Páginas do fala baixo! Click e conheça mais:

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

O que é Música?!



Falar deste assunto me faz lembrar minha primeira aula de música teórica na Escola Municipal, quando tinha iniciado meus estudos de violino e música clássica... Lembro-me de cada palavra (decoradas) do meu professor falando, e ele dizia assim:

" Música é a arte de expressar por meio dos sons os mais diversos afetos da nossa alma, como amor, ódio, paixão, alegria, dor, raiva e etc".

Guardo com muito carinho esta definição, mas não me contentei com ela e fui em busca de outras definições.
Segundo Bohumil Med, e por aquilo que internalizei sobre o assunto, Música é a arte de combinar os sons de maneira agradável ao ouvido, obedecendo a divisão proporcional dos valores, permitindo-nos expressar nossos sentimentos e emoções.
Ainda podemos dizer que música é a combinação de som e silêncio, ou também nos encantar com uma visão mais sentimental e divina segundo Beethoven, que dizia que "Música é a inspiração das coisas divinas", ou ainda nos apaixonarmos pela definição romântica de Mozart, que disse "Para fazer uma obra de arte não basta ter talento, não basta ter força, é preciso também viver um grande amor."Ainda podemos comtemplar uma definição peculiar de Stravinsky, que dizia: 

"Considero a música, pela sua essência, impotente para exprimir o que quer que seja: um sentimento, uma atitude, um estado psicológico, um fenómeno da natureza, etc. A expressão não foi nunca a propriedade imanente da música. A razão de ser desta não é de forma alguma condicionada por aquela. Se, como é quase sempre o caso, a música parece exprimir qualquer coisa, trata-se apenas de uma ilusão e não de uma realidade. É simplesmente um elemento adicional que, por uma convenção tácita e inveterada, lhe atribuímos, imposto como uma etiqueta, um protocolo, enfim, uma aparência, e que, por hábito ou inconsciência, chegamos a confundir com a sua essência.A música é o único domínio em que o homem realiza o presente. Por imperfeição da sua natureza, o ser humano está destinado a sofrer o ser do tempo - das suas categorias de passado e de futuro - sem nunca poder tornar real, logo estável, a do presente. "
(trecho encontrado em http://filosofiadaarte.no.sapo.pt/stravinsky2.html)

Contudo fica registrado em minha memória e no meu coração a definição de música de alguém que não é músico, que sequer sabe uma nota musical, mas que sempre me deu e continua me dando todo o apoio necessário para minha formação pessoal, acadêmica e musical. Citarei agora a definição que meu velho avô me disse sobre música, logo que ganhei dele meu primeiro violino, e que aprendi a tocar "asa branca", então ele me disse assim: "Música é a escada entre o céu e a terra". Então, a Música é um emaranhado de mágica, uma fusão de abstração com realidade, onde nada é impossível. A  Música é a prova real de que quando somamos esforços, estudo e dedicação, e acima de tudo acreditamos, nada é impossível, e temos exemplos disso, como Jaco Pastorius, Nicolo Paganini, Mozart, Beethoven, e por quê não Eu, você?!
A música é a arte que nos ensina isso, e diferente do que diziam antigamente (e ainda dizem), não é uma profissão de vagabundos, pois para ser um músico com dignidade é necessário muito suor, muito estudo, pesquisas, trabalho e horas e horas de dedicação. Hoje, posso dizer que respiro música... A música é a essência da vida...

Abraço forte!!!

(Dedico este artigo ao saudoso Professor Thomaz de Aquino, ao professor André Roberto, ao mestre de Violinos Giovanni Pacheco, e ao meu querido amigo e avô Clodomir Reis)


4 comentários:

  1. Nossa bem legal o post, viu!
    Avisa Gigio pra ele ver, ele com certeza vai gostar muito!!!!
    =)

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Marlise! Cada comentário seu é muito gratificante!!! Um beijo enorme minha Linda!!!
    :o)

    ResponderExcluir
  3. A música é uma forma de conversar com o espírito colocando o coração em cada palavra.

    Parabéns pela ternura e sensibilidade !!!

    Line :)

    ResponderExcluir
  4. E cada comentário seu, torna meu blog mais rico, mais alegre!

    Obrigado por me motivar, por dar seu apoio, sua fé!

    Abraço enorme!

    Bjoo

    ResponderExcluir