessoas tem preconceito por gostos musicais diferentes dos seus. Dizer que uma música não presta só porque não faz seu tipo não está com nada. Acho que todos nós devemos respeitar os gostos musicais das outras pessoas, independente de você gostar ou não, de a musica ter qualidade ou não. Termino com o que voce disse: "A música é o bem mais valioso que a humanidade possui e esta é que nem o Sol, está para todos".

    ResponderExcluir
  2. Tá lindinho demais seu blog, Berto...
    Parabéns continue postando muito ...
    assim vc terá leitores assíduos!!!!
    =)
    bjins
    Marlise Milhomem

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Lise pelo carinho!!!
    COntinua visitando aew!!!
    Beijo enorme linda! :o)

    ResponderExcluir
  4. Obrigadão Lucélia por "tamanho" comentário!!!
    Beijão!!! =]

    ResponderExcluir