Páginas do fala baixo! Click e conheça mais:

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Ser Músico... Uma profissão ingrata! [em alguns aspectos]




Você deve está estranhando o título desse artigo, mas calma, calma, vou explicar esses "tais" aspectos ingratos da profissão de ser Músico. Gosto de começar os textos com uma situação, que possamos imaginar. Pois bem, preste atenção nas seguintes situações:

  1. " Você sente um mal-estar no meio da noite. Ao amanhecer comenta com um vizinho o ocorrido. Então ele lhe entrega um cartão de um médico que ele diz ser ótimo, bem conceituado, capaz de levantar até defunto! Você, todo animado, marca logo uma consulta. Ao chegar no consultório, você se depara com um garotinho de 12 anos (!) e que diz assim: 'Olá, tudo bem? O que o senhor andou sentindo?"
  2. "Você pagou as contas de energia em dia, tem todos os comprovantes. Então, em um belo dia, um funcionário da companhia elétrica chega em sua porta e pergunta sobre uma conta de 6 meses atrás , e diz que esta conta está em débito, e que se você não tiver o comprovante em mão irá cortar a energia de sua casa!. Você diz que está paga, que possui o comprovante em mãos, mas não encontra por que sua esposa mudou as coisas de lugar e por coincidência ela não está em casa. Enfim, cortam sua energia!!! Você com a ajuda da patroa, encontra o comprovante perdido, e decide processar a companhia. Então, seu amigo do trabalho lhe indica um fantástico advogado e você marca com ele uma reunião em sua casa. Quando você abre a porta a surpresa: o advogado é um adolescente de 16 anos. (!)"
Você está se perguntando o que estas situações tem haver com a profissão de músico, e mais, é muito estranho que os profissionais que aparecem nas histórias tenham pouca idade, como um médico de 12 anos ou então, um advogado adolescente de 16 anos. Loucura né?
A verdade é que não existe em nenhum lugar do mundo um médico de 12 anos, muito menos um advogado de 16!!! Isso é lógico e não tem cabimento! Porém, existem músicos bons, virtuosos, que podem te colocar "no bolso" que tem 10, 13, 15, 16 anos! Esse é um dos aspectos "ingratos" da música.
Se você cursou uma faculdade de administração, medicina, direito, ou outra qualquer, para todos os efeitos, por mais que não exerça a profissão, e para o resto de sua vida, você será graduado naquilo. Já o músico deixa de ser músico em sua essência a partir do momento em que deixa de estudar, estudar a teoria, solfejo, ritmo e seu próprio instrumento, mesmo sendo formado, pois o músico perde técnica, habilidade, reflexo, percepção, e isso são aspectos fundamentais para o exercício de sua profissão e é algo que não se adquire facilmente. Gosto de dizer que a Música é uma profissão VERTICAL, pois é construída dia após dia, parecida com uma escada, onde subimos degrau por degrau, onde se vence uma dificuldade de cada vez, por isso ela é diferente de profissões HORIZONTAIS, onde basta retomar suas atividades habituais e você recupera tudo aquilo que estudou.
Bom, coloquei a palavra "Ingrata" em relação a música para descontrair, para deixar o texto mais engraçado, mais divertido, para chamar atenção e queria ressaltar que a Música não tem nada de ingrata, pelo contrário, o prazer de fazê-la é algo que não tem preço. No entanto, existe sim um aspecto ingrato, não na música, mas em relação à ela, e essa ingratidão se realiza no reconhecimento que muitos músicos não recebem nesse país.
Estou falando de pessoas que suam muito diariamente para sobreviver, tocando em bares, as vezes até por comida mesmo, ou então, um grande instrumentista, mas que não possui sequer um bom instrumento para trabalhar!!! Isso é revoltante!!! No exterior, podemos encontrar instrumentos bons, novos e usados, de marcas consagradas por preços bons (equivalente à R$ ainda por cima!). Aqui no Brasil, os instrumentos já chegam com um preço absurdo, com tantos e mais tantos impostos embutidos!!! Sem contar, que em outros países como Suiça, Estados Unidos, China, Rússia, Alemanha, entre outros, o acesso ao ensino da Música (de ótima qualidade, diga-se de passagem) é bem amplo, bem fácil, com muitas opções, ou seja, o governo investe na cultura, investe na arte, na Música!!!
A Música não possui nada de ingrata, é justa, você só será um bom músico se dedicar-se à ela. Ingratidão é o que recebemos dos governantes, que não investem, que não apreciam, e que não acreditam no poder transformador da Música!!! Ainda bem que existem pessoas, ONG's e entidades que acreditam neste horizonte, que enxergam a Música como um diminuidor do risco social, capaz de mudar vidas, realizar sonhos, que enxergam nela um MILAGRE!

Por isso, meus camaradas, Votem em mim!!!.... brincadeirinhaaa (rs)

Um forte abraço a todos!!!

4 comentários:

  1. Pô! Belo texto, legal é isso ae! Tenho 15 anos, espero um dia colocar um baixista no bolso hehe!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado meu brow!

    ahsuahsuhas então estuda véio, estuda mesmo, mas não se esqueça que esse não é o propósito da música, vlw?

    Deus te abençoe rapá.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o texto... Passo por um problema parecido pois meu trabalho como professor e minha vida matrimônial reduziram minha jornada como musico e possivelmente vou ficar com minha habilidade reduzida.... E olha que sou estudante de licenciatura em música...

    ResponderExcluir
  4. Saudações Rafael!

    Olha, se você me permite um comentario bem humorado, la vai uma deixa: 1)se você é músico antes do casamento, aproveite pra estudar e tocar tudo o que quiser e o que puder, pq depois de casar corre o risco de ser capado uahsuahs. 2) Se vc deseja se tornar músico depois do casamento, esqueça. uahsuhas
    Brincadeiras a parte, é mesmo comlicado manter em dias o programa de estudo, mas lembre-se que mesmo 1 hora bem estudada e concentrada pode render bons frutos.
    Obrigado pela visita!

    ResponderExcluir