Páginas do fala baixo! Click e conheça mais:

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Administração & Música: Como gerenciar seus estudos e sua carreira.



Se você olhou meu perfil com certeza deve ter se perguntado: "o que Administração tem haver com Música?!". Como alguém que estuda Música em duas Escolas, cursa faculdade de Administração?

Retomando nossa última conversa, quem não possui ajuda de patrocínios, endorsement de instrumentos e acessórios, ou mesmo não possui nenhum incentivo a desenvolver esta carreira precisa ter mais outra (ou outras) opções de empregabilidade. No meu caso, me dediquei a aprender a falar inglês fluentemente e escolhi o curso de administração para me dedicar tambAém.

Logo que comecei o curso, também não encontrava relações entre Música e Administração, ou vice-versa. Mas, com o passar dos períodos comecei a encontrar pontos de intersecção entre as duas profissões, tanto é que um dos projetos que desenvolvi para apresentar na conclusão do curso de Administração é relacionado com a Música. =)

Então, vamos agora observar os aspectos relevantes da Administração para a Música.


A Administração possui 4 funções, que irei descrevê-las a seguir de forma objetiva:


   1. PLANEJAR: Define metas, objetivos, além de definir que recursos serão usados para alcançar essas metas e esses objetivos. Estabelece um elo com o futuro da organização (empresa), representa todas as ações que devem ser determinadas e desenvolvidas no presente para alcançarmos os resultados no futuro.

Convertendo o conceito desta função administrativa para o músico, essa função representa o questionamento que o profissional da música deve ter em relação à sua carreira e o desenvolvimento da sua profissão, como: Que tipo de músico eu quero ser?, Concertista?, Solista?, Professor?, Autor de Métodos?, e uma série de áreas que a música possibilita em seu exercício. 
  
 2. ORGANIZAR: Determina quais recursos serão utilizados para alcançar tudo aquilo que foi definido no Planejamento. Determina quais serão os métodos de trabalho e divide os recursos para tal. 
Para o músico, essa função se traduz naquilo que ele precisará materialmente para estudar, tocar e apresentar, ou seja, vai desde equipamentos, instrumentos, acessórios, livros, métodos, cursos até mesmo ao estilo do seu visual, seu Look. Ainda se traduz no seu método de estudo: Quantas horas preciso estudar para vencer estas dificuldades? Quantas horas preciso me dedicar para aprender tal assunto de forma efetiva? Quanto tempo tenho que dispor para desenvolver minhas habilidades? Como devo dividir meu tempo? Esses são questionamentos essenciais para o músico profissional.

3. LIDERAR: Significa trabalhar com pessoas, fazer uso da sua imagem para motivar os outros a trabalharem por um objetivo comum. Significa também identificar oportunidades, ser ágil, flexível, saber lidar com os conflitos, ser inovador, saber recoonhecer o potêncial e habilidades dos outros e reconhecer seus méritos.

O verbo Liderar  possui como radical o verbo em inglês (to) Lead, que significar liderar, guiar e/ou orientar. Transpondo essa função da administração para a Música, esta habilidade é bem típica dos Baixistas (não querendo "puxar a sardinha" para o nosso lado, imagina...). Bons exemplos disso, são baxistas líderes de muitas bandas (que às vezes nem aparecem como tal, mas são eles que estabelecem as atividades do grupo), Sendo assim podemos citar Mark Hoppus (Blink-182) responsável pela divulgação, artes gráficas, além de ser um dos principais letristas da banda. Outro gigante é (ou foi) John Deacon, baixista da banda Inglesa Queen, que era o engenheiro de som da banda, contador, além de ser autor de hits e canções belíssimas como Another one bites the dust, One year of love, Friends will be friends, Spread your wings, you're my best friend, entre outras. Steve Harris (Iron Maiden) é outra Líder do nosso meio, é um dos fundadores de uma das mais famosas bandas de Heavy Metal, é também um dos principais compositores da banda e é sem dúvidas um grande baixista, conhecido por sua velocidade e sua técnica magna, a Cavalgada. Flea (Michael Balzary), baxista dos Red Hot chili Peppers, é uma das referências da banda de Funk Metal, não sei quais são suas outras atribuições na banda além de baxista e membro fundador, mas é tido como o "mascote" e a figura mais engraçada do grupo. John Patitucci, baixista e jazzista, conhecido por sua técnica e grande habilidade no contrabaixo acústico e elétrico, que influencia muitos baixistas em todo o mundo. Celso Pixinga, grande baixista brasileiro, dono de uma habilidade incrível no baixo elétrico, principalmente quando emprega sua técnica mortal de slap, entre outros.

4. CONTROLAR: É a função que assegura a realização dos objetivos integralizados no planejamento, identifica e corrige ameaças que comprometam a realização dos mesmos.

Para nós músicos, podemos entender isso como compromisso, auto-crítica, dedicação e esforços. É o que devemos sempre ter para assegurar um bom desempenho na nossa profissão. É algo que sempre deve ser atualizado, revisado. Será que está tudo acontecendo como o planejado? Por quê meus estudos não estão dando o resultado esperado? Onde está o erro? Como corrigir? Significa além disso, ter ampla visibilidade sobre todo o processo.

Finalizando o nosso "papo cerebral", espero que essas funções administrativas sejam úteis para quem anda meio enrolado na hora de se programar sobre suas atividades musicais. Ainda existem muitas outras intesecções entre Adminitração e Música, a princípio pode parecer esquisito, mas os profissionais dessas duas profissões tem muito mais algo em comum do que parece! (Eu que o diga... )
Como dizia Gilberto Gil: 

"Aquele abraço!"

 

 

 



5 comentários:

  1. grande abraço amigo


    foi de grande ajuda esse texto, pois a tempo venho pensando pq meus desenvolvimento técnico não aumentava, agora que dedico de 4 a 5h do meu dia par musica

    faltava traçar metas pessoas

    ResponderExcluir
  2. Obrigado! Volte sempre que precisar!
    Grande abraço colaborador.

    ResponderExcluir
  3. Cara parabéns pelo belo texto. OLha só estou concluindo meu curso de administração e amo a música tmb assim como vc, estou decidido que quero abordar algo a respeito da música no meu TCC, afinal de contas temos que trabalhar em cima daquilo que mais nos identificamos, mas ainnda não decidi exatamente o que quero pesquisar. Então, a minha curiosidade é saber o que exatamente vc abordou na tua monografia, eu tow precisando de uma direção sei lah rsrs
    meu email é anderson2000xp@hotmail.com, se possível me manda algum material teu.
    Desde já agradeço a força.
    sucesso pra ti.

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado!

    Continue visitando sempre que puder.

    Já esta adicionado!

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Ola, fantástico sua abordagem!! Curso Administração de Empresas e sou músico também.Tenho percebido as relações que existem entre a Administração e Música, e gostaria de trocar ideias sobre tal relevância.
    E-mail:jpg_batera@hotmail.com
    Att, Jairo Lima

    ResponderExcluir